Realizada em 19 de julho de 1969, a prova Paulo Lanat foi uma das corridas locais mais esperadas e comentadas pelos aficionados do esporte a motor em Salvador. Após vários adiamentos por causa dos fortes temporais que vinham atingindo a cidade, finalmente foi realizada em um fim de semana com tempo ainda instável (choveu um pouco no sábado durante os treinos), mas com um domingo de tempo firme e sol forte.
John Brusell com o Volkswagen nº 717, colocando uma volta sobre Antônio Couto, VW nº 9 e na foto abaixo sobre Carlos Medrado, VW nº 90.
Devido à chuva do sábado, a direção de prova optou por não tomar tempo e promover um sorteio para definição do grid de largada, que ficou da seguinte maneira:
1º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio 2º - Mug - Simca Esplanada (TM) nº33 3º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6 4º - José Luis Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF 5º - Elias Uannos - Volkswagen 1600 (TM) - nº10 - Equipe Dick 6º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF 7º - Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio 8º - Nagib Fadul - Gordini 1093 (TM) - nº 5 Motophine 9º - Euvaldo Soares Pinho - Volkswagen 1600 (TM) - nº 7 Norcar (NÃO LARGOU DEVIDO APROBLEMASMECÂNICOS)
11º-Carlos Alberto Medrado- Volkswagen 1200 (T) - nº 90- Equipe Racio 12º-Antonio Justo Couto - Volkswagen 4 portas 1600 (T) nº9 - Escuderia AF/Caria Ribeiro 13º-Sérgio José de Alcântara - Volkswagen 1300 (T)- nº 23 14º-Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T) - nº 22- Equipe Racio 15º-Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T)- nº91 - Equipe Racio
Dada a largada, Mug com o Simca nº33 pulou na frente, ladeado por Ivan Cravo Volks nº111 e Wilson Narziazeno Volks nº6 e um pouco mais atrás em quarto, Elias Uannus que ultrapassou José Luis Bastos. Mantendo a ordem de largada um pouco mais atrás vinha o segundo pelotão com John Brusell Volks nº 717, Mauricio Castro Lima Volks nº 94 e Nagib Fadul com o Gordini nº5 , estes todos estagiários correndo na categoria Turismo Melhorado. Após um espaço, como podemos ver na fotografia abaixo, vem o pelotão dos estreantes e novatos correndo com os carros na categoria Turismo.
Final da primeira reta, o Simca assume a liderança da prova. Ao final da segunda volta as posições eram: Ivan Cravo 111, Mug 33, José Luis 171, Wilson 6, Elias 18, Brusell 717, Mauricio 94 e Fadul 5. A esta altura, Antônio Couto com o Volks 4 Portas nº 9 já vinha colado no Gordini.
Segunda volta com Ivan Cravo assumindo a liderança.Mais para trás da para ver Antônio Couto já quase emparelhando com o Gordini (direita), que não conseguia acompanhar o pelotão dianteiro. No fim da terceira volta as posições começam a mudar, sendo Wilson 6 e Mug 33 ultrapassados por Elias 18, Brusell 717 e Mauricio 94, passando a ordem dos 10 primeiros a ser a seguinte: 111, 171, 18, 717, 94, 6, 33, 9, 5, 91. Na quarta volta ainda no começo da reta dos boxes, José Luis ultrapassa Ivan Cravo e Elias é ultrapassado por Brusell e Mauricio, ficando a corrida com a seguinte ordem, 171, 111,717, 94, 18, 6, 33, 9, 91, 22
Mauricio Castro Lima ultrapassando Elias Uannus, o vencedor da prova anterior. A partir da sexta volta fica claro que a disputa seria entre José Luís, Brusell, Ivan e Mauricio, que correndo em um rítimo alucinante distanciam-se rapidamente dos demais concorrentes. As baixas começam a acontecer, o Simca roda na curva do Calabar, batendo e ficando fora da corrida e Elias nº18 entra nos boxes com o motor fundido.
O grande duelo da prova, Mauricio x Ivan, ambos da Equipe Racio.
Momento da ultrapassagem de Mauricio nº 94, sobre Ivan Cravo nº 111. Da oitava até a décima volta Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima travam um feroz duelo pela terceira posição, quando finalmente Mauricio ultrapassa Ivan e começa então uma corrida desesperada para alcançar os lideres José Luís e Brusell. Na décima terceira volta as posições dos dez primeiros eram as seguintes: 171, 717,94, 111, 6, 9,91, 22, 23 e 13
John Brusell Volkswagen 1600 nº 717- Escuderia AF
Perto de completar 15 voltas, o meio da corrida, os três primeiros colocados já abrem uma boa distancia dos outros concorrentes, com John Brusell finalmente conseguindo a ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, José Luís Bastos, ficando a esta altura a prova com a seguinte classificação para os dez melhores colocados: 717, 171, 94, 111, 6, 9, 91, 22, 23 e 13 A segunda metade da corrida transcorreu sem muitas alterações e foi marcada pela tocada forte de Mauricio Castro Lima , na tentativa de aproximação dos dois primeiros colocados, o que conseguiu nas duas ultimas voltas mas sem tempo para tentar ultrapassa-los. Antônio Justo Couto, com o Volks 1600 quatro portas que vinha fazendo uma excelente corrida, conseguiu ultrapassar a Wilson Narziazeno e ficou com a quinta colocação.
John Brusell, José Luís Bastos e Mauricio Castro Lima nas ultimas voltas disputando a primeira colocação.
Na bandeirada, os três primeiros colocados chegam bem próximos. Notem a ponta do carro nº94 aparecendo no lado esquerdo da fotografia.
RESULTADO FINAL: 1º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF- 30 voltas 2º - José Luís Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF - 30 voltas 3º -Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio - 30 voltas 4º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio - 30 voltas 5º - Antônio Justo Couto -Volkswagen sedan 4 portas 1600 (T) nº9 - 29 voltas 6º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6 - 29 voltas 7º -Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T) - nº 91 - Equipe Racio -28voltas 8º - Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T)- nº22 - Equipe Racio- 28 voltas 9º - Sérgio José de Alcântara- Volkswagen 1300 (T) -nº23- 28 voltas 10º-Carlos Chaves de Aguiar Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13 -28 voltas
Abandonos - Carlos Alberto Medrado Volkswagen nº 90 - falha mecânica, Mug Simca Esplanada nº 33 - acidente, Elias Uannus Volkswagen nº 18 - falha mecânica.
TM - Turismo Melhorado T - Turismo
Diversos:
Box da Escuderia AF.
John Brusell , integrantes e convidados da Escuderia AF.
Volkswagen 94 da Racio entra rateando nos boxes durante os treinos no sábado.
Os três carros da Escuderia AF.
O SIMCA Esplanada de Mug.
Os carros da Racio, Ivan Cravo nº 111 e Mauricio Castro Lima nº 94.
John Brusell e o carro vencedor, nesta foto aparecem ao fundo, Lulu Geladeira (de camisa escura), Gil Ferreira (de boné) e Gil Ferreira Filho.
Carlos Alberto Medrado com o Volkswagen nº 90 da Equipe Racio, não teve sorte, quebrou logo no inicio da prova não obtendo classificação.
Noticias:
A TARDE
Jornal da Bahia
Tribuna da Bahia
Jornal do Brasil
ATUALIZADA EM MARÇO DE 2018
Material utilizado:Fotografias do acervo de Ivan Cravo, John Brusell, Carlos Medrado, Mauricio Castro Lima, Andre Burity. textos de matérias diversas de jornais de época.
No arquivo pessoal de Adriano Fernandes conseguimos localizar algumas fotografias do acidente do primeiro Puma Espartano da Escuderia AF da Bahia, que em parceria com a PUMA, funcionava como uma equipe semi oficial da fábrica.
O Puma na pista da Avenida Centenário.
Este Puma ficou muito famoso por ter sido o precursor da linhagem espartana de competições, por ter sido o primeiro Puma VW a participar de uma competição (500 km da Bahia em 1968), por ter sido o primeiro Puma a vencer uma corrida e por ter sido o vencedor da prova de inauguração do Autódromo Virgilio Távora no Ceará.
Era um carro muito especial, desenvolvido para competições e com detalhes nunca vistos em outro veiculo da marca, a exemplo dos limpadores do para brisa juntos , em uma posição parecida com a que a fábrica adotaria a partir de 1975.
No acidente que sofreu em uma prova local no início do ano de 1969, estava sendo pilotado por Lulu Geladeira que perdeu o ponto de freada e veio a colidir com o muro de uma casa que ficava próxima ao circuito. Com a batida o Puma teve a suspensão dianteira e a frente destruídas, tendo que abandonar a corrida.
O Puma ficou bem avariado após o acidente, que felizmente não teve nenhum ferido. Nas fotos ele já esta em uma via fora do circuito para ser retirado.
Estreia nos 500 km da Bahia em agosto de 1968. Na fotografia, Jorge Lettry e Norman Casari que fez dupla com Lulu Geladeira. Nesta corrida se não fosse uma decisão polêmica da direção de prova que o desclassificou, teria ficado em segundo lugar atrás apenas da Alfa GTA da equipe Jolly
Vencendo a primeira corrida com Lulu Geladeira na Cidade Universitária no Recife.
Vencendo com Lulu Geladeira a prova de inauguração do Autódromo Virgilio Tavora no Ceará.
Em exposição no Posto do Cristo em Salvador, após a vitória em Recife.