As alterações feitas no motor, usando uma carburação weber duplo corpo pressurizada, sobrealimentação por meio de uma turbina Lacom Schwitzer, com pressão de 0,85kg/cm² e sistema de escape super dimensionado, lhe conferia um ganho de potência em torno de 70%, o que equivale a uma potencia final em torno de 189 cavalos!
Visual "limpo" do motor após as modificações feitas pela Cetemec.
Na suspensão foram usadas molas prensadas, com amortecedores esportivos a gás da marca HG Nakata,
além de barras estabilizadoras.
Os discos dianteiros e tambores traseiros foram substituídos por um sistema com discos ventilados e pastilhas especiais para as quatro rodas, o que melhorou consideravelmente a capacidade de frenagem do veículo.
Para completar o conjunto, foram usadas rodas de liga leve, aro 14 com 7 polegadas e pneus 195/65.
O Monza turbo era um carro extremamente fácil de guiar, com pouca aceleração no pedal, o alto torque aparecia de maneira lenta e suave, porém quando se apertava com vontade, ele respondia de imediato com uma aceleração brutal!
No interior do veículo a única alteração aparente era o acréscimo de um relógio para medir a pressão da turbina, novo velocímetro e conta giro, nos mesmos padrões de acabamento e grafismo dos demais instrumentos do painel.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR:
Cilindrada- 1798cc Potência- 189cv a 5700 rpm
Combustível- Gasolina Torque- 28,3 Kgf a 3800 rpm
Peso/potencia- 5,55kg/cv Torque específico- 14,15 kgf/litro
Alimentação- Weber duplo/Turbina Lacom schwitzer Potencia específica -94,5 cv/litro
TRANSMISSÃO:
Tração dianteira cambio de 5 marchas
SUSPENSÃO/FREIOS:
Molas prensadas com rebaixo de 5cm, amortecedo- Freio a disco ventilado nas 4 rodas
res a gás HG NAKATA e barras estabilizadoras
RODAS/PNEUS:
Rodas de liga leve aro 14 x 7 polegadas Pneus radiáis 195/65/14
DESEMPENHO/CONSUMO
Velocidade máxima- 232,4 km/h Aceleração 0-100 - 8,3s
Consumo urbano- 8,3 km/l Consumo estrada- 11,83 km/l
Material utilizado: Texto e fotografias- arquivo Mauricio Castro Lima.
2 comentários:
Sensacional! Sabe o modelo ou nome dessas rodas?
O nome era Gauchinha, não lembro o fabricante.
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