Os principais automobilistas baianos dos anos 50 e início dos anos 60, nas corridas do circuito do Farol da Barra, foram Paulo Lanat, Adriano Fernandes, Lulu Geladeira, Lev Smarcevscki e Nelson Taboada.
Homenageamos hoje esses cinco pioneiros do esporte a motor, com estes pequenos "cards", como lembranças dos seus feitos passados!
Maurício Castro Lima/Andre Burity |
Paulo Lanat foi o mais antigo piloto da Bahia e um dos precursores do nosso automobilismo, teve atuação aqui e no sul do país, correndo no Rio de Janeiro e em São Paulo, participando inclusive do GP Cidade de São Paulo de 1955. Correu junto com alguns dos ases do automobilismo brasileiro e internacional da época, como Chico Landi, Henrique Cassini, Arthur Souza Costa, Ciro Caires e Vasco Sameiro, entre muitos outros.
Foi Paulo Lanat também quem trouxe o kart para a Bahia, no mesmo ano que o mesmo chegou ao Brasil, tornando-se o seu maior incentivador!
Poderia ter feito muito mais, porém infelizmente morreu precocemente aos quarenta e poucos anos de idade.
Foi Paulo Lanat também quem trouxe o kart para a Bahia, no mesmo ano que o mesmo chegou ao Brasil, tornando-se o seu maior incentivador!
Poderia ter feito muito mais, porém infelizmente morreu precocemente aos quarenta e poucos anos de idade.
Fundador da Scuderia AF, Adriano Fernandes foi uma figura importante do automobilismo Bahiano. Sempre presente e participante durante as varias fases do esporte no nosso estado.
No fim dos anos 1960 foi a figura principal que projetou os times Bahianos nacionalmente.
Lider, Idealista, perfeccionista e profundo conhecedor de mecânica de corridas, foi a nossa mola mestre e responsável pelo sucesso da AF.
Nosso reconhecimento Adriano, de Mauricio e André.
Mauricio Castro Lima/Andre Burity
Lulu Geladeira foi um ícone na história do automobilismo da Bahia, foi junto com Paulo Lanat e Nelson Taboada, Lev Smarcevscki e Adriano Fernandes, os heróis baianos das corridas do Farol da Barra.
Infelizmente Paulo Lanat morreu muito jovem e Nelsinho por motivos familiares retirou-se precocemente das pistas, enquanto coube a Lulu a tarefa de dar seguimento ao nosso automobilismo, foi o líder, o mentor e o mestre de toda uma geração de bons pilotos baianos que brilharam nas pistas da Avenida Centenário e em outros polos do automobilismo nacional.
Sou muito grato e sinto-me um privilegiado por ter sido seu amigo e por ter tido a oportunidade de aprender com ele a arte da pilotagem e o amigo Andre Burity, que partilha comigo esta matéria, foi mais privilegiado ainda de ter sido seu companheiro de equipe por alguns anos, na vitoriosa Scuderie AF.
Lev Smarcevski, uma figura inesquecível!
Homem carismático, bom amigo, multi talentoso, arquitetura, construção de barcos, navegador, piloto de corridas e pintor de talento, "navegava" bem em qualquer área.
Sua obras estão no Instagram, para quem quiser ver. Fotos de corridas no OLD RACES tbm.
Nossa homenagem, Mauricio e eu.
Maurício Castro Lima/Andre Burity |
Nelson Taboada foi um piloto talentoso e vitorioso, no automobilismo e no Kart, infelizmente por motivos familiares não continuou a correr na fase do circuito da Avenida Centenário, apesar de ter sido um dos sócios da Scuderie AF e até os dias atuais ainda continuar ligado ao esporte a motor.
Por Andre Burity e Mauricio Castro Lima.
oldraces.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário