Translate

sábado, 7 de abril de 2018

Os protótipos Elva


  ELVA GT  

Complemento das matérias anteriores sobre a História dos ELVA, carros fabricados aqui na Bahia por Elcio Paiva no final dos anos 60.

A história dos protótipos de competição Elva começa no final da década de sessenta, quando Élcio Paiva, um engenheiro carioca e piloto de Kart, que veio com os pais morar na Bahia, decidiu fazer um carro para uso próprio, baseado nos moldes dos GTs esportivos e de competição que estavam muito em moda àquela época. Para realizar uma empreitada de tal envergadura Élcio contou com a ajuda do amigo e também engenheiro elétrico Raimundo Castro, mais conhecido como “Castrão”. Também participaram da construção do carro os amigos Francisco (Chiquinho) Lima Ribeiro, Paulo Roberto dos Santos e o piloto Lulu Geladeira (mecânica).
 
O GT usaria o chassi e mecânica Volkswagen como era a maioria dos fora de série brasileiros da época, pois não haviam muitas opções no mercado para servir de base para um projeto de porte como a criação de um automóvel esportivo. 
Após a fase inicial de projetos eles começaram a fazer os moldes da carroceria de fibra, na garagem da casa dos pais de Élcio no bairro da Pituba em Salvador.

Além do chassi e da mecânica o ELVA GT herdou dos VW muita coisa da parte elétrica e de acabamentos, tendo algumas peças sido fabricadas com exclusividade para ele, a exemplo de vidros laterais e traseiro, bancos e acabamentos diversos, herdando também dos PUMAS alguns componentes como os limpadores de para brisa.

Os primeiros testes de rua foram um sucesso e o GT agradou em cheio, por onde passava chamava muito a atenção de curiosos e automobilistas de todas as idades. Após os devidos procedimentos técnicos e aprovação no DETRAN o garboso GT, já devidamente emplacado, passou a circular pelas ruas de Salvador enchendo de orgulho os seus projetistas e construtores.
 O ELVA GT,  no antigo Kartódromo do Stiep em Salvador Bahia.
 
 Abaixo as fotografias e a reportagem feita com o ELVA GT em 1971, pela revista Auto Esporte.



As belas formas foram inspiradas no Ford GT 40 e na Lamborghini P 250.


Interior confortável e bonito, com excelente acabamento.

Reprodução ampliada da reportagem da revista Auto Esporte



Reportagem original da revista Auto Esporte, com dedicatória e assinatura de Elcio.

ELVA GT

OS PROTÓTIPOS DE COMPETIÇÃO:

Era a época de ouro do automobilismo baiano, a cidade tinha corridas com regularidade e varias equipes de competição sedentas para evoluir dos carros de turismo, preparados para correr na categoria força livre e migrar para a coqueluche do inicio dos anos setenta, que eram os protótipos de corrida.
  Elcio (à direita) e Chico Ribeiro (dentro do carro), finalizando a construção do Elva III da Equipe RM.

No final dos anos 60 e inicio dos anos 70 construíam-se protótipos por todo o Brasil a fora, do Rio Grande do Sul ao Ceará e como não poderia deixar de ser, a Bahia seguiu a tendência do resto do país. Neste contesto, o Elva se encaixou perfeitamente e logo entrou em cena com uma versão sem capota, baseada nas linhas do belo e aerodinâmico GT.
O primeiro Elva de competição foi produzido para a equipe Cobape, tendo o mesmo obtido alguns bons resultados nas corridas locais e regionais, chegando a correr nos 1.000 Km de Brasília de 1970.


  Protótipo ELVA I da Equipe Cobape, com chassi tubular.

Foram feitos protótipos Elva tanto com o aproveitamento da plataforma Volkswagen, como também com chassi tubular, com características e projetos diferentes, de acordo com a mecânica a ser adotada. 
 O primeiro protótipo ELVA  II da Equipe Cravo-Bauer nº111, utilizava o chassi Volkswagen.



ELVA III da Equipe  RM, alinhado para mais uma largada no Circuito da Avenida Centenário em Salvador, pilotado por Roberto Bahia. Este foi o mais belo dos carros feitos por Élcio.


Protótipo RM – Era uma carroceria ELVA modificada e encurtada, com chassi tubular, era um carro muito veloz, porém deixou de vencer varias corridas devido a falhas mecânicas e excesso dos seus pilotos.

 Protótipo Elva I da Cobape correndo nos 1000 Km de Brasília em 1970, pilotado pelos irmãos Fred e Carlos Leal, teve que abandonar a prova por acidente e consequente falha mecânica.


O primeiro protótipo ELVA I da Cobape, foi destruído num acidente na Centenário, pilotado por Carlos Alberto Medrado.

O segundo protótipo ELVA da Equipe Cravo-Bauer nº2, alinhado para largada no Autódromo Virgilio Távora no Ceará, aparecendo na foto os pilotos Ivan Cravo à esquerda e Otavio Cravo à direita com o capacete na mão, aparecem ainda Otto Bauer sentado no carro e o escultor Mario Cravo, de pé usando chapéu de palha. Este protótipo ELVA IV era montado sobre um chassi tubular, diferentemente dos primeiros Elvas que utilizavam a plataforma Volkswagen.

ELVA IV da Equipe Cravo-Bauer, alinhado para uma corrida no Ceará. No centro Otto Bauer e o piloto Ivan Cravo.








O primeiro Elva da Cravo-bauer, vencedor da prova Norte/Nordeste de 1971 em Salvador, pilotado por Ivan Cravo. Nas duas fotografias abaixo, vejam os detalhes do painel e da traseira, onde da para ver os enormes carburadores Weber 48.


NOTÍCIAS DA ÉPOCA:

Nesta notícia de um jornal da época, nas quatro fotografias exibidas em que aparecem protótipos, três são Elva.

 Notícia sobre acidente com o protótipo Elva II da Cravo-Bauer, na curva do posto da Avenida Centenário.
Noticia em um jornal do Ceará, sobre Ivan Cravo e o protótipo Elva da Cravo-Bauer.

Noticia do Jornal da Bahia de janeiro de 1972, sobre o Elva III da Equipe RM, que foi o vice-recordista do Circuito da Avenida Centenário. 

 É desconhecido o destino do Elva GT e dos protótipos da Equipe Cobape e da Equipe RM, quanto aos dois protótipos da Equipe Cravo Bauer, foram destruídos em um incêndio que aconteceu no atelier do escultor Mario Cravo, onde os mesmos estavam guardados, juntamente com o Fusca e o Lorena GT da equipe.

NOTA: Segundo informações recebidas por Francisco Ribeiro, o ELVA GT foi visto pela ultima vez por ele há muitos anos passados, abandonado em um terreno baldio na cidade de Itaparica, de onde deduzimos que o mesmo não mais exista.

História dos Elva (PARTE 1):

História dos Elva (PARTE 2):

Matéria atualizada e corrigida em 10/11/2021


Old Races.blogspot.com

Produzido por MAURICIO DE CASTRO LIMA -  m.castrolima.arq@gmail.com

Material utilizado na matéria: fotos de jornais da época, anotações, fotos e desenho do autor, fotos do acervo dos pilotos Mario Monteiro, Ivan Cravo, Fred Leal e Carlos Medrado, fotos do acervo de Arthur Barros e Francisco Ribeiro, foto retirada de mestrejoca.blogspot.com, pesquisas na INTERNET.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

FOTO DO MÊS - abril 2018

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -
 
Henrique Cassini com Ferrari, vencendo no Circuito de Petrópolis em 1957.

 
 Old Races
 
 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 31 de março de 2018

Circuito Centenário / Vale do Canela

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

                                      A planta do novo circuito

Pouca gente se lembra, mas em agosto de 1970 a Federação Bahiana de Automobilismo e o Automóvel Clube de Salvador, que realizavam as corridas aqui na cidade, resolveram alterar o já tradicional Circuito da Avenida Centenário, ampliando-o através da Avenida Reitor Miguel Calmon que fica no Vale do Canela e seguindo para fazer o retorno perto do Campo Grande.
A ideia só não foi adiante porque as alterações necessárias, que eram a retirada de postes da rede elétrica e mudança no traçado do retorno do Campo Grande, não puderam ser concluídas a tempo para as corridas do Torneio Duque de Caxias em comemoração à Semana do Exercito, conforme mostra uma notícia veiculada em um jornal da época. 




Posteriormente chegou-se à conclusão que o novo traçado seria muito inseguro, além do que atrapalharia muito o transito da cidade, caindo então o projeto no esquecimento.   

Noticia de jornal da época, sobre o novo circuito.



 Planta de como seria o Circuito Centenário / Vale do Canela, recuperadada e colorida por Old Races.

 Old Races

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com




SIGA-NOS NO FACEBOOK      @oldraces

quinta-feira, 29 de março de 2018

Aniversário de Salvador - Bahia




Old Races
 
 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com



SIGA-NOS NO FACEBOOK      @oldraces


sábado, 24 de março de 2018

Papo com Tillé - História do automobilismo da Bahia

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO-

 Corrida na Avenida Centenário nos anos 60.

Ontem dia 23 de março de 2018, o jornalista  esportivo Antônio Tillemont, entrevistou em seu programa "Papo com Tillé"da Rádio Metrópole FM, os ex pilotos baianos, Ivan Cravo, John Brusell e Mauricio Castro Lima.
Foram 60 minutos de um bate papo automobilístico agradável e bastante interessante, para os que amam o esporte a motor e sua história.
Abaixo está o link para ouvir na integra o programa:

https://www.mixcloud.com/PapocomTille/papo-com-tille-23-03-18-a-historia-do-automobilismo-na-bahia/


Da esquerda para a direita: Antônio Tillemont, Ivan Cravo, Mauricio C. Lima e John Brusell

 O jornalista Antônio Tillemont e Ivan Cravo.

 Ivan e Tillemont folheando alguns jornais originais da época.

 Jornal de 1970, com a manchete incentivando o público a assistir mais uma corrida que seria realizada no dia seguinte.

Old Races

quinta-feira, 22 de março de 2018

História do automobilismo da Bahia



Amanhã sexta feira 23 de março de 2018, teremos uma hora de muito bate papo sobre a história do automobilismo da Bahia, no programa "Papo com Tillé", da Rádio Metrópole FM (101.3), onde o apresentador esportivo Antônio Tillemont irá entrevistar os ex pilotos Ivan Cravo, John Brusell e Mauricio Castro Lima.

Para quem curte o nosso automobilismo é um programa imperdível.

 Old Races

quarta-feira, 14 de março de 2018

História do automobilismo baiano - links atualizados - 2018

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


 

HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAIANO - Links atualizados em 10/03/2018

Caros leitores do Blog Old Races, 

Para facilitar a visualização das matérias já postadas sobre a história do automobilismo da Bahia, reunimos aqui neste post, todos os links de acesso às referidas publicações.

Notem que as dividimos em seis grupos distintos para facilitar as buscas:


1- As corridas no Farol da Barra
2- Os protótipos - (Elva uma história quase esquecida)
3- O inicio do kart na Bahia
4- As corridas na Avenida do Centenário
5- As equipes baianas
6- Outras matérias relacionadas


Obrigado e uma boa leitura para todos!



  
1- AS CORRIDAS NO FAROL DA BARRA:

PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-bahiano-as-corridas-no.html

PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-baiano-as-corridas-no.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/12/um-bate-papo-com-adriano-fernandes.html
___________________________________________________________________


2- OS PROTÓTIPOS - (ELVA - UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA);

PARTE 1
 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html

 PARTE 2
 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html

PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html 

PROTÓTIPOS
 http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/historia-do-automobilismo-baiano-os.html
_______________________________________________________________

 
 3- O INICIO DO KART NA BAHIA:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/o-inicio-do-kart-na-bahia.html

_______________________________________________________________


4- AS CORRIDAS NA AVENIDA DO CENTENÁRIO:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html

 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html

_______________________________________________________________________ 

 

A SÉRIE - A PISTA DA CENTENÁRIO;

PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/automobilismo-bahiano-pista-da-avenida.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_11.html
PARTE 4
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_14.html
PARTE 5
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_26.html
PARTE 6
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/02/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html

______________________________________________________________

 

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/centenario-44-anos.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/os-acidentes-da-centenario.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/acidentes-da-centenario-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/camurujipe-1969-pista-de-testes.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/06/i-circuito-da-centenario-formula-v.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/02/ll-circuito-da-centenario-trofeu.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/08/500-km-da-bahia-1968.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/prova-prefeito-antonio-carlos-magalhaes.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/prova-paulo-lanat-1969.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/acidente-na-centenario-toncar.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/os-numeros-dos-pumas-da-af.html

 http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/a-historia-de-um-fusca-pe-de-boi.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/nos-bastidores-das-corridas-da.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/11/chico-landi-e-garagem-dos-bmw.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/vem-ai.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/recordando-uma-epoca-marcante-eduardo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/corridas-na-centenario-curva-do-calabar.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/01/iv-circuito-da-centenario-1969.html___

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/02/automobilismo-baiano-retrospectiva-1968.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/02/2-horas-de-salvador.html

 https://oldraces.blogspot.com.br/2017/04/historia-do-automobilismo-baiano-1970.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/04/historia-do-automobilismo-baiano-os.html

 https://oldraces.blogspot.com.br/2017/09/historia-do-automobilismo-baiano-os.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/largadas-no-circuito-da-centenario.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/lulu-geladeira-salvador-bahia-parte-1.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/lulu-geladeira-salvador-bahia-parte-2.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/lulu-geladeira-salvador-bahia-parte-3.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/lulu-geladeira-salvador-bahia-parte-4.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/lulu-geladeira-salvador-bahia-parte-5.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/02/largadas-no-circuito-da-centenario.html
_____________________________________________________________


5- AS EQUIPES BAIANAS:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipes-baianas-irmaos-curvello.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipe-curvello-parte-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/09/equipes-baianas-escuderia-af-parte-3.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/11/equipes-baianas-equipe-racio.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/04/equipes-baianas-cravobauer.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/04/equipes-baianas-equipe-cobape-parte-1.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/puma-espartano-homenagem-ao-campeao.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/foto-do-mes-junho-2016.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/equipes-baianas-rm-retificadora-moderna.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/05/a-distribuidora-de-combustiveis-sanca.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/05/foto-do-mes-maio-2017.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/09/fusca-de-corridas-dos-anos-6070.html

 https://oldraces.blogspot.com.br/2017/09/o-misterioso-terceiro-puma-da-af.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/11/embarque-no-anna-nery.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/12/foto-do-mes-dezembro-2017.html

_________________________________________________________________
 
 6- OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/autodromo-na-bahia-uma-enrrolacao-de-41.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/emilio-zambello.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/07/o-antigo-mobilismo-esportivo-na-bahia.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/10/a-cruz-do-padre.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/12/jose-luis-bastos.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/lulu-geladeira-nos-deixou.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/corrigindo-uma-injustica.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/foto-do-mes-agosto-2015_19.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/reencontro-de-velhos-parceiros.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/bau-de-adriano-fernandes.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/recordando-uma-epoca-marcante-eduardo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/encontro-da-velha-guarda-do.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/o-meu-primeiro-rallye.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/ontem-e-hoje.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/lulu-geladeira-um-ano.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/07/foto-do-mes-julho-2016.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/10/encontro-dos-pilotos-veteranos-da-bahia.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/05/foto-do-mes-maio-2017.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/06/lulu-geladeira.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/08/felipe-nicoliello-e-adriano-fernandes_8.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/09/dao.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/11/jose-luis-bastos.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/11/paixao-pelo-automobilismo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/12/o-encontro-dos-antigos-pilotos-e.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2018/01/pernambuco-racing-opalao-da-equipe.html

Links para acesso a: oldraces.blogspot.com

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.co

quinta-feira, 8 de março de 2018