Translate

sábado, 20 de maio de 2023

Hotel Enseada das Lajes

 

Criado em 1980 pela família Castro Lima, o Hotel Enseada das Lajes foi um marco na hotelaria brasileira, um dos primeiros hotéis do país a ser idealizado dentro do conceito de "hotel boutique", luxuoso, pequeno e exclusivo.


A história do Enseada porém tem início nos anos 70 quando o patriarca Alberto de Castro Lima era ainda vivo e sempre falava que a sua casa do Rio Vermelho dava para ser um hotel nos moldes dos pequenos e charmosos hotéis europeus, referindo-se sempre ao Splendido de Portofino, na Itália.
Com a sua morte em janeiro de 1980, a ideia então virou realidade, pelas mãos de sua esposa Maria Simões de Castro Lima, seus filhos e noras.
O Enseada começou a ganhar fama logo no primeiro ano de funcionamento, passando a ser o preferido de muitos artistas, socialites, músicos, empresários, políticos e intelectuais brasileiros e de outros países, sendo então em 1984 convidado a participar da fechadíssima e sofisticada associação de hotéis Relais & Chateaux, na qual foi sempre muito bem avaliado.


Em 1987 foi eleito pela editora Abril , como o primeiro dos 10 hotéis mais charmosos do Brasil, constantemente passou a ser matéria de reportagem em muitas publicações mundiais. 


Pelo Enseada passaram rainhas, príncipes, presidentes, intelectuais, empresários, políticos, esportistas e artistas, além de muitos nomes famosos no"Grand Monde internacional" , tais como SAS Príncipe Rainier e SAS Príncipe Albert de Mônaco, Rainha Silvia da Suécia, Príncipe saudita Fadul Abdulh, Príncipe Ali Khan do Paquistão, os presidentes brasileiros, Ernesto Geisel, Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, Delfin Neto, Jeb Busch, Raul Boesel, atores Sir Roger Moore, Sophia Loren, Raul Juliá, Richard Dreyfuss, Ben Gazarra, Robert De Niro, Sonia Braga, Jorge Amado, Carybé, Carlos Bastos, José Saramago, Juca Chaves, Washington Olivetto, Paulo Autran, Raul Cortez, Marta Rocha, José Mindle, o guitarrista dos Rolling Stones, Ron Wood, entre muitos outros.




Acima as fotografias e abaixo os textos da reportagem especial da revista Ventura nº1, sobre o hotel Enseada das Lajes.





Na saborosa e sofisticada cozinha internacional do Enseada, tinha também lugar para os melhores pratos típicos da culinária baiana.


                             ------ o ------

Depoimento:

Por Mauricio Castro Lima

A casa que abrigou o Hotel Enseada das Lajes, teve a construção iniciada em 1966, tendo como base o projeto inicial do arquiteto e também ex piloto, Sergio Bernardes e ficou pronta em 1969. Moramos lá até início de 1980, quando a mesma passou por uma grande reforma para então se transformar no hotel. 

O Hotel funcionou até o final da década de 1990, quando o imóvel foi então vendido.

Ao longo desses anos, várias matérias que publiquei aqui no Old Races, com alguns carros e motos que eram de minha propriedade, foram fotografados no estacionamento do Hotel.

Karmann Ghia, veneno dos anos 60.    https://oldraces.blogspot.com/2014/06/karman-ghia-veneno-dos-anos-60.html

Paixão pelas Berlinettes    https://oldraces.blogspot.com/2021/08/paixao-pelas-berlinettes.html

Monza 1.8 S Turbo Cetemec    https://oldraces.blogspot.com/2013/07/chevrolet-monza-s-turbo-cetemec_14.html


A linhagem das Kawasaki Z    https://oldraces.blogspot.com/2013/08/kawasaki-z.html
                                                                  
                                 ------ o -----

Uma localização privilegiada no alto do Morro da Paciência, situado no boêmio bairro do Rio Vermelho. 
Em 1967 , durante a construção.




Na área do estar/bar do Enseada, quatro épocas diferentes:

- Em 1976, ainda como casa residencial, Maria e Alberto de Castro Lima.(1)

- Em 1987, já hotel, Maria Castro Lima e Jorge Amado, com um convidado.(2)

- Em 1993, como sede do governo brasileiro, presidente Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso em reunião de trabalho.(3)

- No carnaval de 1998, Gal Costa e Mauricio Castro Lima.(4)

Na varanda do Enseada, um encontro de artistas e intelectuais da Bahia, Carlos Bastos, Carybé e Jorge Amado, vendo-se também a Miss Universo Marta Vasconcelos, (terceira á direita) e Sinísia Coni, entre outros.

Reunião da família Castro Lima com amigos, na direita o piloto Carlos Alberto Medrado e sua esposa Gina Medrado.

Alberto de Castro Lima Filho, Ana e Mauricio Castro Lima.


Notícias diversas e o decreto tornando Salvador a sede simbólica do governo, assinado pelo presidente Itamar Franco, em 1993.

Notícias sobre a estadia do príncipe Rainier no hotel.


A tradicional festa de Iemanjá do Hotel Enseada das Lajes.

Um dos poucos hoteis do Brasil a participar da seletíssima associação de hotéis Relais & Chateaux.

Caixa de charutos Suerdieck, feitos exclusivamente para os hóspedes do Hotel Enseada das Lajes.


oldraces.blogspot.com


domingo, 14 de maio de 2023

DIA DAS MÃES


Parabéns a todas as mães pelo seu dia e minha homenagem especial à minha querida mãe, Maria Simões de Castro Lima.

👏👏👏❤❤❤🌷🌷🌷🌹🌹🌹
 

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Fuscas de corridas anos 60/70

 


Circuito da Avenida Centenário 1968
Scuderie AF - Andre Burity / Ubaldo Lolli


Circuito da Avenida Centenário 1969
Scuderie AF - Lulu Geladeira.

 Circuito da Avenida Centenário 1970 

Equipe Curvello - Mauricio Castro Lima.



Autódromo Virgílio Távora - 1972 
Equipe Catú Motor - Carlos Alberto Medrado.


oldraces.blogspot.com

Fotografias de Adriano Fernandes,Carlos Alberto Medrado, Andre Burity e Mauricio Castro Lima.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

FOTO DO MÊS - MAIO 2023



GP de Mônaco de 1964
Jack Brabham - Brabham F1


 oldraces.blogspot.com

Fotografia - Grand Racers


terça-feira, 25 de abril de 2023

Nostalgia e desabafo



Nostalgia e desabafo.


Ao criar o blog Old Races, meu principal objetivo era contar um pouco da história do automobilismo da Bahia, nos tempos dourados do automobilismo brasileiro, que foram os anos 40,50,60 e 70 e também do automobilismo mundial, bem como  tudo que se refere ao automóvel e sua fascinante existência.


Naquele tempo se fazia automobilismo com muita coragem, com muita paixão e muita dedicação ao esporte, tudo isso com uma boa pitada de amadorismo e bastante dinheiro para gastar.

O esporte a motor sempre foi muito caro, nos anos dourados ninguém corria pelo dinheiro e sim pela adrenalina de se expor a tantos riscos e pelo amor aos carros e à arte da pilotagem, não havia nada mais inebriante do que o misto do cheiro de borracha queimada no asfalto e a gasolina preparada com óleo de rícino, isso sem falar no ronco ensurdecedor das maquinas e todo aquele burburinho charmoso dos que acompanhavam o desenrolar de uma corrida. 


Eram tempos magníficos, éramos felizes e não sabíamos, nada comparável ao que se tem hoje, nem em relação aos carros, nem aos regulamentos, nem às pistas e muito menos aos pilotos, coitados, são fruto dos excessos de mimimi e regulamentação, onde sempre se pune os mais ousados e de uma pilotagem mais agressiva.

Nos tempos atuais a vaga não é mais do melhor piloto, do gênio que tira segundos da cartola e sim do que traz mais patrocínio, mesmo que tenha uma pilotagem medíocre!

Não é atoa que a cada dia aumenta o contingente de saudosistas, haja visto o grande número de blogs, sites e grupos sobre automobilismo antigo, sem contar a enormidade de clubes de carros antigos e o grande crescimento em geral, do antigo mobilismo em todo o mundo.


Quando penso no futuro do automobilismo vejo sempre uma grande nuvem escura no horizonte, acho na minha humilde opinião que as corridas de automóveis têm prazo de validade, pelo menos as que os puristas e saudosistas conhecem e tanto admiram, com pilotos arrojados e carros convencionais,  movidos a gasolina e outros combustíveis semelhantes, estas estão sim com os dias contados!


É claro que o "show" montado em torno do que se transformou hoje a maioria das competições, como por exemplo a Formula 1, deverá continuar, com o seu patético abre asa/fecha asa, sem "grid girls", ou quem sabe com os carros elétricos, com muita frescura com certeza e toda aquela pataquada que os narradores e as TVs tanto gostam..., enfim, o que vale mesmo é a sobrevivência do "circo" e de toda a fortuna milionária que ele movimenta!


Mauricio C. Lima


oldraces.blogspot.com


Fotografia baixada da Internet, sem indicação de direitos autorais.

Texto por Mauricio de Castro Lima.

domingo, 23 de abril de 2023

Circuito do Farol da Barra


Circuito da Barra nos anos 50, com a pista assinalada em vermelho e a área dos boxes em azul.


As primeiras corridas oficiais de Salvador aconteceram no Circuito do Farol da Barra na década de 50.

Muitos foram os "ases" do volante que se arriscaram e fizeram fama por lá naquela época, a exemplo do campeoníssimo Chico Landi, de Henrique Cassini, de Ciro Caires, do português Vasco Sameiro, do conde Ferdinand De Bulgarini, de Arthur Souza Costa, dos baianos Paulo Lanat e Lulu Geladeira, entre muitos outros.

O traçado do circuito da Barra não era muito difícil, mas era perigoso, tinha retas grandes, algumas curvas sem nenhuma proteção nem área de escape , muitas árvores e muitos postes, além de uma grande parte da pista ser calçada em paralelepípedos.


Primeira corrida no circuito da Barra, em 1952.


Conde Ferdinand De Bulgarini, com sua Ferrari.


Lev Smarcevscki com Jaguar Xk 120


Paulo Lanat com MG



Lulu Geladeira com Jaguar

A Ferrari de Vasco Sameiro sendo embarcada no avião do Loide Aéreo, após a corrida em 1954.

A Ferrari de Chico Landi, vencedora do GP da Bahia em 1954.

A Ferrari de Henrique Casini antes da corrida em 1954.

Noticia de jornal da época, sobre a vitória de Chico Landi em 1954.




oldraces.blogspot.com
Fotografias do acervo do ACS, de Ivan Smarcevscki , Loide Aéreo e notícia de jornal antigo.




sábado, 22 de abril de 2023

Stock Car 44 anos



Há 44 anos, no dia 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, acontecia a prova inaugural da mais importante e mais longeva categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car. 
Inicialmente foi baseada nos arrojados e competitivos Chevrolet Opala, depois evoluindo para outros projetos exclusivos da categoria, porém os velhos Opalas nunca foram esquecidos, tanto que há alguns anos foi criada a Old Stock Car, que continua reunindo os pilotos saudosistas do velho e carismático Opala.
 

Texto- oldraces.blogspot.com
Fotografias da página Autódromo de Tarumã

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Jim Clark e Graham Hill


Jim Clark e Graham Hill, dois gênios do automobilismo mundial nos anos 60.

oldraces.blogspot.com
Fotografia baixada da internet, sem indicação de direitos autorais.

domingo, 12 de março de 2023

Miniatura do Alpine A 110

 

 Uma bela miniatura do icônico Alpine A 110 1600 S, na escala 1:18, produzido em metal pela Maisto.








oldraces.blogspot.com

quarta-feira, 8 de março de 2023

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia e em especial à minha maior incentivadora e companheira de toda uma vida!

👏👏👏  💜💜💜  🌷🌷🌷  🏁🏁🏁

Mauricio C. Lima
Old Races

segunda-feira, 6 de março de 2023

6 DE MARÇO

 



Agradecimento:

Quero agradecer aqui, a todos os amigos virtuais ou não, que me felicitaram hoje 
pela passagem do meu aniversário, tanto pessoalmente, quanto por telefone, e-mail, 
ou pelas diversas redes sociais.

Um grande abraço a todos e o meu muito obrigado!


Mauricio C. Lima

06/03/2023

quinta-feira, 2 de março de 2023

FOTO DO MÊS - MARÇO 2023


 GP de Mônaco - anos 50.

oldraces.blogspot.com

Fotografia baixada da internet sem indicação de direitos autorais.