Com a inauguração do Autódromo Virgílio Távora no Ceará, o automobilismo brasileiro nos anos 60, ganhou um novo estímulo, principalmente para os estados da região Nordeste, pois nos anos 60, as corridas nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte, eram realizadas, como alias na maioria das cidades brasileiras, em circuitos de rua, sendo muitos deles improvisados e sem a devida segurança para os pilotos e também para o público!
Abaixo está um breve relato da corrida , escrito pelo jornalista cearense Roberto Costa.
***
O Autódromo Virgílio Távora localizado no Euzébio, então distrito de Aquiraz e hoje município, foi inaugurado no dia 12 de Janeiro de 1969 homenageando o Ministro Mário Andreazza que havia sido um dos colaboradores de maior importância para a sua construção. O percurso original tinha 2.470 metros com a prova inaugural sendo corrida em 65 voltas.
Largaram 15 carros sendo 8 do Ceará, 2 de Pernambuco, 3 da Bahia e 2 de São Paulo e já nesta data foram dados os primeiros passos para um campeonato regional com provas também em Recife no circuito da Cidade Universitária e Salvador na Avenida Centenário.
Lulu Geladeira depois de fazer a pole, liderou a prova de ponta a ponta sendo incomodado apenas no início, pelo protótipo de César Figueiredo que quebrou o motor e pela Berlineta de Luiz Fernando Terra Smith que ficou diversas voltas parada com problema de embreagem.
O resultado final foi:
1º Lulu Geladeira - Puma - Bahia
2º Ramon Cortizo - VW - Pernambuco
3ºAntônio Cirino - Protótipo Italdiesel - Ceará
4º Armando Barbosa - DKW - Ceará
5º Carlos Fernandes - Sinca - Ceará
6º Artur Vichmann - DKW -Ceará
7º Leonardo Godoy - Renault 1093 - Bahia
8º Luiz Fernando Terra Smidth - Berlineta - São Paulo
9º André Burity - VW – Bahia
Não completaram a prova:
Nenen Pimentel – Karmann Ghia - Ceará
Samuel Cohen - VW - Pernambuco
Eduardo Amarílio/João Quevêdo – Simca - Ceará
César Figueiredo - Protótipo Italdiesel – Ceará
O Autódromo estava lotado (vejam as fotos) e estava dada a largada para um novo e fantástico capítulo da história do Automobilismo Cearense.
Roberto Costa
oldraces.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário