Graham Hill foi o único piloto do mundo a alcançar a Tríplice Coroa do Automobilismo.
Apesar de já usado anteriormente em outras modalidades de esportes, como as corridas de cavalos por exemplo, o termo "tríplice coroa" começou a ser instituído (extraoficialmente) no automobilismo, na década de 40 e era usado para referenciar o piloto que conseguisse o feito de ganhar as três mais prestigiosas e tradicionais corridas do mundo àquela época, que eram as 500 Milhas de Indianápolis, o GP de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans.
O único piloto do planeta que conseguiu até hoje realizar a dificílima façanha, foi o genial e versátil piloto britânico Graham Hill, que completou o feito em 1972 ao vencer em Le Mans com uma Matra Simca.
Por várias décadas a tríplice Coroa ficou esquecida até quando o canadense Jacques Villeneuve foi competir em Le Mans com uma real chance de vitória, (terminou na segunda colocação) e a imprensa desinformada andou alardeando que se ele fosse o vencedor ganharia a tríplice coroa pois já tinha ganho as 500 Milhas de Indianápolis e o titulo mundial de Fórmula 1.
Essas noticias equivocadas criaram uma polêmica que dura até os dias atuais, sempre alimentada por jornalistas e pessoas sem o devido conhecimento da real história do automobilismo mundial.
Para nós é muito claro, a TRÍPLICE COROA do automobilismo refere-se exclusivamente ao ganhador das três corridas citadas acima e ponto final, mesmo porque, o campeonato de Formula 1 só foi criado em 1950 e o título já existia há pelo menos uma década.
Agora volta-se a falar muito no assunto, pois o bicampeão mundial de Formula 1 Fernando Alonso, que acabou de vencer as 24 Horas de Le Mans com um protótipo da Toyota e visivelmente tenta repetir o feito de Hill, passa a ser junto com o piloto colombiano Pablo Montoya, os únicos pilotos em atividade com reais chances de êxito. Segundo rumores, Alonso disputaria as 500 milhas de 2019 com um carro da McLaren, já Montoya continua tentando vencer em Le Mans.
Alonso e a vitória nas 24 Horas de Le Mans 2018.
Old Races
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário