Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma senhora coleção!


- HOMENAGEM A CLEMENTE FARIA -

O galpão dos veículos até 1950




Este magnífico Packard, um dos carros mais impressionantes da coleção, tem um compartimento específico para uma taqueira de golf ,cuja capa tem a mesma forração em couro dos bancos do automóvel.

Em 1993 fui a Brasília buscar um BMW 320 coupé que havia adquirido de um conhecido e resolvi passar em Belo Horizonte para visitar uns amigos e dai tirar alguns dias de folga na bela e simpática capital mineira.
Em um sábado pela tarde, estávamos em um barzinho, quando um amigo em comum, sabedor de minha paixão por automóveis e corridas, apresentou-me ao Clemente Faria, empresário, piloto e colecionador de automóveis.
A agradável tarde passou e após muito papo e muito chopp, ao se despedir, Clemente convidou-me para na semana seguinte conhecer a sua coleção de automóveis antigos.
No dia e hora combinados, lá estávamos eu e alguns amigos, na Minas Máquinas, uma das empresas de Faria e que abrigava em seu terreno três grandes galpões que alojavam a impressionante coleção. 
 


Vários exemplares das marcas europeias mais famosas como Porsche, Alfa Romeo, Rolls Royce, Jaguar, Ferrari, Mercedes Benz, dividem o segundo galpão com veículos americanos como Ford Mustang e Chevrolet Camaro dos anos 50 em diante.
Na foto abaixo estou entre dois belos exemplares da Jaguar.


O ilustre médico mineiro (já falecido), Dr. Er Torres (esquerda) e meu companheiro de viagem o amigo Américo Passos admirando os belíssimos automóveis da coleção. 
Fomos recebidos com a maior cordialidade pelo próprio Clemente que após dar ordens à secretária que não deveria ser interrompido por nada que não fosse de máxima urgência, foi nos acompanhar de galpão em galpão mostrando tudo com a maior satisfação. 
Com o olho do bom colecionador que era, fez de tudo para que eu lhe vendesse o BMW 320 que eu acabara de adquirir e que obviamente não tinha o menor interesse em me desfazer.
                               O colecionador e ex piloto Clemente Faria.

                               O BMW 320 1977, com pouco mais de 60.000 km rodados, era tão novo que nem parecia um carro com 16 anos de fabricado.

NOTA - O empresário, colecionador e ex piloto de automobilismo Clemente Faria, faleceu em um acidente aéreo perto de Angra dos Reis no dia 12 de julho de 2012.


 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 9 de julho de 2016

E ai, vai encarar ? (2)

 

E ai, vai encarar estas feras??? 

















Fotografias compartilhadas de pesquisas na Internet sem indicações de direitos autorais.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Oficina Internacional


 Carlos Alberto Batista em uma pose na entrada da oficina em 1986. Na foto aparece ainda o nosso Alpine 1962.
 
No início dos anos 70, surgiu a Oficina Internacional localizada no Bairro da Federação em Salvador, que era especializada em consertar automóveis importados, vindo a ser uma das primeiras da cidade que recuperavam e faziam reparos em carrocerias de fibra de vidro.
Os proprietários dos primeiros Bugs, dos Lorenas, dos Pumas e de outros carros fora de série da época, passaram então a ser os principais clientes da oficina, que aos poucos foi ficando famosa pela boa qualidade de seus serviços. 


Vista panorâmica da oficina. No lado esquerdo junto ao Alpine, aparecem duas carrocerias, uma de MP Lafer e outra de Puma e no lado direito uma réplica da Mercedes Pagoda.

Fachada da Oficina Internacional e em amarelo e vermelho à direita a Internacional Auto Peças, revendia peças Puma e MP Lafer.

Nos anos 70, com a criação da Internacional Auto Peças, além da especialização em consertar carros de fibra, passaram a revender peças de Puma e MP Lafer.
Com a volta da importação de veículos nos anos 90, a oficina teve a sua melhor fase, tornando-se uma das mais requisitadas da cidade.



NOTICIA SOBRE A OFICINA: jornal A TARDE 30/03/1986
Nos tempos áureos da Internacional.Carlos Batista tinha a colaboração do pai Walter Batista e dos filhos, Marcio, Beto, Ró e Patricia, na administração da oficina.

Nos dias atuais, apesar de mais enxuta devido às turbulências na economia, a oficina continua lá no mesmo local, sendo ainda administrada por Carlos Batista e seus filhos Beto e Ró.


 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Old Races 3 anos


PARABÉNS !!


Old Races está completando hoje três anos de existência, com um total de 312 matérias postadas, com 63.920 visualizações diretas em  oldraces.blogspot.com, além de 1.368.400 visualizações do nosso perfil e/ou conteúdos do blog compartilhados em nossas paginas no Google +.

https://plus.google.com/u/0/+MauricioCastroLimaarq/posts

Neste período criamos uma nova pagina Old Races ,(voltada para vídeos antigos), além da coleção "Alpine, uma paixão", publicadas no Google +

https://plus.google.com/u/0/b/112399950324453983616/+OldracesBlogspot/posts?_ga=1.261574285.1868839303.1467902133

 Agradecemos a todos os amigos, parceiros, colaboradores e principalmente aos leitores que muito nos prestigiaram ao longo destes anos!

 Muito obrigado a todos!



                         Mauricio Castro Lima - 07/07/2016.



 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

terça-feira, 5 de julho de 2016

Equipe Willys - Documentário


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

Excelente documentário com a participação do ex piloto Bird Clemente, sobre a inesquecível Equipe Willys de Competições que foi um verdadeiro marco no automobilismo brasileiro dos anos 60. 




fff

domingo, 3 de julho de 2016

FOTO DO MÊS - julho 2016

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


1968 - Largada no Autódromo Virgilio Távora no Ceará


oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sexta-feira, 1 de julho de 2016

2 DE JULHO


Na data de 2 de julho comemora-se a Independência da Bahia, com um grande cortejo popular e político, que sai do centro histórico e atravessa parte da cidade de Salvador até a Praça 2 de Julho (o Campo Grande).
Neste tradicional cortejo são as atrações principais, os dois carros alegóricos que homenageiam os heróis das sangrentas batalhas aqui travadas, contra as tropas portuguesas que em 1823 ainda resistiam ferozmente à Independência do Brasil, que havia sido proclamada meses antes.
Por motivos nunca explicados, esta data que deveria ser comemorada como a VERDADEIRA independência do país, pois foi quando as tropas portuguesas finalmente foram derrotadas e expulsas do solo brasileiro, é esquecida e até mesmo desconhecida pela maioria do nosso povo.
Mas como o blog não é de História do Brasil , vamos lá ao que interessa, os dois carros alegóricos cujas imagens vão a seguir:

 Os carros são recuperados da ação do tempo por restauradores profissionais.
Abaixo um dos carros já decorado com flores deixa o Pavilhão para seguir no cortejo
O carro do Caboclo.

 O Pavilhão ou Casa 2 de Julho, onde os carros ficam guardados


A verdadeira História

Os carros no Campo Grande, onde ficam expostos por alguns dias.

 
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com