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sábado, 24 de janeiro de 2015

Lancia Fulvia Coupé

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -




Lancia Fulvia Coupé

Lancia Fulvia Coupé 1967


Lançado no Geneve Motor Show em 1963, o italiano Lancia Fulvia Coupé (Tipo 818), foi produzido até o ano de 1976.
O Lancia Fulvia teve uma notável participação na história do automobilismo mundial, principalmente nas provas de rallye de velocidade, tendo vencido em 1972 o International Rally Championship.
Uma curiosidade, o nome Fulvia, era uma alusão ao nome da aristocrata romana, Fulvia Flacca Bambula, que foi a espôsa de Marco Antônio.
A linha Fulvia tinha três versões, a Berlina (4portas saloon), a Sport (Coupé fastback desenhado e construido por Zagato) e o Coupé.

Motorizações dasVersões Fulvia Coupé:
  • Coupé   1216 cc80 hp (60 kW) a 6000 rpm.
  • Coupé HF -   1231 cc  -  88 hp (66 kW) a 6000 rpm
  • Rallye 1.3 HF -  1298 cc - 101 hp (75 kW) a 6400 rpm..
  • Rallye 1.3 -  1298 cc - 87 hp (65 kW) a 6000 rpm.
  • Rallye 1.3S  - 1298 cc - 92 hp (69 kW) a 6000 rpm.
  • Rallye 1.6 HF - 1584 cc - 115 hp (86 kW) a 6000 rpm.
  • Rallye 1.6 HF Variante 1016 - Foi o mais poderoso motor dos Fulvias , com 1584cc e 132 hp (98 kW), esta versão era usada pelas equipes de Rally nos anos 70.




Lancia Fulvia Coupé HF

A apimentada versão HF foi muito utilizada nas provas europeias de rallye

 O motor da versão HF 1600 com 132 HP


 A maquina de rallye em ação:








MATERIAL UTILIZADO:
Fotografias baixadas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais. Fotografias, pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre   
Fotografia de www.SimonCars.co.uk



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quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

domingo, 18 de janeiro de 2015

Lançamento do Puma Volkswagen em Salvador




Fotos do cocktail de apresentação e lançamento do PUMA Volkswagen 1500, no ano de 1968 em Salvador - Bahia.
O evento aconteceu na sede da Associação Atlética da Bahia, no bairro da Barra e foi capitaneado por Adriano Fernandes.










Nota - matéria atualizada em 06/06/2015.

Fotografias do acervo de Adriano Fernandes.

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sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Galeria de arte Old Races (3)



A bela e divertida arte de Mauricio Morais:


 O Volkswagen sedan 4 portas (Zé do Caixão) táxi, com o padrão do Rio de Janeiro, estacionado sobre o calçadão de pedras portuguesas de Copacabana. É o meu preferido!


 Fusca

Puma

Caminhão Mercedes



Clique no link abaixo para ver mais sobre Mauricio Morais:
http://mauriciomorais.blogspot.com.br/




Desenhos de Mauricio Morais.


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terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Espaço Old Races - III








O blog Old Races fez no dia 7 de janeiro um ano e meio de existência, com um numero expressivo de visualizações.

Chegamos nesta data a 164 postagens, com 31.700 visualizações diretas do blog e 610.520 visualizações do nosso perfil e/ou conteúdos do blog, compartilhados no Google +.
Agradecemos a todos que nos prestigiaram e dedicaram seu precioso tempo à leitura das nossas matérias.

Neste ano que se inicia temos muito a contar e compartilhar com vocês!

 Muito obrigado!








Onde estão os nossos leitores









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sábado, 10 de janeiro de 2015

Os números dos Pumas da AF


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -






Poucos souberam, mas os emblemáticos números dos Pumas da Escuderia AF tinham  um forte significado emocional, que começou com o nº 17, ostentado pelo primeiro Puma Espartano modelo 68, na estreia nos 500 Km da Bahia em 1968.
Segundo me contou Adriano Fernandes, o número 17 foi escolhido por ser uma combinação do número 1 que era utilizado por Lulu Geladeira nas corridas da Barra, com o número 7 que era utilizado por Nelson Taboada, também nas mesmas corridas do Farol da Barra. 

 Lulu Geladeira correndo com o nº1 na Barra

 Nelson Taboada correndo com o nº7 na Barra


Com a chegada do segundo Puma, o que tinha mecânica Porsche, passaram a utilizar o número 71 que era a mesma combinação, só que invertida.
Já o número 70 passou a ser usado em 1970 que foi o ano comemorativo dos 2 anos de fundação da escuderia.

O primeiro Puma Espartano em sua estreia nos 500 Km da Bahia de 1968, usando o nº 17.


O Puma Porsche também na sua estreia nos 500Km da Bahia de 1969, usando o nº17.


O primeiro Puma Espartano usando o nº71 nos 500Km da Bahia de 1969.


O primeiro Puma Espartano em 1970 portando o nº70.


 O segundo Puma na última corrida da Centenário em 1972, ja correndo pela equipe Pepsi Cola=Caria Ribeiro e usando o nº72.


 Detalhes curiosos : O único dos Pumas que correu com o nº70 foi o primeiro.
 O Puma Porsche usou o nº17, usou eventualmente o nº1 em uma corrida em Fortaleza, depois o nº71 e na última corrida em 1972 participou usando o nº 72 (?).
O primeiro Puma usou o nº17, passou para o nº71, em 1970 usou o nº 70, voltando depois ao nº 17 e por fim o nº 70  novamente.




Fotografias dos acervos de: Eduardo B. Ribeiro, John Brusell, Mario Cabral Filho, Lulu Geladeira, Nelson Taboada e Mauricio C, Lima

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quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

FOTO DO MÊS - janeiro 2015









Grid de largada do GP de Angola - Luanda em 1964.





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terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aberrações automotivas



Quando se trata de automóvel, o mau gosto às vezes beira o absurdo! Confiram nas fotografias abaixo algumas "aberrações automotivas" que selecionamos para vocês:



Verdadeiras "obras primas" do design:
A Kombi-Corcel é a campeã do mau gosto.







"Fantásticas" alterações mecânicas:
Fusca com ar condicionado de gaveta e fusca com motor de motocicleta.




Fotografias baixadas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais.

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segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Acidente na Centenário - Toncar


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


O Vl Circuito da Centenário foi realizado em maio de 1969, sendo vencido por Lulu Geladeira, a bordo do Puma Espartano nº17 da Escuderia AF.
A prova transcorreu sem maiores incidentes até a metade, quando teve que ser interrompida após o piloto Antônio Carlos
Pitta Lima (Toncar), perder o controle do seu Volkswagen força livre 1600 da Equipe Dick- Autobasa e bater forte em um pequeno barranco e em um poste.
Apesar do monte de terra ter amortecido a pancada, o piloto precisou ser atendido na pista e levado a um hospital.
Nas fotografias abaixo temos o momento do acidente e a sequencia de fotos onde podemos acompanhar o resgate e socorro dado ao piloto.
O Puma da Escuderia AF pilotado por Lulu Geladeira, contornando a traiçoeira curva do posto, vendo-se ao fundo assinalado o exato momento em que o VW de Toncar bate forte em um poste.


Detalhe ampliado do momento em que o Volkswagen de Toncar bate no poste.


 O piloto sendo retirado do carro.


 Toncar já fora do carro sendo amparado pelos bombeiros e....
....na sequencia ele passa mal devido à forte pancada que levou na cabeça....

 .......para então ser colocado em uma maca pelos seguranças e bombeiros.

Toncar já deitado na maca, sendo levado para o caminhão do Corpo de Bombeiros que o transportou até o Hospital.




Fotografias do acervo de  Adriano Fernandes . Texto de Mauricio Castro Lima

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