sábado, 20 de janeiro de 2024

Os VW Antárctica 1, 2, 3 e 4.

 

O Antárctica 2

Muito já se falou sobre o Terror Vermelho ,
"Red Terror", o Fusca 1962 que a Volkswagen emprestou à equipe de pesquisadores australianos, para que utilizassem em seus deslocamentos na Antárctica e que foi o primeiro veículo de produção em série a circular no inóspito continente gelado. 
Foi também o primeiro carro a rodar com sucesso por lá, visto que os que o precederam não puderam ser utilizados por motivos diversos tais como congelamento da água do radiador e peso excessivo para se deslocar no gelo e neve.
                                    O Antárctica 1

Antes do Antárctica 1 algumas tentativas mal sucedidas de usar automóveis aconteceram, primeiro com um Aroll Johnston 1907 fabricado na Escócia, depois em 1929  com um Austin Seven modificado, com 8 rodas, que também não obteve sucesso.

O pioneiro Aroll Johnston 1907.


O lendário Fusca 1962, antes de embarcar para a Antarctica.
Entre as modificações estavam estes instrumentos especiais no painel.
O motor também sofreu pequenas alterações.Apesar de ter sido fabricado no calor da Austrália, o Fusca vermelho entregue à expedição de McMahon recebeu as mesmas modificações dos carros que eram destinados a países muito frios, como medidor de pressão de óleo, proteção de alumínio na tomada de ar do motor para evitar a entrada de neve, protetores nos coletores de admissão e pneus de inverno com corrente nas rodas traseiras. 

Embarcando Rumo à Antárctica, no navio Nella Dan.

Depois de três meses navegando, o Fusca desembarcou na base de Mawson, onde recebeu a placa “Antárctica 1”e o apelido “Red Terror” (ou Terror Vermelho em português), devido à facilidade com que encarava as intempéries do continente gelado.


O Antárctica 1 sendo desembarcado.


O ESQUECIDO ANTÁRCTICA 2:


Em 1964 a Volkswagen cedeu à equipe australiana mais um Fusca, com as mesmas características do primeiro e pintado na cor  laranja, recebeu a placa
Antárctica 2.

Em 1964, o desembarque do Fusca Antárctica 2.
Os dois Fuscas juntos na Antárctica em 1964.

O segundo Fusca em ação em 1964.

No mesmo ano de 1964, o Terror Vermelho voltou para a Austrália e posteriormente participou e venceu o BP Rallye 1964, percorrendo 3200 Km no deserto australiano.





 O Antárctica 2 prestou serviços na base australiana, com a mesma eficiência do Terror Vermelho, até o ano de 1967, quando acidentalmente caiu no mar após uma placa de gelo ceder. 
Já o destino do Antárctica 1 é ignorado atualmente.

Propagandas da fábrica Volkswagen usando as boas atuações do Fusca vermelho na Antarctica.
OS DESCONHECIDOS ANTARCTICA 3  E ANTARCTICA 4 :
O Antarctica 3 em atividade.



O Antarctica 3 e o Antarctica 4.

O Antarctica 4 em atividade.

O paradeiro do Fusca Antarctica 1 é ignorado.
Existem relatos de que o Antarctica 2 teria sido resgatado do fundo do mar, voltado para a Austrália e até participado de provas automobilísticas, porém o seu paradeiro é ignorado.
Não identificamos até o momento, nenhum relato sobre o destino dos Antarcticas 3 e 4.

oldraces.blogspot.com
Material de pesquisa e fotografias utilizados: quatrorodas.abril.com.br, escuderia.com, Australian Antarctic Division/, Wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário