- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Poucos souberam, mas os emblemáticos números dos Pumas da Escuderia AF tinham um forte significado emocional, que começou com o nº 17, ostentado pelo primeiro Puma Espartano modelo 68, na estreia nos 500 Km da Bahia em 1968.
Segundo me contou Adriano Fernandes, o número 17 foi escolhido por ser uma combinação do número 1 que era utilizado por Lulu Geladeira nas corridas da Barra, com o número 7 que era utilizado por Nelson Taboada, também nas mesmas corridas do Farol da Barra.
Lulu Geladeira correndo com o nº1 na Barra
Nelson Taboada correndo com o nº7 na Barra
Com a chegada do segundo Puma, o que tinha mecânica Porsche, passaram a utilizar o número 71 que era a mesma combinação, só que invertida.
Já o número 70 passou a ser usado em 1970 que foi o ano comemorativo dos 2 anos de fundação da escuderia.
O primeiro Puma Espartano em sua estreia nos 500 Km da Bahia de 1968, usando o nº 17.
O Puma Porsche também na sua estreia nos 500Km da Bahia de 1969, usando o nº17.
O primeiro Puma Espartano usando o nº71 nos 500Km da Bahia de 1969.
O primeiro Puma Espartano em 1970 portando o nº70.
O segundo Puma na última corrida da Centenário em 1972, ja correndo pela equipe Pepsi Cola=Caria Ribeiro e usando o nº72.
Detalhes curiosos : O único dos Pumas que correu com o nº70 foi o primeiro.
O Puma Porsche usou o nº17, usou eventualmente o nº1 em uma corrida em Fortaleza, depois o nº71 e na última corrida em 1972 participou usando o nº 72 (?).
O primeiro Puma usou o nº17, passou para o nº71, em 1970 usou o nº 70, voltando depois ao nº 17 e por fim o nº 70 novamente.
Fotografias dos acervos de: Eduardo B. Ribeiro, John Brusell, Mario Cabral Filho, Lulu Geladeira, Nelson Taboada e Mauricio C, Lima
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