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segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Puma Espartano Porsche

 


Em maio de 1969, Adriano Fernandes e Jorge Letry resolveram montar um Puma Espartano para competições, com a mecânica Porsche, no intuito de participar dos 500 km da Bahia, que se realizaria no mês de agosto próximo.

A Puma fabricou então uma carroceria com a fibra muito fina, com características bastante diferentes das demais carrocerias que eram fabricadas à época e utilizaram uma mecânica Porsche 1600 cc, nova, com motor,caixa de marchas,eixos e rodas.







O Puma estreou nas pistas em 10 de agosto de 1969, no Circuito da Avenida Centenário em Salvador, pilotado por  Lulu Geladeira e Andre Burity, sendo a corrida vencida pela dupla José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes, com a espetacular Alfa P 33. Teve um excelente desempenho no início, chegando a ficar um bom tempo na quinta colocação, logo atras das alfas da Jolly e da GTA de Mario Olivetti, mas acabou tendo problemas mecânicos e terminou a prova na 8ª posição. 






Após a corrida de Salvador, em outubro, o carro participou dos 500 Km de Fortaleza, conduzido pela mesma dupla Lulu Geladeira/Andre Burity e mais uma vez teve problemas no motor e na caixa de marchas. 


No início de 1970, o carro teve a mecânica Porsche substituída pela Volkswagen, pois com a fabricação dos novos motores 1600, com cabeçotes de dupla entrada, os motores VW passaram a ser muito mais competitivos quando bem preparados, podendo ir a cilindradas de até 2200 cc, haja visto que o outro Puma da escuderia, com fibra mais pesada e usando motor 1800cc, passou a ser bem mais veloz e confiável do que o Porsche.


Em 1970 na pista da Centenário, já com nova mecânica VW 1800 cc. 
Na foto acima, é o da esquerda, com o lendário Puma nº 0001 ao seu lado, já na outra fotografia, é o da frente.


Nos Mil Km de Brasília, correndo com motor 1600 cc.


Old Races
Fotografias de: Andre Burity, Mauricio C. Lima e John Brusell. Recortes de jornal de época e da revista O CRUZEIRO>

3 comentários:

ronaldin disse...

Interessantissismos os registros e a história! Alguém sabe dizer se ele era branco ou amarelo? Tem umas fotos que parece que existiu um carro da caria ribeiro branco, mas não dá pra ter certeza.

Anônimo disse...

Os Pumas da Escuderia AF- Caria Ribeiro, eram amarelos, até 69 tinham a faixa preta e branca , a partir de 70, foram pintados com um amarelo mais forte e já sem as faixas, porém existem algumas fotografias coloridas antigas que devido à ação do tempo, desbotaram fazendo parecer brancos.

Old Races disse...

Correta a resposta já dada por um leitor, mas devo acrescentar que após a dissolução da Escuderia AF, em 1972, um dos Pumas continuou competindo, mas já pela Equipe Pepsi Cola - Caria Ribeiro, pintado de branco e usando o número 72. O piloto era José Luís Bastos.

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