O ano em que eu quase virei construtor de automóveis:
Em 1976 fiz este projeto de um coupé, baseado na mecânica do Ford Corcel, com a intenção inicial de fazer apenas uma unidade para o meu uso exclusivo.Levei a ideia para um amigo, Carlos Batista, que era especialista em fibra de vidro e tinha uma grande oficina muito estruturada e uma das melhores de Salvador, tendo o mesmo se entusiasmado com a ideia, que logo evoluiu para fazermos uma sociedade e produzirmos em pequena série para comercialização, visto que ele tinha muitos equipamentos e um galpão disponível ao lado da oficina, o que de fato já era uma grande ajuda e facilitaria para iniciar o empreendimento.
Parti para finalizar o projeto, baseado sempre nas medidas e referencias técnicas do Corcel, do qual aproveitaríamos a mecânica inteira, daí ter que adaptar as linhas do novo carro às medidas do mesmo.
Após o projeto concluído e detalhado, passamos para a fase da viabilidade técnica e financeira, donde os problemas começaram a surgir.
Inicialmente tínhamos a intenção de usar a estrutura do Corcel, mas logo chegamos à conclusão que seria inviável, aí a unica opção que restava seria a fabricação de um chassis próprio, o que achávamos que ficaria caro, mas mesmo assim projetamos e orçamos o mesmo, porém o custo ficou muito alto.
Dois outros itens que encareceram muito o projeto foram as peças importadas para aumento da potencia do motor, tais como carburadores Weber, comando de válvulas, kits de cilindros e cabeçote trabalhado da Alpine para o motor Renault R 12 francês, entre outros e as peças de acabamento interno, incluindo aí a parte instrumental importada.
Porém o tiro de misericórdia no projeto, veio mesmo foi dos vidros, simplesmente não tinha como produzir, os fabricantes não se interessavam nem para dar o preço, a duras penas conseguimos uma ideia de custo de um deles e era simplesmente um absurdo!
Após muitas pesquisas e muitas contas, chegamos à conclusão que era economicamente inviável produzir o carro como negócio, pois ficaria muito caro, tão caro que desisti de fazer até o meu único exemplar, o que foi uma pena e hoje me arrependo de não ter tentado levar adiante, pois nossos sonhos devemos tentar realizar, além do que teria ficado um belo automóvel !
Compilação dos rascunhos do projeto do MC 1600 Coupé.
Perfil
Frente
Fundo
O design da carroceria foi inspirado em um projeto anterior que tinha feito em 1973, que era uma carroceria de fibra estilo berlinette, para competição e seria montada sobre chassi do Volkswagen Sedan.
Mauricio Castro Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário