domingo, 14 de julho de 2013

Chevrolet Monza 1.8 S Turbo Cetemec



O Monza 1.8 Coupe 1986, com a configuração de fábrica, era um carro bem veloz para os padrões da época, com as modificações efetuadas pela Cetemec, ele se tornava um esportivo com bom desempenho até para os padrões dos carros atuais.

As alterações feitas no motor, usando uma carburação weber duplo corpo pressurizada, sobrealimentação por meio de uma turbina  Lacom Schwitzer, com pressão de 0,85kg/cm² e sistema de escape super dimensionado, lhe conferia um ganho de potência  em torno de 70%, o que equivale a uma potencia final em torno de 189 cavalos!


Visual "limpo" do motor após as modificações feitas pela Cetemec.



Foram feitas pequenas alterações nos para lamas para acomodar as rodas e pneus mais largos.

Para melhorar a segurança, foram feitas alterações na suspensão, freios, além de rodas e pneus.
Na suspensão foram usadas molas prensadas, com amortecedores esportivos a gás da marca HG Nakata,
além de barras estabilizadoras.
Os discos dianteiros e tambores traseiros foram substituídos  por um sistema com discos ventilados e pastilhas especiais para as quatro rodas, o que melhorou consideravelmente a capacidade de frenagem do veículo.
Para completar o conjunto, foram usadas rodas de liga leve, aro 14 com 7 polegadas e pneus 195/65.
O Monza turbo era um carro extremamente fácil de guiar, com pouca aceleração no pedal, o alto torque aparecia de maneira lenta e suave, porém quando se apertava com vontade, ele respondia de imediato com uma aceleração brutal!
No interior do veículo a única alteração aparente era o acréscimo de um relógio para medir a pressão da turbina, novo velocímetro e conta giro, nos mesmos padrões de acabamento e grafismo dos demais instrumentos do painel.




FICHA TÉCNICA:                                                                 

MOTOR: 
               Cilindrada- 1798cc                                                                    Potência- 189cv a 5700 rpm
               Combustível- Gasolina                                             Torque- 28,3 Kgf a 3800 rpm
           Peso/potencia- 5,55kg/cv                                                        Torque específico- 14,15 kgf/litro
              Alimentação- Weber duplo/Turbina Lacom schwitzer         Potencia específica -94,5 cv/litro

TRANSMISSÃO:
               Tração dianteira                                                                         cambio de 5 marchas

SUSPENSÃO/FREIOS:
            Molas prensadas com rebaixo de 5cm, amortecedo-        Freio a disco ventilado nas 4 rodas
         res a gás HG NAKATA e  barras estabilizadoras

RODAS/PNEUS:
            Rodas de liga leve aro 14 x 7 polegadas                  Pneus radiáis 195/65/14 

DESEMPENHO/CONSUMO
             Velocidade máxima- 232,4 km/h                             Aceleração 0-100 - 8,3s
             Consumo urbano- 8,3 km/l                                     Consumo estrada- 11,83 km/l




Material utilizado: Texto e fotografias- arquivo Mauricio Castro Lima.

2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional! Sabe o modelo ou nome dessas rodas?

Old Races disse...

O nome era Gauchinha, não lembro o fabricante.

Postar um comentário