Translate

sábado, 16 de maio de 2015

Prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães - 1969

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


Circuito da Avenida do Centenário em 1969

Realizada no mês de maio de 1969, a prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães foi a quinta corrida realizada no circuito da Avenida do Centenário, tendo sido praticamente duas corridas em uma, contando com estreantes e novos pilotos foi dividida em duas categorias, até 1300cc e até 1500cc.

 Largada em fila de três carros, por sorteio.

A prova foi vencida por Elias Uannus com o Volkswagen 1500 nº2, seguido de José Luis Bastos Volkswagen 1500 e John Brusell também com Volkswagen 1500 nº9, estes dois já correndo com o apoio da Escuderia AF, seguidos de Euvaldo Pinho com Volkswagen 1500 nº1.  
na sequencia ficou Mauricio Castro Lima com o Volkswagen 1300 nº4, (primeiro na categoria até 1300cc), seguido de Ivan Cravo, Volkswagen 1300 nº13, Wilson Narziazeno Volkswagen 1300 nº6, Renato Accioly Volkswagen 1300 nº11.  
 Primeira volta e o piso ainda molhado...Os  Volkswagens 1500 já abrem uma certa vantagem e disputam entre eles a liderança da prova. No pelotão dos carros de menor cilindrada é disputada uma outra corrida à parte, pelo quinto lugar na classificação geral e primeiro na categoria.

 Renato Accioly contornando a perigosa e traiçoeira curva do posto.

Euvaldo Pinho na saída  da curva do posto para pegar a reta dos boxes, local onde houveram muitas rodadas nos treinos do sábado.

Ivan Cravo (direita) e o Volkswagen nº13 da Equipe Dick.

 Mauricio Castro Lima Volkswagen nº4, primeiro na categoria até 1300 cc.

Euvaldo Pinho Volkswagen nº1.

Pista interna dos boxes

Nos treinos de sábado aconteceram muitas rodadas na curva do posto, na foto acima Mauricio C. Lima roda , enquanto em primeiro plano esta o Volkswagen nº1 de Euvaldo Pinho.

 Elias Uannus recebendo a taça do primeiro colocado,das mãos do Sr. Renato Caria, vendo-se ainda sentado ao lado o Sr. Eduardo Gomes Ribeiro.

Cerimônia de premiação no Posto do Cristo. À direita da foto esta o Coronel Aurélio Gonçalves, presidente da Federação Bahiana de Automobilismo e à esquerda o Sr. Aristóteles Moreira, diretor esportivo da Federação, Além do Sr. Álvaro Silveira, presidente do Automóvel Clube de Salvador.


Fotografias dos acervos de: Eduardo Bandeira Ribeiro, Euvaldo Pinho, Mauricio Castro Lima, John Brusell e Automóvel Clube de Salvador
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com
________________________________________________________________

COMENTÁRIOS NO Facebook

 Facebook

·  Jorge Muller, Jorge Novis, Pablo Henrique e outras 3 pessoas curtiram isso.

1 compartilhamento
·  Ana Isaura Camelyer Registro de uma história marcante!! Recordar faz bem, é viver de novo sensações e emoções especiais!!
Descurtir · Responder · 2 · 16 de maio às 14:22
 
·  Roberto Fadul · Amigo(a) de Mário Cabral Filho
Não perdia uma!
Descurtir · Responder · 2 · 17 de maio às 06:50

Mário Cabral Filho Nem eu e fiz fotos. Que tempo bom aqueles, e o circuito era bastante seletivo. As corridas dos estreantes era muito legal, os carros sem tala larga, fazendo os fusca ficarem de uma roda no ar na curva do Chame-Chame.

As corridas do Farol da Barra entravam na minha rua, depois do Barravento e voltava pela rua Miguel Bounier (Perine), nessa eu não fotografei.
Descurtir · Responder · 1 · 17 de maio às 09:35

Alexandre de Albuquerque, Mário Cabral Filho e outras 2 pessoas comentaram uma foto em que você foi marcado.
Mário Cabral Filho
17 de maio · Editado ·
Segundo Mauricio Castro Lima, o ano dessa corrida foi 1968, quando coloquei esse texto foi depois de muitos anos depois e me enganei com o ano.
Mas o importante é ter esse registro, das corridas da Av. Centenário, uma pista longa e bastante seletiva.
Alem dos fuscas, nas corridas dos profissionais tinham BMW, Alfa, o Fitiporche, que me lembre e ainda tinha corrida de monopostos e tudo pertinho lá de casa, que ia sozinho só com 13 anos, com uma câmara e um walk talk para ouvir os boxes, na época não havia pivete, e todos nós podíamos ir e vir sem nenhum problema.
Essa foto fiz com uma Minolta com um filme ASA 400 - Primeiras fotos de uma corrida.
Descurtir · Comentar · Parar notificações · Compartilhar
  • Você e outras 12 pessoas curtiram isso
Parte inferior do formulário
·  Antônio Borges Também acompanhei muito as corridas da Centenário.
Curtir · Responder · 2 · 17 de maio às 10:08
  • Mário Cabral Filho Tonho você nasceu em que ano
Curtir · 18 de maio às 10:28
·  João Heck Neto Bom isso Mário Cabral Filho,lembro tbm , morava na manoel barreto ,pertinho, lembro de Chico Landi, correndo com um Alfa. será, Boas lembranças
Curtir · Responder · 1 · 17 de maio às 14:05
·  Mário Cabral Filho Sei onde morava, uma turma boa morava por ali.

Conheci Mauricio Castro Lima, depois que postei as fotos dessa corrida de 1968, e para mim foi muito bom, porque amo corridas de carros, porque ele era piloto nessas provas e ele é uma pessoa muito digna, e um cara gente boa.

Coloquei o texto como sendo em 1969, por erro meu, Mauricio Castro Lima que me corrigiu.

Na foto o Alfa GTA na curva do Chame-Chame, em um local que a polícia e bombeiros não deixavam ninguém ficar, fiquei atrás dos sacos de areia e fiz algumas fotos, depois fui para o início da curva depois dos boxes no retão.
Curtir · 18 de maio às 10:26 · Editado
  • Mário Cabral Filho Esses Alfa e o BMW andavam muito.
Escreva uma resposta...

·  Mauricio Castro Lima Chico Landi correu duas vezes em Salvador, na Centenário em 1968 com um BMW 2000 e no Farol da Barra em 1954 com uma Ferrari 250 MM 3000.
Curtir · Responder · 1 · 17 de maio às 14:20
·  João Heck Neto Isso mesmo,Mauricio, prazer em falar contigo, tinha tbm uns Pumas Amarelos , será, ganhavam de todo mundo.
    • Mário Cabral Filho Tinha sim, Lulu Geladeira e o outro não lembro agora.

    Curtir · 18 de maio às 10:27
    • ·  Mário Cabral Filho BMW - Essa foto fui melhorar pois estava muito estragada e não ficou boa, entreguei para Mauricio Castro Lima as fotos originais.

      Curtir · 18 de maio às 10:45 · Editado
      · 
      Mauricio Castro Lima Veja no meu blog OLD RACES, as 3 matérias que postei sobre a Escuderia AF que era dona dos Pumas amarelos.Um abraço!
      Curtir · 14 h
    ·  Antônio Borges nasci em 27/11/57.
    Curtir · Responder · 1 · 18 de maio às 10:31
    Mário Cabral Filho Então você tinha 10 anos, beleza, não sabia que ia na verdade não lembro se ia com alguém, apagou só ficou mesmo a lembrança das corridas e nessa corrida me encontrei com Vânia e Sheila e fiz uma foto delas, mais não sei aonde foi parar.

    Matéria atualizada e corrigida em 12/11/2019.


    quinta-feira, 14 de maio de 2015

    Willys Competição

    HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO




    DOCUMENTÁRIO "VENCEU O BRASIL" DE JEAN MANZON, RECUPERADO COM O PATROCÍNIO DA DANA, CONTA A HISTÓRIA DA WILLYS EM NOSSO PAÍS.

     






    Neste raro e histórico documento da nossa indústria automobilística, temos no vídeo abaixo uma pequena parte que é referente à Equipe Willys de Competições, com seus Gordinis e Berlinetas Interlagos. 
    O filme simula a largada de uma corrida com duas Berlinetas Willys Interlagos e um Gordini.
    Podemos também  ver o traçado antigo do autódromo de Interlagos no inicio dos anos 60.










     Vídeo documentário de Jean Manzon, compartilhado do YouTube




    segunda-feira, 4 de maio de 2015

    Porsche 917 x Ferrari 512S






    Porsche 917 x Ferrari 512S - disputa feroz nas pistas.


                                                Porsche 917

    Os "exércitos" rivais aguardando a homologação.

                                               Ferrari 512S






    terça-feira, 21 de abril de 2015

    PUMA DE CORRIDA - Escuderia AF

    - HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

    Fotos inéditas dos vitoriosos Pumas da Escuderia AF da Bahia, que correram nas provas automobilísticas dos anos 60/70.









    Leia mais sobre a escuderia AF e seus Pumas, clicando nos links abaixo:
    http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/os-numeros-dos-pumas-da-af.html

    http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html 

     http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html

    http://oldraces.blogspot.com.br/2014/09/equipes-baianas-escuderia-af-parte-3.html 


     Fotografias do acervo de Mauricio Castro Lima e Adriano Fernandes

    domingo, 5 de abril de 2015

    Equipes baianas - CravoBauer


    - HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


    EQUIPE CRAVO-BAUER












    A Equipe Cravo Bauer, foi criada a partir de uma parceria entre o escultor baiano Mario Cravo e a Oficina Bauer Motor, de Otto Bauer.

    Todo o custo de manutenção da equipe, inclusive a compra dos carros, foram bancados por Mario Cravo, cabendo à Bauer Motor fornecer a mão de obra de mecânica, suporte técnico e guarda dos carros, disponibilizando toda a estrutura da oficina para a equipe.

    Inicialmente o único piloto era Ivan Cravo, depois entrou Carlos Eduardo Silva (Babinho) e posteriormente o outro filho de Mario, Otávio Cravo (Pingo), também passou a pilotar pela equipe.

    A CravoBauer foi uma das equipes mais competitivas da Bahia e teve alguns bons resultados, inclusive tendo vencido com Ivan uma prova do Torneio Norte-Nordeste em 1970 na Avenida do Centenário.


    Ivan Cravo e Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho)

    O Elva I nº 111 da Equipe CravoBauer

    O Elva I nº 33 alinhado para a largada de uma prova no Autódromo Virgilio Tavora.

    O protótipo Elva II nº 2 (calango verde) pronto para a largada de uma prova no Ceará. Sentado no carro esta Otto Bauer, em pé de chapéu de palha, Mario Cravo Jr. e ao seu lado o piloto Otavio Cravo. No outro lado do carro esta Ivan Cravo.

    O Elva II nº 2 da Equipe CravoBauer alinhado para a largada no autódromo do Ceará. Ao lado do carro estão Otto Bauer e Ivan Cravo.

    A Equipe CravoBauer foi umas das equipes baianas além da Caria Ribeiro-Pepsi Cola (ex Escuderia AF) e Catu Motor, que continuaram correndo no Ceará após a proibição em 1972 de corridas de rua em todo o território nacional.


    CURIOSIDADES/ DIVERSOS/ NOTÍCIAS:


    O famoso escultor baiano Mario Cravo Jr. conversando com o piloto Carlos Eduardo Ferraz Silva, ao lado do VW Força Livre da Equipe Cravo Bauer. Notem que ele segura nas mãos o capacete do filho Ivan Cravo


    Alguns pilotos da Bahia em uma pose nos boxes do Ceará. Identificamos da esquerda para a direita; Ivan Cravo (2º esq.), Carlos Medrado, Mario Monteiro e os dois últimos da direita, Mario Cravo e Otavio Cravo.

     Protótipo Elva I nº111 sendo manobrado por Ivan Cravo, no portão da casa de Mario Cravo, no bairro do Rio Vermelho em Salvador.

     Noticia sobre o acidente com Ivan Cravo no circuito da Avenida do Centenário em Salvador.


     Noticia de jornal sobre a boa atuação de Ivan e Otto Bauer no Autódromo Virgílio Tavora no Ceará

    Noticias sobre a espetacular vitória de Ivan no Norte-Nordeste, sobre os Pumas da AF e demais "bichos papões" do automobilismo do Nordeste.  


    Boxes no Ceará, no lado esquerdo o Elva II nº 2 de Otavio Cravo que esta agachado junto ao pai, Mario Cravo (com chapéu de palha).

    O Lorena GT da Equipe Cravo Bauer, alinhado para uma largada no autódromo do Ceará, vendo-se o piloto Ivan Cravo em pé entre o Volks e o Lorena.


    Noticias sobre uma prova no Ceará, em setembro de 1970, na fotografia aparece o protótipo Elva I da CravoBauer e a bandeirada de largada sendo dada pelo ator Claudio Marzo.

    Local onde nos anos 60/70, era a oficina BAUER MOTOR, no Dique do Tororó em Salvador Bahia.

    Estrutura da Equipe Cravo Bauer:

    PILOTOS:
    Ivan Cravo
    Otavio (Pingo) Cravo
    Carlos Eduardo Silva

    Chefes de Equipe: 
    Mario Cravo Jr.
    Adriano Fernandes

    Mecânica:
    Otto Bauer

    Patrocinadores:
    Cibié
    Metal Leve
    Porém praticamente todos os custos eram bancados por Mario Cravo e Bauer Motor.


    ATUALIZAÇÕES/REVISÕES:
    Matéria atualizada em 02/05/2015
    Matéria atualizada em 04/08/2016 
    Matéria atualizada em 20/04/2020


    Material utilizado: fotografias dos acervos de Ivan Cravo, Arthur Barros, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Mauricio Castro Lima. Fotografia compartilhada de pesquisa na Internet, sem indicação de direito autoral.Reprodução de notícias: TRIBUNA DO CEARÁ de 14/09/1970 -  TRIBUNA DA BAHIA de 23/11/1970 - JORNAL DA BAHIA.

    oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com




    sexta-feira, 3 de abril de 2015

    FOTO DO MÊS - abril de 2015



    CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO




    DELAHAYE  135 S  -  1936






    Fotografia compartilhada da Internet sem indicação de direitos autorais

    oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com