O primeiro Automóvel com motor a explosão da Bahia, (quarto do Brasil), desembarcou no porto de Salvador no dia 2 de fevereiro de 1901, ao raiar do novo século, era uma Voiture Légère Clément que foi importado da França pelo Sr. José Henrique Lanat.
O pequeno Clement tinha motorização Panhard & Levassor e já chegou à Bahia causando um verdadeiro furor e foi tão protegido pelas bênçãos de Iemanjá, que durou até os dias atuais, preservado e lustroso como naquele dia 13 de fevereiro de 1901, em que rodou pela primeira vez em solo brasileiro!
A Voiture Légère Clément , Type VCP Panhard & Levassor, fabricada entre 1898/1900 , chassi nº 475, encontra-se em exposição permanente no Museu da Misericórdia em Salvador Bahia, desde o dia 16 de dezembro de 2007.O histórico veículo foi cedido em comodato por seus proprietários, à Santa Casa da Misericórdia da Bahia e pertence até hoje aos herdeiros de José Henrique Lanat.
Projetado pelo engenheiro militar Arthur Krebs e produzido por Gustave Adolphe Clément a partir de 31/05/1889, a pequena viatura em madeira armada, é acionada por um motor traseiro quase horizontal, de um cilindro com 797 cm3 e refrigerado a água, com a transmissão acionada por correntes.
Propaganda da Voiture Légère Clement Panhard & Levassor de dois lugares, lançada em 1900.
A Voiture Légère Clément Panhard & Levassor ao longo dos anos:
Em 1901 quando chegou à Bahia, passeando com o patriarca Sr. José Henrique Lanat, sua esposa e filhos.
Em 1949 no desfile do aniversário de Salvador, com os primos Paulo e Regina Lanat.
Em 1962 na capa da revista Quatro Rodas nº 28, após ser eleito o carro mais antigo do Brasil. Na foto da capa está pilotado pela Miss Bahia e Miss Brasil, Maria Olivia Rebouças Cavalcanti, em frente à casa do tapeceiro e artista plástico Genaro de Carvalho.
O CRUZEIRO, com Martha Lanat.
Em 13 de fevereiro de 2001, após a revisão centenária, quando voltou a andar novamente pelas ruas de Salvador.
Em 2003, no Encontro de Veículos Antigos do Automóvel Clube de Salvador, com os pilotos baianos, Lulu Geladeira e Carlos Alberto Medrado.
Em 2008 provisoriamente já instalado no Museu da Misericórdia.
Em 2017, em sua posição definitiva dentro do museu.
Convite para a cerimônia de entrega do carro à Santa Casa em 16 de Dezembro de 2007, que na ocasião gentilmente recebemos do Sr. Luis Lanat.
O Sr. Luis Lanat, discursando durante a solenidade de entrega do carro ao Museu da Misericórdia. À esquerda da fotografia, está a senhora Maria Helena Lanat.
Em 2017, em sua posição definitiva dentro do museu.
Convite para a cerimônia de entrega do carro à Santa Casa em 16 de Dezembro de 2007, que na ocasião gentilmente recebemos do Sr. Luis Lanat.
No dia 2 de fevereiro de 2022, completam-se 121 anos da chegada do Clément Panhard & Levassor à Bahia.
Por Mauricio Castro Lima
Material utilizado na matéria: Fotografias retiradas de pesquisas na Internet sem indicação de direitos autorais, fotografias dos arquivos de: Mauricio Castro Lima, família LANAT, Automóvel Clube de Salvador, , Baú Histórico da Bahia , Rosa Maia, reprodução de matéria da revista QUATRO RODAS nº 28, revista O Pistão, capa revista O CRUZEIRO.
6 comentários:
Pesquisa e história...lindas fotos...excelente matéria!!
Obrigado!
Excelente história!!!!!
Obrigado
Na entrega do automóvel ao museu. O panhard foi Conduzido por Gustavo Lanat. (Neto de Henrique Lanat)
Neto de José Henrique Lanat, ou bisneto?
Postar um comentário