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sábado, 15 de maio de 2021

As 85 vitórias do DKW



De 1959 a agosto de 1964, os DKW venceram 85 competições esportivas no Brasil, entre corridas, rallyes, subidas de montanhas e provas de arrancada, conforme podemos constatar por esta notícia de um jornal da época. 



Entre as muitas vitórias em corridas, estão estas duas, no Circuito do Farol da Barra em Salvador Bahia, em 1961.




Acima, a carretera da Serva Ribeiro e abaixo a carretera 10 da Equipe Vemag oficial de fábrica, com seus pilotos, Mario Cesar Camargo (Marinho) e Bird Clemente.

Enfrentando carros geralmente de maior cilindrada, os valentes DKW, com seu motor de 2 tempos e 1000 cc, sempre davam trabalho e muitas vezes saiam vitoriosos!
A carretera da fábrica "assombrando" nas Mil Milhas de 1961.


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Reportagem de jornal antigo, fotografia de Saloma do Blog, fotografias compartilhadas na Internet, sem indicações de direitos autorais, fotografia acervo Automóvel Clube de Salvador.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Arte Old Races

 

Nossa arte ! 
           
Autor - Mauricio de Castro Lima

Brasileiro, arquiteto urbanista, nascido em Salvador Bahia.
2020 (acrílico sobre tela).

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

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domingo, 9 de maio de 2021

Dia das Mães



   Alexandre, Aninha e eu, com o nosso Alpine em 2003.

Desejo um feliz dia para todas as mães e em especial para ela, minha companheira de toda uma vida!
 

Mauricio C. Lima


quarta-feira, 5 de maio de 2021

Desempenho Old Races


 De janeiro a maio de 2021, o blog Old Races teve 13.100 visualizações orgânicas, isto é, sem nenhum pagamento para que as matérias aqui publicadas fossem direcionadas, o que para mim considero uma boa performance, visto que os nossas publicações são muito específicas e destinadas a um público relativamente restrito.
Abaixo estão os mapas analíticos do período citado, com a relação dos países com mais visualizações e também as matérias que foram mais visitadas.





Analisando o desempenho do blog...

Só tenho a agradecer aos que têm nos prestigiado com a sua leitura, ao longos destes anos.

Um grande abraço a todos!

Mauricio C. Lima

sábado, 1 de maio de 2021

1º de maio de 1994

 

Nesse dia em 1994...


Uma bela fotografia e uma belíssima homenagem a Ayrton Senna.

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FOTO DO MÊS - MAIO 2021

 

GP de Mônaco 1966

Granham Hill x Jim Clark


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sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Kartódromo do Stiep

O Kartódromo do Stiep em Salvador, foi construído para ser a casa definitiva do kartismo baiano, porém como o mesmo acabou ficando em uma das áreas mais valorizadas da cidade, hoje o centro financeiro de Salvador, acabou sendo "engolido" pela especulação imobiliária e terminou saindo de lá para o município vizinho  de Lauro de Freitas, no inicio da década de 90.  
O kartódromo do Stiep ficou para sempre na história do Kart baiano e dificilmente será esquecido.
Abaixo estão algumas fotografias do Kartódromo no final dos anos 70.



Vista geral do Kartódromo.




Disputa pela liderança de uma corrida, entre Elcio Paiva e Ivan Cravo.








Antônio Lobo (Tuica), Carlos Medrado, Andre Burity, Euvaldo Pinho, Ivan Cravo, Mario Português e Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho), entre outros...









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terça-feira, 20 de abril de 2021

A História dos carros Elva

 

Anteriormente já publicamos aqui algumas matérias sobre os protótipos Elva de competições e também sobre o Elva GT, que fizeram sucesso no final dos anos 60 e início dos anos 70, principalmente por terem sido construídos por estudantes de engenharia, de forma totalmente artesanal e em uma simples garagem residencial. 

A história começa em 1967, com a ideia surgindo de uma conversa entre Elcio Paiva e Francisco Ribeiro, durante uma disputa com carros de autorama e a inspiração vindo do Ford GT 40 e da Lamborghini P 250, conforme podemos constatar pelas proprias palavras de Chico Ribeiro em um email que nos enviou:  Caro amigo Mauricio,sobrevivente de uma era......Estou te mandando este email para vc completar o seu acervo sobre o ELVA. Este anuncio foi quando fomos convidados pela 4 rodas e a primeira viajem do Elva para SP. O Elva  tem uma historia que começou em cima de um carro de autorama que eu comprei e foi um sucesso, o FORD GT 40. Elcio  com a maluquice falou, vamos construir um carro igual a este, e ai começou a aventura. Paulo Roberto que vc vai ler foi um amigo que acabou sendo contratado pela Ford como estilista e foi para S.P. A primeira cor foi branco, amarelo limão e morreu vermelho. Castrão foi o eletricista e eu o peão de obra juntamente com Elcio. Eu praticamente morava com Elcio pois  tínhamos  BANDA DE MUSICA, OFICINA, KART e etc. Também sou um sobrevivente pois fiz muita maluquice de moto e fusca era craque no pega para o RIO DE JANEIRO ,kkkkk . Fico por aqui aguardando suas noticias , um abraço CHIQUINHO.

Naquela época Elcio além de estudar engenharia, já era um piloto consagrado no Kart, um dos pioneiros da modalidade na Bahia e contou com a ajuda de mais dois amigos além de Chiquinho Ribeiro, Raimundo Castro e Paulo Roberto Sá dos Santos.

No início de tudo em 1968, a difícil confecção da fôrma em arame, para dai fazerem os moldes em gesso para posterior fabricação das carrocerias.

Reportagem na revista Autoesporte em julho de 1968.

Em 1969 o Elva GT ainda estava assim, quando Elcio resolveu produzir algumas carrocerias para equipes de competições baianas.

Em 1968 as corridas de automóveis que haviam parado desde o acidente fatal com o piloto Fernando Scafa, em uma prova de arrancada nos Dendezeiros na Cidade Baixa, voltaram a acontecer no novo circuito da Avenida do Centenário e com isso  surgiram então muitas equipes de corridas e entre elas a Equipe Rácio/Cobape, que foi originária da antiga Equipe Racio de kart, a qual Elcio havia sido um dos fundadores juntamente com Raimundo Castro.

No final de 1969, a equipe Racio/Cobape tinha necessidade de construir um carro mais veloz para as competições, em substituição aos Fuscas que vinha utilizando e encomendou a Elcio a construção do mesmo. Utilizaram os moldes adaptados do GT, sem a capota e montaram em um chassi tubular feito por um polonês chamado Jô, que fabricava Karts. 

O Protótipo ELVA l da Equipe Cobape, no estilo spider, sem capota, foi o primeiro Elva a ficar pronto no início de 1970. Na primeira fotografia da matéria da Tribuna da Bahia acima, ele ainda está no final da construção e abaixo a estreia nas pistas, com o piloto Fred Leal.

Em 1970 mais dois protótipos ELVA foram construidos, um para a Equipe Cravo Bauer e o outro para a equipe RM, sendo que o da Cravo Bauer foi montado no atelier da artista plástico Mario Cravo. 

ELVA ll da Equipe Cravo Bauer, tinha motor Volkswagen com 1800 cc e foi o segundo carro Elva a ficar pronto em 1970.


O ELVA III da equipe RM em construção, na foto Elcio Paiva e Chico Ribeiro, dentro do carro. 

Na sequencia de fotografias abaixo que foram tiradas na rua da garagem de Elcio, no Bairro da Pituba em 1970, temos o ELVA GT ainda inacabado, o Protótipo Elva III em finalização e o Protótipo Elva I da Equipe Cobape que estava sendo  recuperado de prováveis avarias que sofreu nas pistas. 


O Protótipo Elva III da RM, o terceiro a ficar pronto, na sua estreia nas pistas em 1970 com o piloto Roberto Bahia.


Em 1970 a montagem do Elva GT continuou e o mesmo ficou pronto no início de 1971.



Também em 1971, no atelier de Mario Cravo e na Oficina Bauer Motor, mais um Protótipo Elva é montado para a Equipe Cravo Bauer, o Elva IV. 

O Protótipo Elva IV da Equipe Cravo Bauer.

Elcio Paiva com o Elva GT no Farol da Barra em Salvador.


Os quatro protótipos Elva em atividade, de cima para baixo, Elva I, II, III e IV.

NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES DIVERSAS:


MATÉRIA DA REVISTA AUTOESPORTE - 1971








O vitorioso Protótipo Elva II no Ceará, ocasião em que só não venceu por uma parada inesperada nos boxes, já na Avenida Centenário em 1970, obteve uma importante vitória na prova do Norte/Nordeste, pilotado por Ivan Cravo.



É desconhecido o destino do Elva GT e dos protótipos da Equipe Cobape e da Equipe RM, quanto aos dois protótipos da Equipe Cravo Bauer, foram destruídos em um incêndio que aconteceu no atelier do escultor Mario Cravo, onde os mesmos estavam guardados, juntamente com o Fusca e o Lorena GT da equipe.

História dos Elva (PARTE 1):

História dos Elva (PARTE 2):

História dos Elva (PARTE 3):

Os Protótipos Elva:

MATÉRIA REVISADA EM 22/04/2021.

Old Races.blogspot.com
Produzido por MAURICIO DE CASTRO LIMA -  m.castrolima.arq@gmail.com

Material utilizado na matéria: fotos de jornais da época, anotações, fotos e textos do autor, fotos do acervo dos pilotos  Ivan Cravo e Fred Leal , fotos do acervo de Elcio Paiva, fotos e reportagens de revistas diversas.