Translate

sábado, 4 de abril de 2015

Equipes baianas - CravoBauer


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


EQUIPE CRAVO-BAUER












A Equipe Cravo Bauer, foi criada a partir de uma parceria entre o escultor baiano Mario Cravo e a Oficina Bauer Motor, de Otto Bauer.

Todo o custo de manutenção da equipe, inclusive a compra dos carros, foram bancados por Mario Cravo, cabendo à Bauer Motor fornecer a mão de obra de mecânica, suporte técnico e guarda dos carros, disponibilizando toda a estrutura da oficina para a equipe.

Inicialmente o único piloto era Ivan Cravo, depois entrou Carlos Eduardo Silva (Babinho) e posteriormente o outro filho de Mario, Otávio Cravo (Pingo), também passou a pilotar pela equipe.

A CravoBauer foi uma das equipes mais competitivas da Bahia e teve alguns bons resultados, inclusive tendo vencido com Ivan uma prova do Torneio Norte-Nordeste em 1970 na Avenida do Centenário.


Ivan Cravo e Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho)

O Elva I nº 111 da Equipe CravoBauer

O Elva I nº 33 alinhado para a largada de uma prova no Autódromo Virgilio Tavora.

O protótipo Elva II nº 2 (calango verde) pronto para a largada de uma prova no Ceará. Sentado no carro esta Otto Bauer, em pé de chapéu de palha, Mario Cravo Jr. e ao seu lado o piloto Otavio Cravo. No outro lado do carro esta Ivan Cravo.

O Elva II nº 2 da Equipe CravoBauer alinhado para a largada no autódromo do Ceará. Ao lado do carro estão Otto Bauer e Ivan Cravo.

A Equipe CravoBauer foi umas das equipes baianas além da Caria Ribeiro-Pepsi Cola (ex Escuderia AF) e Catu Motor, que continuaram correndo no Ceará após a proibição em 1972 de corridas de rua em todo o território nacional.


CURIOSIDADES/ DIVERSOS/ NOTÍCIAS:


O famoso escultor baiano Mario Cravo Jr. conversando com o piloto Carlos Eduardo Ferraz Silva, ao lado do VW Força Livre da Equipe Cravo Bauer. Notem que ele segura nas mãos o capacete do filho Ivan Cravo


Alguns pilotos da Bahia em uma pose nos boxes do Ceará. Identificamos da esquerda para a direita; Ivan Cravo (2º esq.), Carlos Medrado, Mario Monteiro e os dois últimos da direita, Mario Cravo e Otavio Cravo.

 Protótipo Elva I nº111 sendo manobrado por Ivan Cravo, no portão da casa de Mario Cravo, no bairro do Rio Vermelho em Salvador.

 Noticia sobre o acidente com Ivan Cravo no circuito da Avenida do Centenário em Salvador.


 Noticia de jornal sobre a boa atuação de Ivan e Otto Bauer no Autódromo Virgílio Tavora no Ceará

Noticias sobre a espetacular vitória de Ivan no Norte-Nordeste, sobre os Pumas da AF e demais "bichos papões" do automobilismo do Nordeste.  


Boxes no Ceará, no lado esquerdo o Elva II nº 2 de Otavio Cravo que esta agachado junto ao pai, Mario Cravo (com chapéu de palha).

O Lorena GT da Equipe Cravo Bauer, alinhado para uma largada no autódromo do Ceará, vendo-se o piloto Ivan Cravo em pé entre o Volks e o Lorena.


Noticias sobre uma prova no Ceará, em setembro de 1970, na fotografia aparece o protótipo Elva I da CravoBauer e a bandeirada de largada sendo dada pelo ator Claudio Marzo.

Local onde nos anos 60/70, era a oficina BAUER MOTOR, no Dique do Tororó em Salvador Bahia.

Estrutura da Equipe Cravo Bauer:

PILOTOS:
Ivan Cravo
Otavio (Pingo) Cravo
Carlos Eduardo Silva

Chefes de Equipe: 
Mario Cravo Jr.
Adriano Fernandes

Mecânica:
Otto Bauer

Patrocinadores:
Cibié
Metal Leve
Porém praticamente todos os custos eram bancados por Mario Cravo e Bauer Motor.


ATUALIZAÇÕES/REVISÕES:
Matéria atualizada em 02/05/2015
Matéria atualizada em 04/08/2016 
Matéria atualizada em 20/04/2020


Material utilizado: fotografias dos acervos de Ivan Cravo, Arthur Barros, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Mauricio Castro Lima. Fotografia compartilhada de pesquisa na Internet, sem indicação de direito autoral.Reprodução de notícias: TRIBUNA DO CEARÁ de 14/09/1970 -  TRIBUNA DA BAHIA de 23/11/1970 - JORNAL DA BAHIA.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com




2 comentários:

Ivan disse...

Excelente á historia da equipe Cravo Bauer,e de seus participantes , assim como os pilotos da qual junto com todos que fizeram dessa equipe ,uma das mais competitivas nos anos setenta, QUERO NESSE COMENTÁRIO,PARABENIZAR MAURICIO CASTRO LIMA, E TODOS QUE AJUDARAM Á TRAZER A HISTÓRIA DA EQUIPE.IVAN CRAVO EX.PILOTO.

Old Races disse...

Amigo Ivan, a história da Equipe Cravo Bauer é brilhante como foram a história de muitas das equipes do nosso automobilismo dos anos 60/70, porém o maior mérito da sua equipe e principalmente seu, foi ter vencido uma prova Norte Nordeste batendo as mais poderosas máquinas e equipes de Pernambuco, Ceará e Bahia!
Nunca deixar de lembrar a dedicação do velho Mario e a competência germânica de Otto Bauer!
Mostre este post ao seu pai e dê por mim um grande abraço nele.
Obrigado pelo comentário e um forte abraço para você.

Postar um comentário