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sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O embarque no Anna Nery

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

O navio Anna Nery ancorado no porto.

Em janeiro de 1969 no estado do Ceará, foi inaugurado em Eusébio, próximo à capital Fortaleza, o Autódromo Virgílio Távora. 
Para a grande festa de inauguração, que foi a corrida inaugural denominada Prova Mario Andreazza, participaram carros e pilotos de vários estados do Brasil, sendo que daqui da Bahia foram inscritos na competição três carros, o Puma Volkswagen 1600 nº 17 da Scuderie AF, que seria pilotado por Lulu Geladeira, o Volkswagen 1600 nº 71 também da Scuderie AF e pilotado por André Burity e o Renault 1093 nº5 da Equipe Motophine, pilotado por Leonardo Godoi.

O Puma Espartano nº 17 da Scuderie AF, sendo embarcado no Porto de Salvador no Anna Nery, rumo à cidade de Fortaleza, de onde voltaria vitorioso.
Na fotografia em destaque, da matéria abaixo, o Renault 1093 nº5 de Leonardo Godoi esta sendo embarcado no navio.

Notícia do jornal Diário de Notícias, sobre o embarque dos carros e os problemas com a superlotação do navio, o que evidencia que a pratica do "overbooking" praticado atualmente pelas companhias aéreas, já existia naquela época.
Na fotografia abaixo estão à esquerda, o piloto Leonardo Godoi e à direita o piloto Lulu Geladeira. No centro da foto está Euvaldo Pinho (de bigode), que foi um dos pilotos baianos que mais atuaram nas corridas do Ceará.


Noticia sobre a corrida em um  jornal do Ceará, que erroneamente cita o nome de Euvaldo Pinho e Frederico Scheappi como os pilotos dos carros da Scuderie AF.

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A CORRIDA:

Na fotografia acima, à esquerda, está o Renault 1093 nº5 de Leonardo Godoi.

O piloto baiano Lulu Geladeira, pilotando o Puma Volkswagen Espartano 1600cc nº 17 da Scuderie AF, largou na pole position e liderou de ponta a ponta , vencendo a corrida de forma incontestável, sendo incomodado apenas no início da prova pelo protótipo de César Figueiredo, que terminou abandonando por quebra do motor e pela Berlineta Willys Interlagos nº 21 do piloto paulista Luiz Fernando Terra Smith, que tambem teve problemas mecânicos, sendo obrigado a entrar nos boxes e com isso perdeu várias voltas.

RESULTADO FINAL:
1º Lulu Geladeira  - Puma VW 1600 - BA
2º Ramon Cortizo - Volkswagen 1600 -  PE
3ºAntônio Ciríno  - Protótipo Italdiesel - CE
4º Armando Barbosa - DKW - CE
5º Carlos Fernandes - Simca - CE
6º Artur Vichmann  - DKW -CE
7º Leonardo Godoi -  Renault 1093 - BA
8º Luiz Fernando Terra Smith  - Willys Interlagos  - SP
9º André Burity  - Volkswagen 1600 – BA

Carros que não completaram a prova:
Neném Pimentel – Karmann Ghia - CE
Samuel Cohen  - Volkswagen 1600 - PE
Eduardo Amarilio/João Quevêdo – Simca - CE
César Figueiredo - Protótipo Italdiesel – CE
Aspecto do grid de largada antes do início da corrida.
Na largada, o Puma de Lulu Geladeira pula na frente e vence a prova de ponta a ponta.

Na foto acima da largada, vemos os três carros da Bahia, que desembarcaram juntos do navio Anna Nery, partindo em posições bem diferentes:
O Puma nº 17 esta à direita na "pole position", o Volkswagen nº 71 bem no centro da foto, ocupando a nona posição e logo atrás à esquerda o Renault 1093 nº5, na 13ª posição.
A Berlineta Willys Interlagos nº 21, pilotada pelo piloto paulista Luis Fernando Terra Smidth, fazendo a "Curva do Desespero", com o pé em baixo.

O Puma Espartano nº17, em sua brilhante jornada rumo à vitória.



Autódromo Virgílio Távora em 1969
O Autódromo Virgílio Távora como era no dia da sua inauguração.
Localização: Eusébio, Ceará, Brasil
Inauguração: 12 de janeiro de 1969

Notícia do jornal A TARDE, após a segunda vitória do Puma no Ceará, em maio de 1969.

Material utilizado: Notícias de jornais diversos, fotografias de Roberto Costa, fotografias do Automóvel Clube de Salvador.


sábado, 18 de novembro de 2017

Paixão pelo Automobilismo


O amigo e ex piloto Renato Accioly enviou-me a fotografia acima, onde esta ao lado do também ex piloto e hoje escritor Jan Balder. 
O encontro foi durante o evento anual de carros antigos, no Bourbon Wallig, promovido pelo Classic Car Clube do Rio Grande do Sul, onde o mesmo promovia o seu ultimo livro lançado, "Paixão pelo Automobilismo".

O Livro Paixão pelo Automobilismo

Jan Balder e Renato já foram adversários no Rally da Integração Nacional, realizado na década de 70.
Jan Balder e Alfred Maslowski foram os vencedores do Rally da Integração Nacional com este Puma.
Renato Accioly e Carlos Medrado competiram com este Volkswagem 1600 de 4 Portas.


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Volkswagen Mille Miglia Beetle


 Em 1955 e 1956 a Volkswagen produziu uma série especial denominada Mille Miglia.
A produção desta pequena série especial era inspirada no feito do piloto alemão Paul Ernst Strähle, que na edição da Mille Miglia de 1954, inscreveu-se com um Volkswagen 1948 com motor Porsche 1300cc de dupla carburação e 65HP de potência, equipado também com cambio e freios Porsche. O carro teve a suspensão retrabalhada e foram colocadas rodas de 16 polegadas feitas sob encomenda. 





A série 1000 Miglia tinha motor Volkswagen de 1600cc com carburação dupla e 70 HP.


Interior com bancos concha e cintos de segurança e painel com velocímetro até 200Km/h, conta giros e medidor da pressão do óleo do motor.

ASSISTA AO VÍDEO:


Nas fotografias abaixo estão três dos poucos Volkswagen 1000 Miglia 55/56 que sobreviveram.





O Volkswagen 1948 Porsche nº 347 de Paul Ernst, que inspirou a série Mille Miglia.



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Arsène Lupin


A coleção Arsène Lupin, que foi uma criação do escritor Maurice Leblanc, é uma verdadeira obra prima da literatura francesa. 
Nestes romances de ficção policial, o personagem héroi/bandido Lupin, era um ladrão gentil que roubava dos mais ricos, era generoso com os necessitados e gostava de fazer os policiais de bobos. Uma das suas vitimas principais era o velho inspetor Gannimard ao qual o ousado Lupin não cansava de humilhar. 
Herói de guerra, nacionalista como todo bom francês, Lupin além de ter inteligência e memória acima da média, era ainda um habilidoso mestre na arte dos disfarces e da embromação. 

 Citroën C6

Lupin era um bom vivant e gostava da velocidade e dos potentes carrões franceses da época, tais como De Die Boutton, Locomobille, Bugatti, Pegeout, Citroën, Galien, etc...


Algumas das aventuras de Arsene Lupin:





Locomobile
Pegeout



Galien

Etretat era uma das regiões da França onde Lupin atuava. 



Em algumas ocasiões Lupin e Sherlock Holmes (Herlock Sholmes nos livros) se enfrentaram.


quinta-feira, 2 de novembro de 2017

José Luis Bastos

- HOMENAGEM -

Amanhã dia 3 de novembro fazem três anos do falecimento do ex piloto da Escuderia AF, José Luis Bastos.
Deixamos aqui a nossa homenagem ao amigo e grande piloto que foi!

Fique em paz Zé Luis!


Mauricio C. Lima
OLD RACES

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

 

FOTO DO MÊS - novembro 2017

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

Bino Mark l nº22 da Equipe Willys com Bird Clemente, no Autódromo de Interlagos na década de 60.
Atrás aparece a Alfa Zagatto nº 45 de Marivaldo Fernandes.