Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Acidentes da Centenário (2)

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -

No arquivo pessoal de Adriano Fernandes conseguimos localizar algumas fotografias do acidente do primeiro Puma Espartano da Escuderia AF da Bahia, que em parceria com a PUMA, funcionava como uma equipe semi oficial da fábrica.


O Puma na pista da Avenida Centenário.

Este Puma ficou muito famoso por ter sido o precursor da linhagem espartana de competições, por ter sido o primeiro Puma VW a participar de uma competição (500 km da Bahia em 1968), por ter sido o primeiro Puma a vencer uma corrida e por ter sido o vencedor da prova de inauguração do Autódromo Virgilio Távora no Ceará.

Era um carro muito especial, desenvolvido para competições e com detalhes nunca vistos em outro veiculo da marca, a exemplo dos limpadores do para brisa juntos , em uma posição parecida com a que a fábrica adotaria a partir de 1975.

 
 No acidente que sofreu em uma prova local no início do ano de 1969, estava sendo pilotado por Lulu Geladeira que perdeu o ponto de freada e veio a colidir com o muro de uma casa que ficava próxima ao circuito.
Com a batida o Puma teve a suspensão dianteira e a frente destruídas, tendo que abandonar a corrida.

 O Puma ficou bem avariado após o acidente, que felizmente não teve nenhum ferido. Nas fotos ele já esta em uma via fora do circuito para ser retirado.

 Estreia nos 500 km da Bahia em agosto de 1968. Na fotografia, Jorge Lettry e Norman Casari que fez dupla com Lulu Geladeira. Nesta corrida se não fosse uma decisão polêmica da direção de prova que o desclassificou, teria ficado em segundo lugar atrás apenas da Alfa GTA da equipe Jolly

 Vencendo a primeira corrida com Lulu Geladeira na Cidade Universitária no Recife.

Vencendo com Lulu Geladeira a prova de inauguração do Autódromo Virgilio Tavora no Ceará.


Em exposição no Posto do Cristo em Salvador, após a vitória em Recife.


Veja clicando no link abaixo, a matéria sobre os acidentes da Centenário
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/os-acidentes-da-centenario.html



Material utilizado: fotografias do acervo de Adriano Fernandes, Eduardo Ribeiro e Mauricio Castro Lima.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

1960 - 24hrs of Le Mans Corvette - Documentary



 - HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -


Documentário da Chevrolet sobre a participação do CORVETTE nas 24 Horas de Le Mans em 1960.


 Largada das 24 Horas de Le Mans de 1960
           
 O Corvette nº1 não completou a prova e o de nº2 ficou na 28ª posição geral,  não se classificando


O Corvette nº3 ficou no 8º lugar na classificação geral e 5º lugar na categoria GT

Largada das 24 Horas, vendo-se os Corvettes 1, 2 e 3 da Brigss S. Cunningham e o Corvette nº4 da Camoradi USA

 Corvettes 1, 2 e 3 da Brigss Cunningham


Vídeo e fotografias compartilhadas do You Tube e da Internet

-------------

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

FOTO DO MÊS - agosto 2015


- HISTORIA DO AUTOMOBILISMO -


























Ferrari de Surtees e Nino Vacarella nos 1000 Km de Nurburgring de 1970.


 Fotografia baixada de pesquisa na Internet, sem indicação de direito autoral

 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Encontro Mensal de Veiculos Antigos







Sábado dia  1º de agosto de 2015 no estacionamento do Parque da Cidade.

O retorno !



Por motivos alheios à nossa vontade, ficamos quase um mês sem poder publicar nenhuma matéria, mas já estamos de volta para compartilhar com vocês os nossos conhecimentos do antigo mobilismo e da historia do automobilismo.  
Para comemorar este retorno e compensar um pouco o tempo perdido, tentaremos postar um numero maior de publicações em agosto. 
Vejam abaixo alguns dos posts que publicaremos ao longo do mês:   


Apollo GT  - A historia deste ítalo-americano, desconhecido da grande maioria dos antigomobilistas!

Jack Brabham - Um pouco da trajetória do grande campeão!


Prova Paulo Lanat - Uma das mais badaladas corridas já realizadas na Av do Centenário!

Propagandas antigas - Propagandas automobilísticas até os anos 50.


 Miniaturas de automóveis - Coleção de miniaturas, uma verdadeira paixão!
                     A primeira coleção a ser mostrada será a do Oftalmologista Dr. Rodrigo Lobo.                                                            



Fotografias compartilhadas de pesquisas na Internet. Fotografia do acervo de Rodrigo Lobo


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Le Mans 88 Mulsanne




 Interessante vídeo das 24 horas de Le Mans de 1988, com a imagem tomada de apenas um ângulo da Mulsanne, em horários variados ao longo da corrida.






Vídeo compartilhado do YouTube

terça-feira, 7 de julho de 2015

Old Races - 2 ANOS





PARABÉNS !!!







O blog Old Races esta completando hoje dois anos de existência, com um total de 210 matérias postadas, 39.727 visualizações diretas em oldraces.blogspot.com, além de 807.476 visualizações do nosso
perfil e/ou conteúdos do blog compartilhados em nossa pagina no Google +.
Agradecemos aos nossos amigos, parceiros, colaboradores e principalmente a vocês caros leitores por nos prestigiarem com um pouco do seu tempo e com a sua leitura!


 Muito obrigado a todos!


 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2015

terça-feira, 30 de junho de 2015

LULU GELADEIRA



AVISO:  Missa de 30º dia de Lulu Geladeira.


________________________________________________________________________
Luiz Carlos Gantois Santos Gantois

Amigos e amigas.
A missa de 30 Dias do falecimento de meu pai, esta marcada para o dia 03 de julho de 2015 às 19.30hs na igreja Paróquia da Ressusrreição do Senhor. 
Fica ao lado da escola Dorilandia em frente ao Othon Palace em Ondina.(Salvador- Bahia)

Luiz Carlos Gantois Santos


____________________________________________________

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A primeira corrida de uma Ferrari!


-HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO-



GP de Mônaco em 1934, os carros Alfa Romeo da Scuderia Ferrari alinhados antes da competição. Ao fundo o caminhão de apoio da equipe.


A Scuderia Ferrari Societa Anonima, com sede em Modena, já existia desde 1929 e utilizava os carros da Alfa Romeo, devido às estreitas ligações que o ex piloto Enzo Ferrari  mantinha com a tradicional fabricante italiana.
 Em 1947 Enzo Ferrari decidido a fazer seus próprios carros, funda a Ferrari Spa e começa a produção do seu primeiro esportivo, a 125 Sport com motor de 1,5 litros V12.
Ainda no ano de 1947 a Ferrari estreia nas corridas automobilísticas, em Piacenza na Itália, com uma 125 de competição.

 Piacenza Itália em 1947- A primeira corrida de um carro FERRARI.


 Material utilizado: Fotografia do blog PETROLICIOUS, fotografia retirada de pesquisa na Internet, sem indicação de direito autoral.Texto do autor.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

domingo, 14 de junho de 2015

Caronas na Formula 1


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -  



Era uma pratica comum entre os pilotos de formula 1, pegar carona com os colegas após treinos e corridas, quando o carro quebrava longe dos boxes.
Isto acontecia mais frequentemente nas pistas mais longas, a exemplo de SPA-Francorchamps na Bélgica e Nürburgring na Alemanha.
As caronas permaneceram por varias décadas, até alguns anos atrás quando a FIA resolveu proibir alegando falta de segurança e estipulando uma multa para os pilotos que desobedecerem!  
Abaixo o registro de várias destas caronas ao longo dos 65 anos de existência da Formula 1: 



 GP da Bélgica 1961 - Innes Ireland leva Maurice Trintignant

 GP da Bélgica 64 - Innes Ireland leva Graham Hill


 GP da Bélgica 1964 - Giancarlo Baghetti leva Phil Hill e Lucien Bianchi


 GP da França 1965 - Surtees da carona a Clark


GP da França 1966 - Jo Siffert levando Bob Anderson

 GP da França 1966 - Ickx levando Surtees

 GP de Mônaco 1967 - Jackie Stewart de carona

Hockemheim 1967 - Denis Hulme da carona a Jack Brabham



 GP da Bélgica 1970 - Dereck Bell leva Jackie Stewart


 Holanda 1973 - Emerson Fittipaldi da carona a Peterson


 GP da França 1979 - Jochem Mass leva Jack Ickx


 Long Beach 1977 - Gunnar Nilsson da carona a Mario Andretti


 Watkins Glen 1979 - Patrick Tambay leva Jacques Lafitte



GP da Alemanha 1986 - Nelson Piquet leva Rosberg
1987 - Teo Fabi da carona a Thierry Boutsenem

GP da Alemanha 1987 - Piquet leva Alain Prost

GP da Itália 1987 Monza - Senna de carona com Nakajima

 GP do Japão 1988 - Berger da carona a Dereck Warwick


 Treinos GP do Japão 1988 - Johansson da carona a Berger


Hungria 1988 - Mansell da carona a Berger


Senna de carona com Mansell -1991 Silvestone


1991 GP de Mônaco Berger e Zanardi


GP da Alemanha 1993 - Boutsen leva JJ Lehto


 GP da Alemanha 1995 - Coulthard levando Barrichello na carona


 GP do Canadá 1995 - Alesi levando Schumacher de carona

GP da Alemanha 1996 - Alesi da carona a Berger



Fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicações de direitos autorais.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com