segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SERENISSIMA 308V Jet-Competizione - (chassi 003)

Informações técnicas:

Motor- Serenissima 308V - V8 a 90º DOHC

Cilindrada-  2.996 cc, 02 válvulas por cilindro, aspirado.

Potência- 307 HP a 8.500 rpm

Colocação do motor- entre eixos longitudinal.

Chassi em alumínio com estrutura tubular em aço.

Cambio- manual 5 marchas.

Tração traseira.

Freio a disco nas 4 rodas.    



Para entender a existência deste fantástico e exclusivo GT, temos que voltar ao início dos anos 60 e contar um pouco da controversa estória que envolve a Ferrari, a McLaren, o Conde Giovanni Volpi, a Scuderia Serenissima Republica di Venezia (Scuderia SSS) , a ATS Automobili Turismo e Sport, Giotto Bizzarrini, Phill Hill, Laura Ferrari e muitos outros personagens.


No inicio de 1960 o Conde Giovanni Volpi, com 24 anos e herdeiro de grande fortuna do pai, Conde Giuseppe Volpi, montou sua própria equipe de competições com o objetivo de participar das provas de esporte protótipo e formula.
A Scuderia SSS utilizava carros de diversos fabricantes entre eles, Cooper Maserati, Alfa Romeu, Lotus, Porsche, etc...Nas provas de Endurance os carros que mais usavam eram as Ferrari 250GT e 250 TR. Em 1962 a Scuderia  era a segunda equipe independente em importância para a Ferrari, ficando atrás apenas da N.A.R.T.
Após a temporada vitoriosa da Ferrari na formula 1 em 1961, houve um grande desentendimento envolvendo o campeão mundial Phill Hill, Laura Ferrari e praticamente todos os principais 
membros da equipe de competições, o que fez com que Carlo Chitti, Giotto Bizzarrini, Romolo  Tavoni e outros deixassem a mesma. Os dissidentes da Ferrari fundaram então a ATS Automobili Turismo e Sport que viria a fundir-se com a Scuderia Serenissima do Conde Volpi que também se desentendera com o Comendador Enzo Ferrari por causa do atraso na entrega das novas GTO de competição.
Em 1963 após a morte dos pilotos Henri Oreiller e Ricardo Rodriguez, amigos de Volpi, a equipe de competições Serenissima encerra as atividades focando apenas na produção de carros de rua, mas no mesmo ano volta a Le Mans com uma Ferrari 250 GT preparada por Piero Drogo.
Em dezembro de 1964 o chassi Serenissima 308V 001 faz seus primeiros testes de pista visando a participação nas 24 Horas de Le Mans de 1965, o carro que era inteiramente novo foi projetado por Francisco Salomone.


                               A Serenissima ATS Spyder de rua.
                 A Serenissima ATS Spyder nas 24 Horas de Le Mans de 1966.

 Em abril de 1966 o 308V Jet chassi 003 fez sua primeira aparição nos treinos das 24 Horas de Le Mans mas sem bons resultados. Posteriormente participou de uma subida de montanha na Itália onde se classificou em segundo lugar na classe Protótipos. Após esta curta participação nas competições o protótipo teve a mecânica retirada e colocada no McLaren M2B de formula 1 com o qual Bruce McLaren disputou o campeonato de Formula 1 de 1966. A Serenissima então ficou como fornecedora de motores da Equipe McLaren por parte da temporada. Após muitas quebras McLaren conseguiu um sexto lugar em Brands Hatch, mudando depois  para a mecânica BRM que era mais potente e confiável.


                                         O McLaren M2B Serenissima

 A Serenissima encerrou as atividades em 1970, o Prototipo 003 foi vendido para um colecionador da Suíça e posteriormente teve a mecânica original recolocada sendo totalmente reformado.
A última investida do conde Volpi nas competições foi a fabricação de um monoposto de Formula1 que recebeu o nome de Serenissima M1AF, porém não chegou a participar de nenhum Grande Prêmio. Este carro também nos dias de hoje pertence a um  colecionador e já participou algumas vezes do festival de Goodwood.


                                     O Serenissima M1AF em Goodwood.


VEJA MAIS SOBRE A SERENISSIMA CLICANDO NO LINK ABAIXO:

http://woiweb.com/wiki/index.php5/Serenissima

http://www.modelfoxbrianza.it/ScuderiePrivate.htm

Material utilizado na postagem:Pesquisa- Wikipedia, Ultimatecarpage.com, Fotografias-Dirk de Jager, David Beard, Nigel Smuckatelli.

2 comentários:

Luis R Alessi disse...

Grandes histórias automobilísticas ... valeu

Old Races disse...

Obrigado, seja bem vindo ao Old Races.

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