Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

VOITURE LÉGÈRE CLÉMENT , o carro mais antigo do Brasil!

 

 O primeiro Automóvel com motor a explosão da Bahia, (quarto do Brasil), desembarcou no porto de Salvador no dia  2 de fevereiro de 1901, ao raiar do novo século, era uma Voiture Légère Clément que foi importado da França pelo Sr. José Henrique Lanat

O pequeno Clement tinha motorização Panhard & Levassor e já chegou à Bahia causando um verdadeiro furor e foi  tão protegido  pelas bênçãos de Iemanjá, que durou até os dias atuais, preservado e lustroso como naquele dia 13 de fevereiro de 1901, em que rodou pela primeira vez em solo brasileiro!

A Voiture Légère Clément , Type VCP  Panhard & Levassor, fabricada entre 1898/1900 , chassi nº 475, encontra-se em exposição permanente no Museu da Misericórdia em Salvador Bahia, desde o dia 16 de dezembro de 2007. 
O histórico veículo foi cedido em comodato por seus proprietários, à Santa Casa da Misericórdia da Bahia e pertence até hoje aos herdeiros de José Henrique Lanat.

Projetado pelo engenheiro militar Arthur Krebs e produzido por Gustave Adolphe Clément a partir de 31/05/1889, a pequena viatura em madeira armada, é acionada por um motor traseiro quase horizontal, de um cilindro com 797 cm3 e refrigerado a água, com a transmissão acionada por correntes.

Propaganda da Voiture Légère Clement Panhard & Levassor de dois lugares, lançada em 1900.


A Voiture Légère Clément Panhard & Levassor ao longo dos anos:


 Em 1901 quando chegou à Bahia, passeando com o patriarca Sr. José Henrique Lanat, sua esposa e filhos.
 
 Em 1949 no desfile do aniversário de Salvador, com os primos Paulo e Regina Lanat.

 Em 1962 na capa da revista Quatro Rodas nº 28, após ser eleito o carro mais antigo do Brasil. Na foto da capa está pilotado pela Miss Bahia e Miss Brasil, Maria Olivia Rebouças Cavalcanti, em frente à casa do tapeceiro e artista plástico Genaro de Carvalho.


Nos anos 1970, após uma grande revisão e sendo capa da revista 
O CRUZEIRO, com Martha Lanat.


Nos anos 1980, quando esteve emprestado ao Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia.



Nos anos
 1990, após ser retirado do Museu de Ciência e tecnologia, foi reformado pelo engenheiro Luis Lanat. A reforma centenária durou cerca de cinco anos e o carro ficou pronto em novembro de 1998.

Em 13 de fevereiro de 2001, após a revisão centenária, quando voltou a andar novamente pelas ruas de Salvador. 


E2003, no Encontro de Veículos Antigos do Automóvel Clube de Salvador, com os pilotos baianos, Lulu Geladeira e Carlos Alberto Medrado.


E2007, na cerimônia de entrega ao Museu da Misericórdia.

Em 2008 provisoriamente já instalado no Museu da Misericórdia.


Em 2017, em sua posição definitiva dentro do museu.

Convite para a cerimônia de entrega do carro à Santa Casa em 16 de Dezembro de 2007, que na ocasião gentilmente recebemos do Sr. Luis Lanat.

O Sr. Luis Lanat, discursando durante a solenidade de entrega do carro ao Museu da Misericórdia. À esquerda da fotografia, está a senhora Maria Helena Lanat.

No dia 2 de fevereiro de 2022, completam-se 121 anos da chegada do Clément Panhard & Levassor à Bahia.



Por Mauricio Castro Lima


Material utilizado na matéria: Fotografias retiradas de pesquisas na Internet sem indicação de direitos autorais, fotografias dos arquivos de: Mauricio Castro Lima,  família LANAT, Automóvel Clube de Salvador,  , Baú Histórico da Bahia , Rosa Maia, reprodução de matéria da revista QUATRO RODAS nº 28, revista O Pistão, capa revista O CRUZEIRO.

oldraces.blogspot.com  m.castrolima.arq@gmail.com



6 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisa e história...lindas fotos...excelente matéria!!

Old Races disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Excelente história!!!!!

Old Races disse...

Obrigado

Anônimo disse...

Na entrega do automóvel ao museu. O panhard foi Conduzido por Gustavo Lanat. (Neto de Henrique Lanat)

Old Races disse...

Neto de José Henrique Lanat, ou bisneto?

Postar um comentário