Em 1968 com a chegada dos motores Volkswagen 1600 e 1700 que tinham o cabeçote com dupla entrada, a mecânica VW passou a ser amplamente utilizada nas pistas de competições brasileiras, pois permitiam a utilização dos modernos carburadores de duplo corpo importados, tipo Dellorto, Solex e Weber, que adicionados a varias outras peças preparadas para alta performance, vieram contribuir para que os motores tivessem cilindradas de até 2200 cc e potência bastante elevada.
Com isso, os fuscas preparados para corridas, com o peso bem aliviado, passaram a ser bastante competitivos.
Nos esquemas gráficos abaixo, pode-se ter uma ideia de como eram as alterações feitas em um Fusca, para corridas daquela época.
O carro mostrado na matéria era originalmente um Volkswagen Sedan 1300 1967, pertenceu à família Pitta Lima e foi o primeiro 1300 de Salvador, tendo sido adquirido na revenda VW Autobasa.
Principais
alterações na carroceria e chassi:
Capo
dianteiro, tampa do motor e para lamas, em fibra de vidro, recortados e com
novo desenho.
Portas em
fibra de vidro, sem mecanismo para levantar os vidros nem painéis.
Interior
despojado sem forração alguma.
Retirada
de todos os frisos, para choques, estribos, pisca, tampa de porta luvas, etc.
Retirada
de toda a fiação excedente.
Colocação
de barra protetora ante capotamento (Santo Antônio), fixadas ao chassi.
Retirada
de todos os botões e relógios do painel exceto o das luzes e limpador de para
brisa.
Colocação
de novos instrumentos e botões de acordo com o seguinte:
-Velocímetro até 200 km/h
-Conta giros até 8.000 rpm
-Medidor de pressão do óleo.
-Medidor de temperatura do óleo
-Amperímetro.
-Botão para ignição.
-Interruptor para cortar corrente geral.
-Interruptor para cortar corrente da ignição, (para resfriamento do óleo durante as
corridas).
-Interruptor para bateria auxiliar.
Abertura
de entradas de ar laterais, com utilização de mangueiras para levar o fluxo de
ar diretamente às aletas de refrigeração das camisas dos cilindros.
Substituição
de todos os vidros por acrílico, exceto o para brisa.
Volante
da marca F1 com menor diâmetro.
Banco de
competição tipo concha com cinto de segurança abdominal.
Principais especificações técnicas:
MOTOR e CAMBIO:
Motor Volkswagen boxer 4
cilindros a ar, bloco forjado e trabalhado internamente.
Cilindrada 1950 cc
–(Kit cilindros/anéis/pistões de 92
mm).
Eixo virabrequim
roletado 78,4 mm.
Comando de válvulas
P3 (Puma), com polia regulável (quando a refrigeração era por meio de
ventoinha).
Cabeçotes com dupla
entrada trabalhados internamente e polidos, com válvulas, sedes e molas de 40 mm.
Carburação Weber 48
IDH trabalhada e polida internamente
Coletores de admissão
polidos internamente.
Volante do motor
aliviado e balanceado
Bomba de óleo dupla
M8, carter seco, com radiador e reservatório para 17 litros.
Taxa de compressão – 11,5:1
Potencia estimada –
150 HP
Combustível –
gasolina azul de alta octanagem, misturada com gasolina de aviação (verde).
Cambio nº. 2 (Puma),
com diferencial longo, 8:31).
Escapamento direto,
4x1 em tubos de 2 polegadas , dimensionado, com ponteira final em tubo de 3 polegadas.
FREIOS, SUSPENSÃO e RODAS:
Freios a disco na
dianteira e tambor com lonas reforçadas na traseira.
Suspensão dianteira
trabalhada e rebaixada (Kit Puma regulável), com estabilizador especial.
Suspensão traseira
rebaixada com cambagem negativa e estabilizador especial.
Rodas traseiras – 14
x 10 polegadas
Rodas dianteiras – 13
x 7 polegadas
Pneus-- dianteiros Pirelli Cinturato 195 x 13 R 70 nacionais
Traseiros -- Pirelli 245 x 14 R 60 importados
Pneus-- dianteiros Pirelli Cinturato 195 x 13 R 70 nacionais
Traseiros -- Pirelli 245 x 14 R 60 importados
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Após alterações de
carroceria e chassi, peso de aproximadamente 610 Kg.
Velocidade final em
torno de 210 km/h,
(com diferencial longo).
Refrigeração direta
sobre os cilindros, com captação de ar nas laterais do carro.
Sistema elétrico 12
volts, sem gerador, e bateria de 65 amp (para provas de longa duração era usada
uma bateria reserva com chave seletora e circuito independente para ser
acionada com o carro em movimento).
Tanque de combustível
com capacidade para 60
litros e bocal de abastecimento rápido com 4 polegadas de
diâmetro.
Abaixo os cortes esquemáticos do carro, onde são visualizadas as
principais modificações e principalmente o fluxo de ar para a refrigeração
direta do motor, com a eliminação da ventoinha e gerador (fig.1).
O Fusca 4 em atividade na pista da Avenida do Centenário em Salvador Bahia, no ano de 1970.
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