- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Em 1968 a revenda Caria Ribeiro tirou do seu estoque de veículos 0Km para venda, um Volks modelo Pé de Boi, que era uma versão mais simples e barata do nosso fusca e destinou o mesmo para a Escuderia AF a fim de ser o segundo carro da equipe.
O pacato Pé de Boi foi então totalmente desmontado, teve sua carroceria pintada de amarelo no padrão da equipe, os para lamas foram recortados para diminuir o peso e foi remontado com todas as alterações necessárias para se tornar um carro de corrida.
Recebeu um motor 1600 super preparado pela MM, caixa nº2 da Puma, rodas Scorro com pneus esportivos, estabilizadores e amortecedores especiais, etc...
Primeira corrida, ainda com o capo, portas e vidros originais.
Aqui ele aparece alinhado para a largada de uma corrida em Salvador, já com capo e portas de fibra de vidro, entradas de ar laterais para refrigeração do motor, além de acrílicos em substituição aos vidros originais.
O Fusca estreou em uma corrida na Centenário ainda em 1968, vindo depois a participar no inicio de 1969 da corrida de inauguração do Autódromo Virgílio Távora no Ceará.
No ano de 1969 teve participação em varias corridas na Cidade Universitária no Recife, na Avenida do Centenário em Salvador e nos 1000 Km de Brasília, até ser parcialmente destruído em uma capotada com o piloto André Burity no Autódromo do Ceará.
Com o acidente, o fusca teve a mecânica retirada para ser reaproveitada em outro carro da Escuderia AF e a carroceria foi vendida para a Equipe Cravo Bauer que após conserta-la reaproveitou-a para as corridas, com nova mecânica e novos equipamentos.
O histórico Pé de Boi permaneceu na Equipe Cravo Bauer até ser consumido pelo fogo, junto com o Lorena e os protótipos Elva da equipe, em um incêndio no atelier do escultor Mario Cravo onde os mesmos estavam guardados.
O fusca em ação na Avenida do Centenário, foto de um filme em super 8.
Reportagem da revista Auto Esporte nº55 de maio de 1969, chegando em segundo lugar, pilotado por Lulu Geladeira.
Na inauguração do Autódromo do Ceará.
NOTÍCIAS:
Jornal A TARDE - 28/12/1968
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