De todas as curvas do circuito da Avenida do Centenário em Salvador, as duas curvas do Calabar eram as mais perigosas, principalmente a de dentro, devido à grande quantidade de postes existentes e também porque eram curvas de velocidade elevada, além da falta de uma área de escape e ainda por ter um canal nas proximidades.
O Puma da Equipe Carbel de Minas Gerais, seguido de um dos Pumas da Escuderia AF da Bahia, já no final da curva do Calabar de Dentro.
A curva nos dias atuais, fotografada do mesmo local da foto original, notem que a visibilidade não é mais a mesma devido ao crescimento das árvores ao longo destes 46 anos.
A curva do Calabar de Dentro apesar de ser a curva de maior velocidade do circuito, curiosamente não foi palco de nenhum acidente grave, como por exemplo foram as curvas do posto e do Calabar.
Era uma curva seletiva e muito difícil de fazer para os que não tinham intimidade com a pista, era odiada por uns e adorada pelos pilotos mais velozes e experientes, pois era ali que se fazia a maior diferença entre se conseguir uma boa volta ou não!
A perigosa curva vista de cima, dá para se notar que não tinha muita margem para erro, se o piloto perdesse o controle do carro, ia direto no canal...
Mapa com o traçado ideal para se conseguir uma boa volta na curva do Calabar de Dentro.
Na fotomontagem abaixo, a Berlineta Willys Interlagos da dupla Arivaldo Carvalho/Mauricio Castro Lima, contornando a curva, com a posição exata assinalada no mapa.
Os Pumas da Escuderia AF após contornar o Calabar de Dentro, já passando da entrada da Rua Barão de Loreto, vendo-se ao fundo à esquerda, o final da perigosa curva.
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
Matéria revisada em 20/03/2020
COMENTÁRIOS NA PÁGINA DO FACEBOOK :
Ana Isaura Camelyer Lembranças inesquecíveis!!!!
Recordar é viver sempre!!!!
· Responder · 2 a · Editado
Se não me engano , aqui estavam
André Burity e Lulu Geladeira . Certo , Mauricio ?
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Tinha também o Nelson
Tabuada?
Waldemar, nesta primeira
foto o Puma da AF que aparece atrás do Puma vermelho de BH era pilotado nesta
corrida (500 Km de 1969) por John Brusell e José Luis Bastos. Na segunda foto
aparece o outro Puma da AF com Lulu e André Burity.
Mauricio , não tenho a primeira
foto com o John e o Luizinho . Abs.
Esta na matéria que postei ,
do meu blog Old Races, é só clicar em cima para ver tudo.
Ok
Mauricio Castro Lima, abs .
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· 2
a
Nelson Taboada não chegou a correr na Centenário, apesar de também ter
sido um dos fundadores da AF, ele foi um grande piloto nas corridas do Farol da
Barra.
Veja matérias no blog Old Races " as corridas do Farol da Barra"
Veja matérias no blog Old Races " as corridas do Farol da Barra"
Genial Mau! Foi do meu tempo e os pumas tinham motorização Porche!
Deu saudades.Tinha os Alfa Romeo que vinham de São Paulo, parece-me Piero
Gancia !!!
Nesta corrida da foto , os 500 Km de 1969, que também participei
pilotando um Willys Interlagos em dupla com o sergipano Arivaldo Carvalho,
correram uma Alfa P33 e duas Alfas GTA, da Equipe Jolly Gancia, além de uma GTV
de Mário Olivette e mais uma carreteira JK FNM . A grande vencedora foi a P33
pilotada pela dupla José Carlos Pace/ Marivaldo Fernandes.
Aderbal Noguerol
O SENTIDO DA PISTA ERA
INVERSO AO DO TRÁFEGO NORMAL. A FOTO PARECE-ME SER NA SAÍDA DO CALABAR, INDO PEGAR O
RETÃO QUE ACABAVA NA CURVA DO CHAME-CHAME, ONDE TIVE UM ACIDENTE. A FOTO É DOS 500 KMS.
O PUMA DA AF (O QUE ESTA ATRÁS) ESTAVA UTILIZANDO A REFRIGERAÇÃO DINÂMICA, OU
SEJA, NÃO UTILIZAVA A VENTOINHA E SIM AS DUAS TORRES COM AS BOCAS,
SOBRESSAINDO-SE DA CARROCERIA, PARA A CAPTAÇÃO DO AR QUE REFRIGERAVA OS
MOTORES. ESTE SISTEMA TINHA A VANTAGEM DE MENOR PESO NO CONJUNTO MOTRIZ E, EM
CORRIDAS CURTAS, UTILIZAR UM COMANDO DE VÁLVULAS MAIS "BRABO", PARA
QUE O MOTOR GIRASSE MAIS ALTO, SEM O RISCO DE PARTIR A CORREIA, POIS UMA
BATERIA NOVA AGUENTAVA TER CORRENTE PARA A CORRIDA TODA, A EXEMPLO DOS CARROS
DE FÓRMULA.
Pilotão velho, está
atrapalhado, está foto mostra os carros na curva defronte ao Calabar , indo em direção ao túnel. Logo à frente deles, à
esquerda ,está a entrada para a Rua Barão de Loreto. Para esclarecer dúvidas de
outros, a curva do Calabar era a que hoje tem um posto Shell, (vejam o croqui na
matéria completa) vinham no sentido inverso para a Barra, está curva em questão
por ser em frente à do Calabar, a galera na época chamava de Calabar de Dentro.
Abraça a todos.
E o cárter seco no capu dianteiro,entre os faróis?? Caixa curta,p2 era isso
mesmo ???
A caixa 2 tinha primeira e segunda longas , terceira e quarta normais
e diferencial longo, o que na pista da centenário ficava bom pois usava-se até
a primeira na curva do posto.
André Burity lembrou uma coisa, tinham também as caixas 3 e 4 da Puma
e o pessoal misturava as diversas combinações de carretas das marchas e de
coroa e pinhão. Para a centenário a gente usava no carro da Equipe Curvello,
primeira e segunda longas e terceira e quarta curtas, no nosso caso o
diferencial longo, lembro que ficava muito bom para a reta de frente aos boxes
e a curva lenta do posto que a gente colocava primeira para o carro sair
forte.As outras curvas e retas tinhamos as marchas todas muito próximas que
faziam com que o carro ficasse sempre com o motor em giro elevado.
· 5
amigos em comum
Adorava
quando tinham corridas
Eu usava a quarta 0,97, no
protótipo da Cobape. Nos dá Catu Motor, não me recordo. Mas com certeza eram
mais curtas, pois a reta de Fortaleza, onde corríamos era mais curta. Pera
acertar um câmbio você começa pela quarta. Ou seja, você tem que chegar no
ponto de frenagem, ao final da maior reta do circuito, com o máximo de giros
permitido pelo seu motor. No SP2 que tenho ainda hoje, coloquei um motor AP 2.0
e tive que alongar a terceira e a quarta. Cheguei a por 180 na BR, aí a frente
ficou muito solta e faltou a coragem de antigamente.
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· 1
a
Grande piloto, falou foi pista, a coragem acho que ainda está aí....
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· 1
a
Faltou
Querido amigo MCL. Breve vou postar algumas preciosidades no seu blog.
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· 1
a
Medra como já lhe falei, aliás falei
para Ivan, Adriano, Bahia, o Old Races não é só meu, é nosso , nosso patrimônio histórico e está
a disposição de todos vocês, ouviu André Burity? A ideia é perpetuar esta
história do
automobilismo baiano e conto com a ajuda de todos para postar os seus
depoimentos e as suas lembranças. Um abraço a todos e renovo meu convite para
lerem as matérias antigas que postei sobre as corridas da Barra e Centenário.
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· 1
a
A quarta era 0,96 e não 0,97.
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· 1
a
Com relação a curva do Calabar, você tem razão. Os carros estão
embaixo de casa onde nosso amigo Leo Strand morava.
OUTROS COMENTÁRIOS EM
DIVERSOS COMPARTILHAMENTOS DA MATÉRIA NO FACEBOOK:
Lisandro Cardozo
Pena que acabou...
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· 2
a
Mário Sérgio Facó ESCUDERIA
AF
· Responder
· 2
a
Equipe Cobape
· Responder
· 2
a
Corriam
Lulu geladeira e André Burity nos 2 pumas amarelinhos.
· Responder
· 1
a
E o
Pitubão?
E o Farol
da Barra ...
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· 1
a
Waldir
Fernandes
27
de março de 2017 ·
Quando a
CENTENÁRIO era circuito de rua!
Altas corridas!
Altas corridas!
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Comentários
Quem se lembra de Lulu Geladeira e Ferrugem?
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· 1
a
Grande lembrança!
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· 1
a
A centenário, do shopping barra até o túnel era pista de corrida.
Era legal.
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