A pista com cerca de 2km de extensão, tem curvas com inclinação de até 60° e abrigou o primeiro Grande Premio da Espanha em sua inauguração. A prova de 200 voltas foi vencida por Alberto Divo com um Sunbeam, com uma média de 155,96 km/h, ficando em segundo lugar o Conde Louis Zborowski (autor da volta mais rápida e recorde da pista), com um Miller.
Apesar dos problemas financeiros decorrentes do alto custo da obra, os proprietários do autódromo ainda conseguiram realizar corridas até 1925.
Em 1930 a pista foi vendida a Edgard de Morawitz e a última corrida realizada por lá foi no ano de 1955.
Abaixo um trecho transcrito da Wikipédia sobre a situação atual do autódromo:
_________________________________________________________________________
Atualidade
O autódromo continua abandonado, apesar de receber visitas de fãs de
automobilismo, que o visitam para admirar a pista e caminhar por suas curvas em
perfeito estado de conservação. As retas estavam parcialmente cobertas de
vegetação, até que no início de 2009 se realizou uma operação de limpeza,
permitindo que se possam dar voltas completas de carro no circuito, com
autorização de seu proprietário. Pretende-se iniciar um projeto de restauração
para receber corridas de carros clássicos, bem como fazer um museu onde se
localizava sua arquibancada principal.4
O circuito também recebe visitas guiadas desde o ano de 2010.5 Em 2012, os pilotos espanhois Carlos Sainz e Miguel Molina pilotaram
um Audi R8 LMS sobre o velho asfalto de
Terramar. Apesar das difíceis condições de pista, com rachaduras e um tanto
acidentada, Sainz estabeleceu um novo recorde para a pista, em 42,6 segundos, a
170 km/h de velocidade média, batendo a histórica marca de Zborowski, obtida em
1923.6
Devido à elevada
qualidade da construção, a pista e os prédios anexos continuam de pé mais de 80
anos depois e estão em excelente estado de conservação.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
_______________________________________________________________________________
Estado de total abandono da pista em 2001
Estado da pista em 2009 após a operação de limpeza e pequenos reparos.
O Audi R8 de Carlos Sainz e Miguel Molina em 2012, quebrando o recorde de Zborowski obtido em 1923.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER MAIS SOBRE O CIRCUITO DE SITGES-TERRAMAR:
http://www.flatout.com.br/sitges-terramar-o-circuito-oval-esquecido-e-assustador-da-espanha/
Fotografias compartilhadas de pesquisas na internet,sem indicação de direitos autorais. Vídeo compartilhado do You Tube
Fotografias, pesquisa e reprodução de texto: Wikipédia, a enciclopédia livre
OBS: As publicações aqui citados serviram apenas de base para a redação da matéria e não foram copiados na íntegra ou em partes..
Caso alguma empresa ou pessoa possua direitos autorais sobre alguma das fotografias aqui utilizadas,favor entrar em contato pelo Blog oldraces.blogspot.com ou pelo email m.castrolima.arq@gmail.com que será providenciada a remoção da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário