O Antárctica 2
Foi também o primeiro carro a rodar com sucesso por lá, visto que os que o precederam não puderam ser utilizados por motivos diversos tais como congelamento da água do radiador e peso excessivo para se deslocar no gelo e neve. O Antárctica 1
Antes do Antárctica 1 algumas tentativas mal sucedidas de usar automóveis aconteceram, primeiro com um Aroll Johnston 1907 fabricado na Escócia, depois em 1929 com um Austin Seven modificado, com 8 rodas, que também não obteve sucesso.
O lendário Fusca 1962, antes de embarcar para a Antarctica.
Entre as modificações estavam estes instrumentos especiais no painel.
O motor também sofreu pequenas alterações.Apesar de ter sido fabricado no calor da Austrália, o Fusca vermelho entregue à expedição de McMahon recebeu as mesmas modificações dos carros que eram destinados a países muito frios, como medidor de pressão de óleo, proteção de alumínio na tomada de ar do motor para evitar a entrada de neve, protetores nos coletores de admissão e pneus de inverno com corrente nas rodas traseiras.
Embarcando Rumo à Antárctica, no navio Nella Dan.
Depois de três meses navegando, o Fusca desembarcou na base de Mawson, onde recebeu a placa “Antárctica 1”e o apelido “Red Terror” (ou Terror Vermelho em português), devido à facilidade com que encarava as intempéries do continente gelado.
O Antárctica 1 sendo desembarcado.
O ESQUECIDO ANTÁRCTICA 2:
No mesmo ano de 1964, o Terror Vermelho voltou para a Austrália e posteriormente participou e venceu o BP Rallye 1964, percorrendo 3200 Km no deserto australiano.
O Antárctica 2 prestou serviços na base australiana, com a mesma eficiência do Terror Vermelho, até o ano de 1967, quando acidentalmente caiu no mar após uma placa de gelo ceder.
Já o destino do Antárctica 1 é ignorado atualmente.
Propagandas da fábrica Volkswagen usando as boas atuações do Fusca vermelho na Antarctica.
OS DESCONHECIDOS ANTARCTICA 3 E ANTARCTICA 4 :
OS DESCONHECIDOS ANTARCTICA 3 E ANTARCTICA 4 :
O paradeiro do Fusca Antarctica 1 é ignorado.
Existem relatos de que o Antarctica 2 teria sido resgatado do fundo do mar, voltado para a Austrália e até participado de provas automobilísticas, porém o seu paradeiro é ignorado.
Não identificamos até o momento, nenhum relato sobre o destino dos Antarcticas 3 e 4.
oldraces.blogspot.com
Material de pesquisa e fotografias utilizados: quatrorodas.abril.com.br, escuderia.com, Australian Antarctic Division/, Wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário