Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Puma 1900 cc - receita dos anos 70


Este Puma GT amarelo mixing modelo 1974, foi comprado 0 Km na revenda autorizada
Caria Ribeiro em Salvador e foi preparado pela mesma, com os melhores recursos que existiam na época, para se melhorar a performance do motor Volkswagen  para o uso nas ruas.

Aos que não sabem, a revenda baiana Caria Ribeiro (VW e Puma), foi patrocinadora da lendária Scuderie AF de Adriano Fernandes e Lulu Geladeira e por intermédio de um dos seus proprietários, Renato Caria, que também era um dos sócios da AF, desenvolveu estreitos vínculos comerciais com a Fabrica Puma e com a Comercial MM, o que lhes permitiu adquirir a expertise necessária para fazer excelentes preparações nos motores Volkswagen.



O Puma teve a relação de coroa/pinhão do diferencial alterada, o que fez todas as marchas ficarem mais longas e as suspensões  dianteira e traseira rebaixadas com a adição de estabilizadores.
No motor foram usados Kits de 88 mm da Vicsa e eixo virabrequim roletado SPG, mais longo (82mm), para se poder chegar aos 1968 cc. Os cabeçotes de dupla entrada polidos e trabalhados para uma taxa de compressão de 8,5: 1, as molas e válvulas maiores de 40 mm e o comando de válvulas Iskenderien 10/10, somados aos enormes carburadores duplos Dellorto 40, permitiram que a potencia chegasse a cerca de 150 HP.*
Complementando a preparação, o volante do motor foi aliviado e balanceado, a embreagem foi reforçada e foi usada uma bomba de óleo duplo corpo com radiador e reservatório para 7 litros de óleo. 



O resultado final foi excelente, ficou um carro muito veloz e com arrancada muito boa, mesmo com o diferencial longo. 
Apesar de não dispor dos dados referentes às medidas de performance, cito aqui a título de comparação, um teste que fizemos com um Ford Maverick GT V8, do qual o Puma ganhou na velocidade final e ficou praticamente emparelhado no zero a 100 Km/h.


*Potência estimada na medida SAE (bruta), de acordo com outros motores similares desenvolvidos na época.

Fotografias - arquivo de Mauricio C. Lima.
oldraces.blogspot.com


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Encontro Anual do Veteran Bahia



A má vontade e a falta de responsabilidade e bom senso  da atual administração municipal, terminaram por expulsar do Campo Grande um importante evento cultural que é o Encontro Anual de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Bahia e que há mais de onze anos acontecia sempre no mês de Dezembro naquela localidade.
Quem perde ? A população da cidade, os hotéis, bares,restaurantes e comércio local, sem falar nos ambulantes em geral.
O evento vai acontecer em outro local, no estacionamento fechado do Shopping Bela Vista e provavelmente será visto por muito menos pessoas do que seria no Campo Grande, sem contar o que a exposição perde em importância beleza e grandeza por não estar na nossa mais importante praça pública!!
No Brasil inteiro os eventos como esse são valorizados, movimentam a economia e trazem recursos para o município onde acontecem, no entanto aqui na terra do atraso, os responsáveis pela gestão municipal ainda não conseguiram enxergar isso.
É lamentável !!



sábado, 17 de agosto de 2019

A caminho de uma nova vida


De raridades a trapizongas, todos indo para o restauro e para uma nova vida !






















Imagens compartilhadas da Internet, sem indicação de direitos autorais.

oldraces.blogspot.com

sábado, 10 de agosto de 2019

Há exatos 50 anos!

Na fotografia, a Alfa P33 de Marivaldo Fernandes/José Carlos Pace e o Willys Interlagos de Arivaldo Carvalho/Mauricio Castro Lima.

No dia 10 de agosto de 1969, há exatos 50 anos, acontecia no circuito da Avenida do Centenário, a prova dos 500 Km da Bahia, uma corrida de longa duração,  válida pelo campeonato brasileiro de automobilismo e que contou com a participação de carros e pilotos de vários estados brasileiros.
Foi um dia de festa para o automobilismo baiano e que colocou a cidade de Salvador em evidência no cenário automobilístico nacional!


Clique no link para ler as matérias sobre a corrida, partes 1 e 2:

https://oldraces.blogspot.com/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html

https://oldraces.blogspot.com/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html

Leia também:

https://oldraces.blogspot.com/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html




sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Colorindo a Avenida Centenário


Há 50 anos fazíamos a história do automobilismo baiano no saudoso Circuito da Avenida do Centenário e para comemorar, colorimos algumas fotografias em preto e branco da época, procurando dar às cores a maior fidelidade possível.


Nesta fotografia de uma largada no início de 1970, vemos uma grande falha na segurança, notem que a largada foi dada com um mecânico ainda entre os carros! 
Arrumando o grid dos 500 Km da Bahia de 1969.

Bino Mark II quebrado, o Puma da Carbel de Marcelo Campos e o Puma Espartano da Scuderie AF de John Brusell/José Luis Bastos.
Grid de largada dos 500 Km de 1969, Alfa Romeo P33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes.


Curva do Calabar de dentro, Puma 71 ( Escuderia AF) John Brusell/José Luiz Bastos x Puma 39 da (Carbel) Marcelo Campos/Ivaldo Da Matta.


Curva do Calabar, Willys Interlagos de Arivaldo Carvalho/Mauricio Castro Lima e Alfa Romeo P 33 de José Carlos Pace/Marivaldo Fernandes.

oldraces.blogspot.com

FOTO DO MÊS - AGOSTO 2019


Autódromo do Rio de Janeiro no final da década de 60, um belo pega entre um FNM JK e um Simca, mais atras vem um Renault Gordini.

oldraces.blogspot.com

terça-feira, 30 de julho de 2019

domingo, 28 de julho de 2019

Exposição Super Carros no Shopping Barra




No fim de semana passado teve uma exposição de carros no estacionamento do Shopping Barra em Salvador, o foco era mais para carros novos, novas tecnologias, entre elas os elétricos.




Foi bom para encontrar velhos amigos, tomar um bom chopp e participar de animado bate papo, porém o mais interessante de tudo foi encontrar por lá alguns antigos em excepcional estado de conservação!