-TRIBUTO A EDUARDO GOMES RIBEIRO-
O Posto do Cristo ficou definitivamente ligado à história do automobilismo da Bahia, era a sede do Automóvel Clube de Salvador, a sede extra-oficial da Federação Bahiana de Automobilismo e o lugar onde as coisas ligadas ao automobilismo aconteciam. Na semana que antecedia uma corrida era tudo muito movimentado, com reuniões de pilotos, de dirigentes, do pessoal de apoio, de patrocinadores ligados ao automobilismo e até mesmo simpatizantes do esporte que apareciam para puro bate papo.
Tudo isto acontecia porque Eduardo Gomes Ribeiro, o proprietário do posto, era também Diretor de Provas do Automóvel Clube e uma das "molas mestras" da organização das corridas em nossa cidade.
Puma da AF no Posto do Cristo em 1968.
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Posto do Cristo em 1969 👇
no Posto do Cristo após vencer a corrida de inau-
guração do Autódromo Virgílio Távora no Ceará , em janeiro de 1969.
participar de uma corrida, os 500 Km da Bahia ,
realizado em 25 de agosto de 1968, alguns meses antes destas fotos.
uma seção de fotografias publicitárias da fábrica
Puma
Puma da AF em exposição no posto, após mais uma vitória na pista da Avenida do Centenário no inicio de 1969. Aqui já apresenta um visual diferente, com as entradas de ar tipo periscópio.
Eduardo Ribeiro em plena atividade na pista da Avenida do Centenário, dando bandeira vermelha para um concorrente.
Da esquerda para a direita, Mauricio Fainstein, Aristóteles Moreira (diretor esportivo da Federação Bahiana de Automobilismo) e Eduardo Ribeiro (de calça branca).
Cocktail pós corrida, pilotos José Luis Bastos e Lulu geladeira, uma pessoa não identificada entre os dois pilotos, Eduardo Ribeiro, Adriano Fernandes (chefe de equipe da Escuderia AF) e o prefeito Antônio Carlos Magalhães.
Eduardo Ribeiro foi um homem honrado, bom amigo, pai de família exemplar! Como dirigente esportivo, não fazia por menos, sempre dedicado ao automobilismo procurava ajudar os pilotos, principalmente os mais novos, cedia as instalações do seu próprio negócio para encontros, reuniões e outros eventos relacionados ao esporte a motor. Quando problemas apareciam ele era sempre o mediador, como um juiz, que de fato ele foi!
Após a proibição das corridas de rua em todo o país, passou a dedicar-se à pesca oceânica esportiva com o mesmo afinco e competência que se dedicava ao automobilismo!
No final dos anos 90, Eduardo Ribeiro já aposentado ao lado do filho e sucessor Eduardo Bandeira Ribeiro.
Fotos: arquivo Old Races, arquivo Eduardo B.Ribeiro.Texto - Mauricio de Castro Lima.
Eduardo Ribeiro foi um homem honrado, bom amigo, pai de família exemplar! Como dirigente esportivo, não fazia por menos, sempre dedicado ao automobilismo procurava ajudar os pilotos, principalmente os mais novos, cedia as instalações do seu próprio negócio para encontros, reuniões e outros eventos relacionados ao esporte a motor. Quando problemas apareciam ele era sempre o mediador, como um juiz, que de fato ele foi!
Após a proibição das corridas de rua em todo o país, passou a dedicar-se à pesca oceânica esportiva com o mesmo afinco e competência que se dedicava ao automobilismo!
No final dos anos 90, Eduardo Ribeiro já aposentado ao lado do filho e sucessor Eduardo Bandeira Ribeiro.
Fotos: arquivo Old Races, arquivo Eduardo B.Ribeiro.Texto - Mauricio de Castro Lima.
Uma figura muito querida e especial