Translate

domingo, 14 de junho de 2015

Caronas na Formula 1


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -  



Era uma pratica comum entre os pilotos de formula 1, pegar carona com os colegas após treinos e corridas, quando o carro quebrava longe dos boxes.
Isto acontecia mais frequentemente nas pistas mais longas, a exemplo de SPA-Francorchamps na Bélgica e Nürburgring na Alemanha.
As caronas permaneceram por varias décadas, até alguns anos atrás quando a FIA resolveu proibir alegando falta de segurança e estipulando uma multa para os pilotos que desobedecerem!  
Abaixo o registro de várias destas caronas ao longo dos 65 anos de existência da Formula 1: 



 GP da Bélgica 1961 - Innes Ireland leva Maurice Trintignant

 GP da Bélgica 64 - Innes Ireland leva Graham Hill


 GP da Bélgica 1964 - Giancarlo Baghetti leva Phil Hill e Lucien Bianchi


 GP da França 1965 - Surtees da carona a Clark


GP da França 1966 - Jo Siffert levando Bob Anderson

 GP da França 1966 - Ickx levando Surtees

 GP de Mônaco 1967 - Jackie Stewart de carona

Hockemheim 1967 - Denis Hulme da carona a Jack Brabham



 GP da Bélgica 1970 - Dereck Bell leva Jackie Stewart


 Holanda 1973 - Emerson Fittipaldi da carona a Peterson


 GP da França 1979 - Jochem Mass leva Jack Ickx


 Long Beach 1977 - Gunnar Nilsson da carona a Mario Andretti


 Watkins Glen 1979 - Patrick Tambay leva Jacques Lafitte



GP da Alemanha 1986 - Nelson Piquet leva Rosberg
1987 - Teo Fabi da carona a Thierry Boutsenem

GP da Alemanha 1987 - Piquet leva Alain Prost

GP da Itália 1987 Monza - Senna de carona com Nakajima

 GP do Japão 1988 - Berger da carona a Dereck Warwick


 Treinos GP do Japão 1988 - Johansson da carona a Berger


Hungria 1988 - Mansell da carona a Berger


Senna de carona com Mansell -1991 Silvestone


1991 GP de Mônaco Berger e Zanardi


GP da Alemanha 1993 - Boutsen leva JJ Lehto


 GP da Alemanha 1995 - Coulthard levando Barrichello na carona


 GP do Canadá 1995 - Alesi levando Schumacher de carona

GP da Alemanha 1996 - Alesi da carona a Berger



Fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicações de direitos autorais.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com   



domingo, 7 de junho de 2015

CHEVETTE, as séries especiais e versões mais raras!



As séries especiais e versões mais raras do Chevrolet Chevette:


CHEVETTE GP 1976

CHEVETTE ESPECIAL 1976

CHEVETTE 1976 - Série limitada ECONÔMETRO.

CHEVETTE PAÍS TROPICAL 1976

CHEVETTE GP II 1977


 CHEVETTE JEANS 1978 

CHEVETTE AUTO-ESCOLA  1978

CHEVETTE 4 PORTAS 1979  (INTERIOR MONOCROMÁTICO)


 CHEVETTE HATCH  SR 1982

CHEVETTE OURO PRETO 1982 

CHEVETTE L SILVER LINE 1984  


MATERIA ATUALIZADA EM 18/08/2016
MATERIA ATUALIZADA EM 18/02/2017
MATÈRIA ATUALIZADA EM 24/10/2020
MATERIA ATUALIZADA EM 18/01/2022

VEJA TAMBÉM - Chevette- os envenenados e os especiais
https://oldraces.blogspot.com.br/2017/02/chevette-os-envenenados-e-os-especiais.html



MATERIAL UTILIZADO:
Fotografias baixadas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais.Fotografias e folhetos de propagandas de domínio público, retiradas de revistas e livros antigos


quinta-feira, 4 de junho de 2015

LULU GELADEIRA - matéria do Globo Esporte em 2009




Matéria do Globo Esporte de agosto de 2009, feita durante a semana da realização da primeira prova de Stock Car no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador. 

_____________________________________________________________________________
05/08/09 - 08h00 - Atualizado em 05/08/09 - 08h00

GLOBOESPORTE.COM

FOTOS: antes da Stock Car, Salvador teve corridas de rua entre os anos 1950 e 1970

Confira as histórias da época, com Fuscas, DKWs e Pumas na pista, na edição desta quarta-feira do Globo Esporte, às 12h45m (de Brasília)
Largada de uma das corridas em Salvador. Confira as histórias de Maurício de Castro, John Brussel e Lulu Geladeira, os pilotos da época, na edição desta terça-feira do Globo Esporte, às 12h45m (de Brasília)



Vídeo da Rede Globo/TV Bahia, compartilhado do YouTube


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lulu Geladeira nos deixou!!





Hoje foi um dia triste para a memória do automobilismo da Bahia, hoje o nosso velho "professor" nos deixou, partindo velozmente para disputar corridas em uma outra dimensão!

Luis Pereira dos Santos, o campeoníssimo LULU GELADEIRA, que influenciou e liderou uma geração de bons pilotos baianos, faleceu aos 89 anos de idade deixando saudades nos meios automobilísticos de nossa cidade.

Lulu Geladeira e o Puma Porsche 17 da Escuderia AF

Deixo aqui a nossa homenagem a este grande piloto e amigo, que tantas alegrias trouxe ao automobilismo baiano. Que DEUS o guie nesta sua nova jornada!

Descanse em paz Lulu!

____________________________________________________________________________ 

DEPOIMENTO

Conheci Lulu em 1961 quando eu era garoto e ia com o meu tio Anchises de Castro Lima, (que era primo e muito amigo do piloto Paulo Lanat), ao Farol da Barra assistir às corridas de automóveis que lá se realizavam.
Posteriormente em 1968, já no inicio das corridas da Avenida do Centenário, comecei a participar das competições automobilísticas, quando tive a oportunidade e o privilégio de competir e conviver com ele, partilhando um pouco dos seus enormes conhecimentos na arte de pilotar e na mecânica. 
Lulu que àquela época já era um piloto famoso, tratava a todos nós pilotos iniciantes como seus alunos, nunca deixando de atender e ajudar os que mais precisavam dos seus conselhos. 
Com o termino das corridas, nunca perdi o contato com ele, levava as vezes tempos sem encontra-lo e quando o fazia sempre tínhamos muito o que conversar. No ano de 2009 quando da realização da primeira prova de Stock Car no Centro Administrativo, participei juntamente com os ex pilotos e amigos John Brusell, Fred Leal, Carlos Alberto Medrado, Tuica e Mario Monteiro, das homenagens que a Good Year e o Globo Esporte fizeram para os veteranos pilotos da Bahia dos anos 60/70, onde Lulu foi o principal homenageado.
Em 2010 tive a honra de ser convidado pela jornalista Kátia Monteiro (juntamente com Fred Leal, John Brusell, Mário Monteiro e o jornalista Paulo Brandão), para participar da elaboração do vídeo documentário sobre a História de Lulu Geladeira.
Nos últimos anos estive em contato com ele pois estávamos ajudando a um amigo colecionador na difícil tarefa de fazer uma réplica do primeiro Puma Espartano da Escuderia AF.
A última vez que falei com ele ao telefone foi para colher algumas informações que precisava para uma postagem no Old Races.

Mauricio de Castro Lima
Salvador 3 de junho de 2015

____________________________________________________________________________



FOTO DO MÊS - junho 2015






Keke Rosberg x Jacques Laffite x Nelson Piquet


Todos de BMW.



terça-feira, 2 de junho de 2015

Renault Sandero RS



Teasing da Renault para chamar a atenção do público esportista sobre o Renault Sandero RS, que será lançado brevemente no Brasil, promove demonstração no Autódromo de Curitiba.
Numa iniciativa a ser aplaudida, a montadora utilizou um Renault Gordini e um Willys Interlagos, pintados nas cores da antiga e histórica Equipe Willys de Competições, para acompanhar o camuflado Sandero RS em seu passeio pelo autódromo durante a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas.


Veja a reportagem de Best Cars .com clicando no link abaixo:

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/renault-sandero-rs-em-curitiba-com-antigos-esportivos/



Fotografias de Best Cars.com.br




segunda-feira, 1 de junho de 2015

Corrigindo uma injustiça!!!



Após a proibição e o termino das corridas de rua em Salvador, no ano de 1972, criou-se a ideia de que as corridas haviam sido proibidas pelo então governador da Bahia, o já falecido Antônio Carlos Magalhães. Diversas versões para o fato eram contadas, que o governador estava indo à praia em um domingo de corridas e devido à interdição da pista da Centenário, o mesmo ficou retido em um engarrafamento e por este motivo resolveu proibir as corridas, outra versão falava de uma suposta briga do mesmo ACM com o coronel Aurélio Gonçalves que era o presidente da Federação Bahiana de Automobilismo, outras davam conta que o governador não gostava de automobilismo e por isso resolveu proibir e por ai vai, eram muitas versões fantasiosas para o mesmo acontecimento!

Na verdade o que aconteceu foi uma proibição das corridas de rua em todo o país devido ao grande numero de acidentes e invasões de pista o que vinha pondo em risco a segurança dos pilotos e do público.
De quem partiu a iniciativa, se do Governo Federal ou da Confederação Brasileira de Automobilismo, não sei dizer, mas o fato é que os governos dos estados apenas cumpriram o que já havia sido determinado.


 Torneio Norte Nordeste de 1972 em Salvador - A última corrida de rua do Brasil nos anos 70.

A maioria dos historiadores do nosso automobilismo aceita como verdadeira a afirmação de que a última corrida de rua do Brasil naquela época, foi aqui em Salvador no ano de 1972.
Seguindo esta linha de raciocínio constatamos então que o Governo da Bahia foi um dos últimos a acatar a decisão federal, o que prova que não houve iniciativa alguma de ACM para prejudicar o automobilismo.
Na verdade, Antonio Carlos Magalhães sempre prestigiou os eventos automobilísticos, como podemos ver pelas fotografias abaixo.

 O governador da Bahia Luiz Vianna Filho e o então prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães, prestigiando a largada dos 500 Km da Bahia em 1969.


Da direita para a esquerda, Antônio Carlos Magalhães, Adriano Fernandes, Eduardo Gomes Ribeiro, Lulu Geladeira e José Luis Bastos. 

 Antônio Carlos Magalhães prestigiando o cocktail comemorativo do segundo ano da Escuderia AF.


Fotografias de: Eduardo Ribeiro, Adriano Fernandes, John Brusell, André Burity, Mauricio Castro Lima e revista Quatro Rodas.

sábado, 30 de maio de 2015

Velocidade nos Encontros de Antigos!


- HISTORIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -





Os encontros de veículos antigos promovidos pelo Veteran Bahia no Parque da Cidade, todo primeiro sábado de cada mês, definitivamente têm atraído a "velha guarda" das pistas de  corridas da Bahia dos anos 60/70.

Presença constante nos encontros e outros eventos, Renato Accioly que além de piloto é também colecionador de Alfas, tem agora a companhia de outros pilotos que têm prestigiado a festa mensal do Veteran Bahia, a exemplo de Carlos Alberto Medrado, que também tem carro antigo, Ivan Ferraz Cravo, Carlos Eduardo Silva e Adriano Fernandes, o vitorioso comandante da Escuderia AF.


Velhos amigos colecionadores e pilotos - (esquerda p direita) José Augusto Sampaio, Belmar, José Olímpio, Carlos Alberto Medrado, Mauricio Castro Lima, Ivan Cravo, Arthur Barros e Renato Accioly em um dos encontros de antigos do Parque da Cidade.


 Che Gomes e Adriano Fernandes em recente encontro de antigos. Na ocasião, Che (que esta fazendo uma réplica do Puma nº70 da antiga Escuderia AF), recebeu de presente das mãos de Adriano, um adesivo original com o escudo da campeoníssima equipe de corridas.

 Adriano, Mauricio e Ivan Cravo colocando o papo em dia.

 E para brindar a velocidade no encontro dos antigos, nada mais inspirador do que a presença de duas marcas lendárias italianas!

 


 Fotografias Old Races e Pit Stop Bahia