Translate

segunda-feira, 30 de março de 2015

Passeando com o Willys Itamaraty 1969





Fazia muito tempo que não dirigia um Willys Itamaraty ou mesmo um Aero Willys, até que Arthur Barros  (grande colaborador do Old Races)  convidou-me para um passeio com este exemplar do Itamaraty, modelo 1969, que pertence ao colecionador baiano Eduardo Tannus.
O carro tem ainda baixa quilometragem e está em perfeito estado de funcionamento, tem um rodar macio e seguro, completamente apto a enfrentar o conturbado transito de hoje em dia.
As fotografias dizem tudo, o estado geral da lataria e pintura impressionam e o imponente veículo chama a atenção por onde passa, como se tivesse saído do túnel do tempo, impecável e reluzente como no dia em que foi fabricado!   

Placa preta bem merecida pela total originalidade.

Painel e interior em perfeito estado de conservação.

O motor 6 cilindros com 3000 cc e 132 cv de potencia.

Plaquetas de identificação no compartimento do motor.

Mauricio Castro Lima, Arthur Barros e o Willys Itamaraty.


Foi uma tarde muito agradável, passeamos pela orla de Salvador e fizemos um "pit stop" no Jardim dos Namorados para esta seção de fotos.
Nossos agradecimentos a Eduardo Tannus e mais uma vez parabéns pela preciosidade! 


Fotografias: Arthur Barros    

       
oldraces.blogspot.com  m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 21 de março de 2015

Paulo Cunha



 

Copa Paulo Cunha de Kart

 


O arquiteto e piloto de kart Paulo Cunha, foi homenageado no dia 14 de março de 2015 pelos dirigentes e pilotos de kart da cidade baiana de Vitória da Conquista,  com a realização da COPA PAULO CUNHA DE KART.

A copa da categoria Honda foi realizada pela ACK - Associação Conquistense de Kart e foi  vencida pelo piloto Valdemiro de Oliveira.

Paulo Cunha que esteve presente ao evento, além de excelente piloto e esportista exemplar, também foi o arquiteto autor do projeto do kartódromo, o que torna ainda  mais justa esta homenagem.

Os nossos parabéns ao colega arquiteto, piloto, motociclista e bom amigo, com votos de muito sucesso!


 Os pilotos reunidos antes da largada.
Paulo Cunha liderando a formação do grid de largada, a bordo de uma motocicleta HARLEY-DAVIDSON.





Fotografias de Luciana Flores . Texto: Mauricio Castro Lima

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


sábado, 14 de março de 2015

Pateta no transito



HISTÓRIAS EM QUADRINHOS




A 65 anos atrás, Pateta o amigo de Mickey nas revistas em quadrinhos de Walt Disney, já tinha um comportamento no transito similar a muitos motoristas dos dias atuais.



Clique no link abaixo para ver a matéria original do Jornal do Carro no Estadão.

http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,pateta-com-raiva-no-transito-faz-65-anos,23544,0.htm

Clique no link abaixo e veja o filme PATETA - SR. Volante de Walt Disney

https://www.youtube.com/watch?v=y_i5jwXRAbE



Fotografia Walt Disney - link para acesso ao estadão - Jornal do Carro


quarta-feira, 11 de março de 2015

2002 - I Encontro de Veículos Antigos da Bahia




O  I Encontro de Carros Antigos e Fora de Série da Bahia aconteceu no fim de semana de 20 e 21de julho de 2002, no Passeio Público em Salvador.
Esta primeira mostra oficial de veículos antigos foi organizada pelo Automóvel Clube de Salvador, na gestão do ex piloto Carlos Alberto Medrado e teve o patrocínio da BR Distribuidora e do Shopping Barra. 
Apesar das dificuldades enfrentadas para reunir os poucos colecionadores da Bahia, pois não existiam ainda muitos clubes mono marcas, nem um cadastro dos proprietários avulsos de carros antigos, a mostra terminou sendo um sucesso de público e exposição na mídia, com um total 109 veículos expostos.


Os Opalas
Um Dodge 1950 e um Opel Record 1967 o único placa preta de Salvador naquela época.

Quatro belos fuscas.
Este senhor de boné vermelho à esquerda da foto, é o famoso piloto e grande amigo Lulu Geladeira.



BMW 320  1976 -  na época com apenas 68.000 km.

Alpine A108  1961- protótipo original de fábrica  para provas de rallye, note-se  a frente com os dois faróis embutidos do futuro A110.



Mauricio Castro Lima, Walter Lacerda e Rubem Pires Ferreira.

A diretoria do ACS e alguns expositores.
João Pondé, Osvaldo Alves, Mauricio e Aninha C. Lima, Gina Medrado.
Caco Medrado, Carlos Medrado, Osvaldo Alves e o neto, Aninha e Mauricio C. Lima.
Mauricio Castro Lima, Lulu Geladeira, José Olimpio e Carlos Alberto Medrado.

Karmann Ghia e Puma GTE

Ford 1936 v8





Após o encerramento do evento, dez carros foram selecionados e ficaram em exposição no Shopping Barra do dia 24 ao dia 30 de julho de 2002.







Fotografias acervo de Mauricio Castro Lima - reprodução do jornal A TARDE
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


quarta-feira, 4 de março de 2015

Galeria de Arte Old Races (3)

ARTE




Compartilhamos aqui estas belas pinturas que retratam com riqueza de detalhes o cenário das corridas antigas. São obras capturadas em pesquisas na internet, algumas assinadas (ver créditos abaixo) e outras de artistas anônimos, mas todas de extremo valor para quem aprecia a arte e principalmente as corridas de automóveis!














Imagens de: Michael Turner (92), Di Picet (93), Lapadlik (02), Fine Art Drawings, Papel de Parede.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

 

segunda-feira, 2 de março de 2015

FOTO DO MÊS - março 2015







         Juan Manuel Fangio e a Maserati 250 F 
                                  Monza 1957




oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 28 de fevereiro de 2015

ll Circuito da Centenario - Troféu Imprensa




Depois de alguns anos parado devido à morte do piloto Paulo Scaffa, em uma prova de arrancada na cidade baixa, o automobilismo da Bahia no ano de 1968 voltou a ter corridas na nova e bela Avenida do Centenário.
A primeira corrida do circuito da Centenário foi uma prova de formula V, com a presença de apenas dois pilotos da Bahia no grid de largada.
Não tínhamos por aqui naquela época muitos Pilotos Oficiais de Competição (P.O.C.) e para solucionar o problema, o recém criado Automóvel Clube de Salvador passou a promover várias corridas de estreantes e novatos visando principalmente a formação de novos automobilistas baianos.
A primeira destas corridas de estreantes, a segunda prova realizada na nova pista, foi no dia 7 de julho de 1968 e denominou-se Troféu Imprensa, tendo sido vencida  por Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar), com André Burity chegando em segundo e Jaime Penna Cal na terceira colocação.


Largada da prova Troféu Imprensa, num grid composto totalmente por Fuscas, o vencedor foi o Volkswagen 1300 nº69, à esquerda na primeira fila.



A prova de 40 voltas no circuito de 3.090 m, estava dividida em duas categorias: até 1200cc e de 1200cc até 1300cc.

Dada a largada, uma luta ferrenha foi travada pela liderança até a quarta volta, entre Toncar (Antônio Carlos Pitta Lima), com o carro nº69 e Eládio Silva Bispo (Ferrugem), com o carro nº 73.
Eládio Bispo tentava de todas as maneiras chegar em Pitta Lima que pilotando de maneira irretocável começou a abrir vantagem, deixando Eládio à mercê da pressão de André Burity no carro nº 22, que vinha veloz na terceira colocação. Na sexta volta, já muito pressionado pelo terceiro colocado, Eládio perdeu o controle do carro e capotou, tendo que abandonar a prova devido às grandes avarias do veículo.
A partir dai Burity assumiu a segunda posição mas sem condições de alcançar Toncar que já tinha uma grande vantagem, ficando praticamente isolado na liderança.
Da décima volta em diante as atenções voltaram-se para a disputa pelo segundo lugar entre Burity  e Jaime Penna Cal no carro nº13 , que por varias vezes alternaram-se na segunda posição.
 O carro nº22 de Burity, (Escuderia AF), apesar de andar muito mais que o de Penna Cal, teve que parar nos boxes, do que se aproveitou Penna Cal para tomar a segunda posição e abrir uma certa vantagem. Burity então, tocando de uma maneira brilhante conseguiu ultrapassa-lo, porém teve que parar novamente nos boxes para um rápido abastecimento, o que quase lhe custou a segunda posição.

 Burity x Penna Cal

 De volta à pista e voando baixo, Burity ainda teve tempo de fazer nova ultrapassagem sobre seu adversário e chegar ao final da corrida na segunda colocação. 
Na categoria até 1200cc o vencedor foi "Dr Jivago" com o carro nº6, seguido de Miralvo Sousa com o carro nº63 e Silvio Rivault com o carro nº1 que após uma espetacular capotada ainda conseguiu continuar na prova até o fim.


RESULTADO GERAL

1º lugar - Antonio Carlos Pitta Lima (Toncar)-Volkswagen 1300 nº69- 40 voltas - 1h 28m 09s
2º lugar - André Burity -Volkswagen 1300 nº22 - 40 voltas - 1h 28m 34s
3º lugar - Jaime Penna Cal - Volkswagen 1300 nº13 - 40 voltas - 1h 28m 53s
4º lugar - Heider da Costa Nunes - Volkswagen 1300 nº10 - 40 voltas - 1h 29m 58s
5º lugar - Jaime Bahia (Dr. Jivago) - Volkswagen 1200 nº6 - 39 voltas - 1h 28m 31s
6º lugar - Miralvo Souza Santos - Volkswagen 1200 nº63 - 39 voltas - 1h28m 46s
7º lugar - Silvio Rivault - Volkswagen 1200 nº1 - 37 voltas - 1h 29m 19s
8º lugar - Marcos Azevedo - Volkswagen nº 7 - 33 voltas - 1h 27m 58s


Abandonaram a corrida por falhas mecânicas ou acidentes, os seguintes pilotos:

John Brusell - Volkswagen nº3
Paulo Quintela - Volkswagen nº4
Fred Leal - Volkswagen nº19
Francisco Góes Filho - Volkswagen nº25
Renê Ferreira - Volkswagen nº30
Durval Filho - Volkswagen nº34
Eládio Silva Bispo - Volkswagen nº73



O vencedor, Antônio Carlos Pitta Lima, Volkswagen nº69.

Dois fuscas disputando posições na traiçoeira curva do posto.


O vencedor ultrapassando o retardatário Marcos Azevedo, carro nº7.

Fred Leal Volkswagen nº19 chegou a ficar em duas rodas quase capotando, porém conseguiu segurar a máquina.



NOTICIAS:


















Fotografias dos acervos de: John Brusell, Fred Leal, Mario Cabral Filho e Mauricio Castro Lima
Reprodução de noticias do Jornal da Bahia


oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com