A história do automobilismo oficial da nossa cidade, começa no ano de 1952, com a realização de uma corrida de âmbito internacional, no circuito do Farol da Barra, que foi realizado pelo Automóvel Clube do Brasil, entidade que também realizou Rallyes e corridas nos anos de 1953 e 1954.
Posteriormente foi criada uma espécie de sucursal do Automóvel Clube do Brasil na Bahia, denominada de Automóvel Clube da Bahia, que presidida pelo piloto Adriano Fernandes, veio a promover as corridas de automóveis, karts e rallyes que se realizaram por aqui nos anos de 1954 a 1967, inclusive um fatídico quilômetro de arranque nos Dendezeiros, no qual veio a falecer o piloto Fernando Scafa.
Em 08 de dezembro de 1967, sob a égide da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, foi fundado o ACS - Automóvel Clube de Salvador, entidade independente e que viria a se tornar o organizador de todas as corridas realizadas no célebre circuito de rua da Avenida do Centenário, entre os anos de 1968 e 1972.
Em 23 de agosto de 1968, por iniciativa dos membros do ACS, foi fundada a FBA - Federação Bahiana de Automobilismo.
Após a proibição nacional de se realizar corridas em circuitos de rua, o ACS ainda continuou acompanhando as competições e dando suporte aos pilotos baianos que ainda corriam em autódromos de outros estados, porém do final dos anos 70 até o início dos anos 90, passou por um longo processo de estagnação e inatividade.
Nos anos 90 os pilotos Carlos Alberto Medrado e Mauricio Castro Lima, receberam do Sr. Aristóteles Moreira, toda a documentação e pertences do clube que estavam em poder do mesmo, desde que um pequeno incêndio atingiu o escritório do Posto do Cristo, que pertencia a Eduardo Gomes Ribeiro e onde os mesmos estavam guardados.
A partir daí Carlos Medrado deu inicio à revitalização do clube, inicialmente promovendo em parceria com a FBA - Federação Bahiana de Automobilismo, algumas provas de arrancada e posteriormente filiando o ACS às entidades nacionais de antigomobilismo, passando a promover os primeiros encontros de veículos clássicos e antigos do Estado da Bahia e também realizando os primeiros licenciamentos de veículos de coleção, com emissão dos primeiros certificados de originalidade para a obtenção da famosa "placa preta".
Entre as principais realizações do ACS neste período, estão também os Rallyes da Independência para veículos clássicos e a primeira prova de subida de montanha realizada no Estado da Bahia, na estrada que liga a cidade de São Felix a Muritiba.
Foi também o ACS quem realizou o mapeamento e homologação dos circuitos de rua do Comércio, na Cidade Baixa, onde foram realizadas as provas da Copa Clio e da Formula Renault e do CAB - Centro Administrativo da Bahia, onde foram realizadas as corridas da Stock Car.
Por motivos políticos e interesses escusos no entanto, não chegou a realizar as corridas que pretendia, a exemplo da Formula 3 Sul Americana, a qual seria realizada no circuito do Comércio.
Nos últimos 15 anos o ACS voltou a ficar inativo e agora passa para mais uma etapa da sua existência, onde deverá enfrentar novos desafios, sob a batuta do experiente colecionador e automobilista , Jorge Cirne.
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NOTA:
Em 1966 foi fundada a ABK Associação Bahiana de Kart.
No final dos anos 70, foi fundado aqui em Salvador o BAC - Bahia Automóvel Clube, que promoveu diversas provas de Rallye e algumas provas de arrancada.
Corrida no Farol da Barra em 1961, organizada pelo Automóvel Clube da Bahia.
Reunião em 1961, na sede do Automóvel Clube da Bahia, com a participação de vários pilotos de outros estados.
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