Mario que além de escultor modernista, era também pintor e desenhista, faleceu em Salvador no dia 1º de agosto de 2018, aos 95 anos de idade, vítima de complicações cardio
pulmonares, deixando um legado de importantes obras espalhadas pelo Brasil e
pelo mundo.
Mario Cravo tinha verdadeira paixão pela arte e mesmo com a da idade avançada,continuou trabalhando e produzindo suas obras regularmente até um mês antes de falecer.
A Cruz Caída, no Belvedere da Sé em Salvador e o Cristo Crucificado da cidade de Vitória da Conquista na Bahia, estão entre as suas principais e mais importantes obras!
Mario Cravo Jr. foi casado com a Sra. Maria Lúcia Ferraz Cravo, com quem
teve quatro filhos.
Em suas andanças e aprendizado pelo mundo, morou nos Estados Unidos de
47 a 49 onde estudou e trabalhou na Siracuse University no estado de New York,
tendo também montado o seu próprio atelier e na Alemanha em 64/65, onde fez
várias exposições.
O MARIO CRAVO AUTOMOBILISTA:
O que muita gente não sabe é que por trás daquele talento espetacular e sua enorme paixão pela arte, existia também a paixão pelo automobilismo, tão forte que o levou a montar em 1969 uma equipe de competições automobilísticas que atuou nas corridas da Av. Centenário em Salvador e em outros polos do automobilismo do Norte e Nordeste do país.
Acima, o logo Cravo/Bauer desenhado por Mario e um dos carros da equipe, ostentando nas cores da pintura a marca do artista!
A Equipe chamava-se Cravo/Bauer, uma parceria dele com o alemão Otto Bauer, dono da Bauer Motor e tinha como seus pilotos nada menos que seus filhos Ivan e Otavio (Pingo), além do sobrinho de sua esposa, o "Babinho", Carlos Eduardo Ferraz Silva.
Autódromo Virgílio Távora no Ceará, Ivan Cravo (esquerda), Otto Bauer
sentado no carro, Mario Cravo e Pingo Cravo.
E para encerrar, transcrevo aqui as palavras do mestre Adriano Fernandes e mais abaixo o documentário de hoje do SBT, alusivo aos 99 anos do artista.
"Meu amigo Mário era um excelente artista, um automobilista e um grande conhecedor da alma humana.
Só um inspirado por Deus poderia ter executado a escultura que mostra o Cristo crucificado, feito em vergalhões de ferro retorcido".
Vídeo reportagem do SBT, alusivo ao aniversário de Mario Cravo:
oldracesblogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário