Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Memorial JK



Em minhas andanças pelo DF e Goiás neste mês passado, fui ao Memorial JK, que apesar de já ter estado algumas vezes em Brasília, não tinha tido ainda a oportunidade de conhecer. 


 O Memorial JK foi inaugurado oficialmente em 12 de setembro de 1981. 

Em seus 5.784 metros quadrados de área construída, o monumento reúne o acervo pessoal e político do ex-presidente, fotos que contam detalhes de sua vida e obra, a sala de metas para seu governo, maquetes, uma reconstrução da biblioteca do seu apartamento no Rio de Janeiro, roupas e artigos pessoais dele e da primeira dama Sarah Kubitschek, presentes recebidos de mandatários de outros países, imagens da construção e da inauguração de Brasília e também muita informação sobre a florescente indústria automobilística brasileira.










Fomos recepcionados pelo atencioso e simpático Sr. Euricles Oliveira (foto acima), que é  baiano de origem e o funcionário mais antigo do Memorial, estando lá desde a sua inauguração. O Sr. Euricles é um verdadeiro guardião das memórias e da História do memorial, de JK e da nossa bela capital, tendo nos fornecido importantes e valiosas informações.

Tomando um cafezinho com a minha esposa Ana.


Um fato curioso é não ter encontrado nos arquivos do memorial, nenhuma referencia às corridas de automóveis, que juntas com a prova principal, foram denominadas "GP Juscelino Kubitschek" e que aconteceram no dia 23 de abril de 1960, durante as festividades de inauguração de Brasília.

Abaixo vai um relato compartilhado da internet, bem como algumas fotografias do GP Juscelino Kubitschek e também fotos do Galaxie 500 ano 1974, que foi o ultimo carro particular que o ex presidente teve antes de falecer e que encontra-se exposto em uma caixa de concreto e vidros, localizada no estacionamento do memorial.

Mauricio C. Lima

O GP Juscelino Kubitschek

A festa de inauguração de Brasília foi um evento grandioso que durou três dias. Houve missa, desfiles, transferência oficial dos três poderes para a nova capital, um luxuoso baile no Palácio do Planalto e muito mais. Mas o último evento, e que seria o mais popular de todos, com ampla cobertura da imprensa nacional e internacional, foi o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek.


Disputado no dia 23 de abril de 1960, o GP foi composto por algumas corridas menores que serviram de abertura para a principal, que aconteceu no Eixão Sul. E o interessante desse circuito é que ele era apenas uma reta. Os carros atravessam o eixo inteiro e, no final, havia uns cavaletes sinalizando para onde dar a volta e continuar em outra reta.

A prova disputada no Eixão Sul atraiu milhares de pessoas que vieram para a festa de inauguração

O vencedor da corrida foi o paulista Jean-Louis Lacerda Soares, pilotando uma lendária Ferrari Testa Rossa, que só teve 21 unidades fabricadas no mundo inteiro. Como prêmio, Jean-Louis recebeu um relógio do próprio JK e, depois, em uma cerimônia na Rádio Nacional, ganhou um troféu das mãos do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1 que tinha vindo para a inauguração da cidade.

O Ford Galaxie 500 1974 que pertenceu ao ex presidente JK.


Clique no link  abaixo para ver o vídeo do GP Juscelino Kubitschek:

👇👇

https://youtu.be/KDEPv6U6O3Q


oldraces.blogspot.com

Reprodução da matéria de "By REDAÇÃO SOU DE BSB" de 1 de outubro de 2019 | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília, fotografias de Ana Isaura Camelyer Alves.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário