Informações técnicas:
Motor- Serenissima 308V - V8 a 90º DOHC
Cilindrada- 2.996 cc, 02 válvulas por cilindro, aspirado.
Potência- 307 HP a 8.500 rpm
Colocação do motor- entre eixos longitudinal.
Chassi em alumínio com estrutura tubular em aço.
Cambio- manual 5 marchas.
Tração traseira.
Freio a disco nas 4 rodas.
Para entender a existência deste fantástico e exclusivo GT, temos que voltar ao início dos anos 60 e contar um pouco da controversa estória que envolve a Ferrari, a McLaren, o Conde Giovanni Volpi, a Scuderia Serenissima Republica di Venezia (Scuderia SSS) , a ATS Automobili Turismo e Sport, Giotto Bizzarrini, Phill Hill, Laura Ferrari e muitos outros personagens.
No inicio de 1960 o Conde Giovanni Volpi, com 24 anos e herdeiro de grande fortuna do pai, Conde Giuseppe Volpi, montou sua própria equipe de competições com o objetivo de participar das provas de esporte protótipo e formula.
A Scuderia SSS utilizava carros de diversos fabricantes entre eles, Cooper Maserati, Alfa Romeu, Lotus, Porsche, etc...Nas provas de Endurance os carros que mais usavam eram as Ferrari 250GT e 250 TR. Em 1962 a Scuderia era a segunda equipe independente em importância para a Ferrari, ficando atrás apenas da N.A.R.T.
Após a temporada vitoriosa da Ferrari na formula 1 em 1961, houve um grande desentendimento envolvendo o campeão mundial Phill Hill, Laura Ferrari e praticamente todos os principais
membros da equipe de competições, o que fez com que Carlo Chitti, Giotto Bizzarrini, Romolo Tavoni e outros deixassem a mesma. Os dissidentes da Ferrari fundaram então a ATS Automobili Turismo e Sport que viria a fundir-se com a Scuderia Serenissima do Conde Volpi que também se desentendera com o Comendador Enzo Ferrari por causa do atraso na entrega das novas GTO de competição.
Em 1963 após a morte dos pilotos Henri Oreiller e Ricardo Rodriguez, amigos de Volpi, a equipe de competições Serenissima encerra as atividades focando apenas na produção de carros de rua, mas no mesmo ano volta a Le Mans com uma Ferrari 250 GT preparada por Piero Drogo.
Em dezembro de 1964 o chassi Serenissima 308V 001 faz seus primeiros testes de pista visando a participação nas 24 Horas de Le Mans de 1965, o carro que era inteiramente novo foi projetado por Francisco Salomone.
A Serenissima ATS Spyder de rua.
A Serenissima ATS Spyder nas 24 Horas de Le Mans de 1966.
A Serenissima encerrou as atividades em 1970, o Prototipo 003 foi vendido para um colecionador da Suíça e posteriormente teve a mecânica original recolocada sendo totalmente reformado.
A última investida do conde Volpi nas competições foi a fabricação de um monoposto de Formula1 que recebeu o nome de Serenissima M1AF, porém não chegou a participar de nenhum Grande Prêmio. Este carro também nos dias de hoje pertence a um colecionador e já participou algumas vezes do festival de Goodwood.
O Serenissima M1AF em Goodwood.
VEJA MAIS SOBRE A SERENISSIMA CLICANDO NO LINK ABAIXO:
http://woiweb.com/wiki/index.php5/Serenissima
http://www.modelfoxbrianza.it/ScuderiePrivate.htm
Material utilizado na postagem:Pesquisa- Wikipedia, Ultimatecarpage.com, Fotografias-Dirk de Jager, David Beard, Nigel Smuckatelli.
2 comentários:
Grandes histórias automobilísticas ... valeu
Obrigado, seja bem vindo ao Old Races.
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