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sábado, 6 de dezembro de 2014

Jeep Willys - uma aventura nos anos 70



- AVENTURA -


No ano de 1972, a Br 242 que une a Bahia a Brasília, era asfaltada até a cidade de Ibotirama, que fica às margens do Rio São Francisco. 
Para seguir adiante era uma verdadeira aventura, tendo que atravessar o rio de balsa e depois enfrentar uma estrada de barro vermelho encravada na mata do oeste baiano.
O primeiro obstáculo era a subida da serra do Muquem que no período chuvoso só era acessível a veículos com tração nas quatro rodas.




Naquela época a nossa família já tinha uma fazenda naquela região e sempre utilizávamos em nossos deslocamentos um Jeep Willys 1968 acompanhado de uma picape Willys 1970, ambos 6 cilindros e tração nas 4 rodas com reduzida.
O nosso destino naquela viagem era uma localidade chamada Fundão, mais precisamente a fazenda de um senhor de 80 anos ao qual todos chamavam de "Chico do Fundão" e excepcionalmente utilizamos nela apenas o Jeep Willys.
Partimos de Ibotirama as 5h da manhã, eramos três, meu irmão Alberto, Severino que era um funcionário da fazenda e eu. 
Para chegar nesta localidade pegamos um desvio à esquerda após trafegar por 62 Km a partir do rio, na esburacada BR 242. Após pegarmos o desvio é que a aventura realmente começou a tomar forma, e passamos a sentir saudades da velha 242.
Arvores caídas bloqueando o caminho, muita lama e travessia de córregos, entre outros, foram os principais obstáculos que fizeram com que a viagem de menos de 200 km durasse em torno de 14 horas!


O belo visual do por do sol no vale onde corre o Velho Chico



O valente Jeep abrindo seu caminho pelas matas da serra do Muquén.



A exuberante flora das matas do oeste da Bahia.


Chegamos à velha fazenda do Fundão por volta das 20 horas, a tempo de tomar uma ceia com o velho Chico e ouvir alguns dos seus "causos" mais interessantes.
O principal objetivo da viagem era fechar negócio com uma terra vizinha que estava sendo adquirida pelo meu irmão Alberto de Castro Lima.
No dia seguinte, logo após tudo ser resolvido, partimos para a viagem de volta, por uma outra estrada (ou trilha) que ia dar em outro ponto do rio onde havia uma balsa bastante precária que passava apenas um carro por vez.
Após a travessia para a outra margem, a estrada seguia acompanhando o rio até a cidade de Ibotirama, de onde havíamos partido três dias antes.
Desta vez foram mais 10 horas de viagem dentro de atoleiros e terreno irregular e pedregoso.


Estradas e trilhas só para 4x4.



 Já na fazenda, ao amanhecer do dia seguinte, fazendo a travessia de um riacho.

Mauricio C. Lima

                                                                       - o -

Matéria corrigida e atualizada em 01/2024.

FOTOS E TEXTO: Mauricio Castro Lima   

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Acidentes de transito


CURIOSIDADES


Os acidentes de transito são mais antigos do que o automóvel, pois já existiam desde o tempo das carroças e carruagens.
Com a popularização das maquinas fotográficas e o avanço na circulação de veículos, muitos registros de acidentes antigos ficaram para a posteridade, como podemos ver na sequencia de fotografias abaixo:















Material utilizado: reprodução de fotografias sem indicações de direitos autorais, compartilhadas na Internet.Reprodução de fotografias de autogarage,com




segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MASERATI - 100 ANOS







A exatos 100 anos nascia em Bologna na Itália, a tradicional e emblemática Maserati.
Fundada em 1º de dezembro de 1914 pelos irmãos Ettore e Ernesto Maserati, a lendária fabricante de carros esportes ganhou por duas vezes ( 1954 e 1957) o campeonato mundial de pilotos da Formula 1, com o argentino Juan Manuel Fangio. 




O respeitado símbolo do tridente que esta presente em todos os carros da marca até os dias atuais, foi desenhado por Mario Maserati ( o terceiro dos quatro irmãos Maserati) e foi inspirado na estátua de Netuno de Giabologna que fica em uma importante praça de Bolonha.

Escudo comemorativo dos 100 anos




Clique no link abaixo para ver o vídeo dos 100 anos da Maserati :
 https://www.youtube.com/watch?v=f3JMbPQ-0eU



Material utilizado: Fotografias compartilhadas de pesquisas na INTERNET sem indicação de direitos autorais.
Texto: old races.




sábado, 29 de novembro de 2014

FOTO DO MES (novembro 2014)







ALPINE Renault A 110, a fera dos rallyes europeus dos  anos 70




Fotografia compartilhada da Internet sem indicação de direitos autorais

sábado, 22 de novembro de 2014

Cegonhas "de competição"



Caminhões cegonha dos anos 60, carregando os bólidos da época:


O caminhão cegonha FORD, da Equipe Dacon, carregado com os três Karmann Ghia Porsche no Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.


 O Karmann Ghia Porsche nº6 sendo descarregado.

 Caminhões cegonha das marcas Scania e Mercedes Benz, carregados com os carros que correram as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos no ano de 1966. Note-se o DKW nº18 que foi pilotado por Bird Clemente.

 Caminhão cegonha Ford, carregado com carros de formula 1 no ano de 1973 em Interlagos.

Caminhão cegonha Mercedes Benz em Brasília, carregado com os carros que foram correr no Ceará em 1969. O primeiro carro na parte de cima é o Patinho Feio da equipe Camber.
Nesta foto os carros estão sendo embarcados, o Elgar GT é o primeiro na parte de baixo.

 Cegonha Mercedes Benz, carregando as Alfas GTA da Equipe Jolly Gancia e outros carros de corridas, em São Paulo.

Caminhão cegonha carregando os Pumas da Scuderie AF, em 1969 no Ceará.

Cegonha com carros de corrida da Porsche.


Cegonha com carros da Shelby Cobra.


Material utilizado: Fotografias retiradas de pesquisas em revistas e na Internet, sem indicação de direitos autorais. Fotografia de Von Negri , fotografia enviada por Arthur Jorge Costa Pinto.




quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Equipes baianas - Equipe Racio



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


                  EQUIPE RACIO 

A história da Equipe Racio começa no ressurgimento do kart em terras baianas no ano de 1965. Foi fundada por Raimundo Castro e Élcio Paiva e teve o nome RACIO originado da combinação RAIMUNDO + ELCIO = RACIO  tornando-se a principal força nas competições de Kart daquela época.

 Élcio Paiva pilotando um Mini da Equipe Racio na pista de Água de Meninos

 Matéria da revista Autoesporte nº23 de outubro de 1966 sobre uma prova de karts na Lagoa do Abaeté.

Com o inicio das competições automobilísticas na Avenida do Centenário, a antiga equipe do kart recebeu a adesão de novos pilotos, chegando em 1969 a ser a segunda mais importante equipe de competições do automobilismo baiano, atrás apenas da poderosa Escuderia AF de Adriano Fernandes, Burity e Lulu Geladeira.

Logomarca da Equipe Racio.

Ivan Cravo  - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº 111 - 4º lugar na Prova Paulo Lanat.



Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº 94 - 3º lugar na Prova Paulo Lanat.


Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (turismo melhorado) nº94 - Equipe Racio.


Carlos Alberto Medrado, estreante pela Equipe Racio em 1969.

Noticias sobre a Prova Paulo Lanat em 17 de julho de 1969.

Fred Leal/Ivan Cravo nos 500 Km da Bahia .

Fred Leal / Ivan Cravo - Volkswagen 1700 (força livre) nº 111 - 9º lugar nos 500Km da Bahia em agosto de 1969.
Na fotografia Fred Leal empurra o carro que quebrou a poucos metros de receber a bandeirada, garantindo assim a sua colocação.


Volkswagen 1700 (força livre) nº4 , pronto para os 500 Km da Bahia em 1969. Não chegou a participar da corrida devido a um grave acidente nos testes no Camurugipe dias antes da prova. Seria pilotado por Mauricio Castro Lima / Silvio Rivault.

PILOTOS QUE CORRERAM PELA EQUIPE RACIO:

No Kart:

ÉLCIO PAIVA
RAIMUNDO CASTRO
PAULO MEDEIROS

No automobilismo:

FRED LEAL
RENATO ACCIOLY
MAURICIO CASTRO LIMA
IVAN CRAVO
CARLOS LEAL
ORIOVALDO PEREIRA LIMA
CARLOS MEDRADO

A partir de 1970 o nome Racio continuou a ser usado por Élcio Paiva e Raimundo Castro nas provas de Kart onde obtiveram inúmeras e importantes vitórias.
Alguns dos pilotos que corriam nas provas automobilísticas foram para outras equipes, a exemplo de Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima que foram para a Equipe Cravo-Bauer e Equipe Curvello respectivamente.
Fred Leal, Renato Accioly e Carlos Leal,  juntamente com Carlos Medrado, Joaquim Mauricio da Mota Leal, Hamilton Pedreira, Arthur Jorge Costa Pinto e Alberto Almeida, fundaram em novembro de 1969 a Racio Desportiva Sociedade Civil de Responsabilidade Limitada que veio a se transformar  posteriormente na Equipe Cobape

                                                                          -o-

Material utilizado: Fotografias do acervo de Fred Leal, Ivan Cravo, Mauricio  Castro Lima, matéria da revista Autoesporte e texto do autor.

ATUALIZADA EM 10/03/2016

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com