Translate

domingo, 5 de abril de 2015

Equipes baianas - CravoBauer


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


EQUIPE CRAVO-BAUER












A Equipe Cravo Bauer, foi criada a partir de uma parceria entre o escultor baiano Mario Cravo e a Oficina Bauer Motor, de Otto Bauer.

Todo o custo de manutenção da equipe, inclusive a compra dos carros, foram bancados por Mario Cravo, cabendo à Bauer Motor fornecer a mão de obra de mecânica, suporte técnico e guarda dos carros, disponibilizando toda a estrutura da oficina para a equipe.

Inicialmente o único piloto era Ivan Cravo, depois entrou Carlos Eduardo Silva (Babinho) e posteriormente o outro filho de Mario, Otávio Cravo (Pingo), também passou a pilotar pela equipe.

A CravoBauer foi uma das equipes mais competitivas da Bahia e teve alguns bons resultados, inclusive tendo vencido com Ivan uma prova do Torneio Norte-Nordeste em 1970 na Avenida do Centenário.


Ivan Cravo e Carlos Eduardo Ferraz Silva (Babinho)

O Elva I nº 111 da Equipe CravoBauer

O Elva I nº 33 alinhado para a largada de uma prova no Autódromo Virgilio Tavora.

O protótipo Elva II nº 2 (calango verde) pronto para a largada de uma prova no Ceará. Sentado no carro esta Otto Bauer, em pé de chapéu de palha, Mario Cravo Jr. e ao seu lado o piloto Otavio Cravo. No outro lado do carro esta Ivan Cravo.

O Elva II nº 2 da Equipe CravoBauer alinhado para a largada no autódromo do Ceará. Ao lado do carro estão Otto Bauer e Ivan Cravo.

A Equipe CravoBauer foi umas das equipes baianas além da Caria Ribeiro-Pepsi Cola (ex Escuderia AF) e Catu Motor, que continuaram correndo no Ceará após a proibição em 1972 de corridas de rua em todo o território nacional.


CURIOSIDADES/ DIVERSOS/ NOTÍCIAS:


O famoso escultor baiano Mario Cravo Jr. conversando com o piloto Carlos Eduardo Ferraz Silva, ao lado do VW Força Livre da Equipe Cravo Bauer. Notem que ele segura nas mãos o capacete do filho Ivan Cravo


Alguns pilotos da Bahia em uma pose nos boxes do Ceará. Identificamos da esquerda para a direita; Ivan Cravo (2º esq.), Carlos Medrado, Mario Monteiro e os dois últimos da direita, Mario Cravo e Otavio Cravo.

 Protótipo Elva I nº111 sendo manobrado por Ivan Cravo, no portão da casa de Mario Cravo, no bairro do Rio Vermelho em Salvador.

 Noticia sobre o acidente com Ivan Cravo no circuito da Avenida do Centenário em Salvador.


 Noticia de jornal sobre a boa atuação de Ivan e Otto Bauer no Autódromo Virgílio Tavora no Ceará

Noticias sobre a espetacular vitória de Ivan no Norte-Nordeste, sobre os Pumas da AF e demais "bichos papões" do automobilismo do Nordeste.  


Boxes no Ceará, no lado esquerdo o Elva II nº 2 de Otavio Cravo que esta agachado junto ao pai, Mario Cravo (com chapéu de palha).

O Lorena GT da Equipe Cravo Bauer, alinhado para uma largada no autódromo do Ceará, vendo-se o piloto Ivan Cravo em pé entre o Volks e o Lorena.


Noticias sobre uma prova no Ceará, em setembro de 1970, na fotografia aparece o protótipo Elva I da CravoBauer e a bandeirada de largada sendo dada pelo ator Claudio Marzo.

Local onde nos anos 60/70, era a oficina BAUER MOTOR, no Dique do Tororó em Salvador Bahia.

Estrutura da Equipe Cravo Bauer:

PILOTOS:
Ivan Cravo
Otavio (Pingo) Cravo
Carlos Eduardo Silva

Chefes de Equipe: 
Mario Cravo Jr.
Adriano Fernandes

Mecânica:
Otto Bauer

Patrocinadores:
Cibié
Metal Leve
Porém praticamente todos os custos eram bancados por Mario Cravo e Bauer Motor.


ATUALIZAÇÕES/REVISÕES:
Matéria atualizada em 02/05/2015
Matéria atualizada em 04/08/2016 
Matéria atualizada em 20/04/2020


Material utilizado: fotografias dos acervos de Ivan Cravo, Arthur Barros, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Mauricio Castro Lima. Fotografia compartilhada de pesquisa na Internet, sem indicação de direito autoral.Reprodução de notícias: TRIBUNA DO CEARÁ de 14/09/1970 -  TRIBUNA DA BAHIA de 23/11/1970 - JORNAL DA BAHIA.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com




sexta-feira, 3 de abril de 2015

FOTO DO MÊS - abril de 2015



CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO




DELAHAYE  135 S  -  1936






Fotografia compartilhada da Internet sem indicação de direitos autorais

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

segunda-feira, 30 de março de 2015

Passeando com o Willys Itamaraty 1969





Fazia muito tempo que não dirigia um Willys Itamaraty ou mesmo um Aero Willys, até que Arthur Barros  (grande colaborador do Old Races)  convidou-me para um passeio com este exemplar do Itamaraty, modelo 1969, que pertence ao colecionador baiano Eduardo Tannus.
O carro tem ainda baixa quilometragem e está em perfeito estado de funcionamento, tem um rodar macio e seguro, completamente apto a enfrentar o conturbado transito de hoje em dia.
As fotografias dizem tudo, o estado geral da lataria e pintura impressionam e o imponente veículo chama a atenção por onde passa, como se tivesse saído do túnel do tempo, impecável e reluzente como no dia em que foi fabricado!   

Placa preta bem merecida pela total originalidade.

Painel e interior em perfeito estado de conservação.

O motor 6 cilindros com 3000 cc e 132 cv de potencia.

Plaquetas de identificação no compartimento do motor.

Mauricio Castro Lima, Arthur Barros e o Willys Itamaraty.


Foi uma tarde muito agradável, passeamos pela orla de Salvador e fizemos um "pit stop" no Jardim dos Namorados para esta seção de fotos.
Nossos agradecimentos a Eduardo Tannus e mais uma vez parabéns pela preciosidade! 


Fotografias: Arthur Barros    

       
oldraces.blogspot.com  m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 21 de março de 2015

Paulo Cunha



 

Copa Paulo Cunha de Kart

 


O arquiteto e piloto de kart Paulo Cunha, foi homenageado no dia 14 de março de 2015 pelos dirigentes e pilotos de kart da cidade baiana de Vitória da Conquista,  com a realização da COPA PAULO CUNHA DE KART.

A copa da categoria Honda foi realizada pela ACK - Associação Conquistense de Kart e foi  vencida pelo piloto Valdemiro de Oliveira.

Paulo Cunha que esteve presente ao evento, além de excelente piloto e esportista exemplar, também foi o arquiteto autor do projeto do kartódromo, o que torna ainda  mais justa esta homenagem.

Os nossos parabéns ao colega arquiteto, piloto, motociclista e bom amigo, com votos de muito sucesso!


 Os pilotos reunidos antes da largada.
Paulo Cunha liderando a formação do grid de largada, a bordo de uma motocicleta HARLEY-DAVIDSON.





Fotografias de Luciana Flores . Texto: Mauricio Castro Lima

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


sábado, 14 de março de 2015

Pateta no transito



HISTÓRIAS EM QUADRINHOS




A 65 anos atrás, Pateta o amigo de Mickey nas revistas em quadrinhos de Walt Disney, já tinha um comportamento no transito similar a muitos motoristas dos dias atuais.



Clique no link abaixo para ver a matéria original do Jornal do Carro no Estadão.

http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,pateta-com-raiva-no-transito-faz-65-anos,23544,0.htm

Clique no link abaixo e veja o filme PATETA - SR. Volante de Walt Disney

https://www.youtube.com/watch?v=y_i5jwXRAbE



Fotografia Walt Disney - link para acesso ao estadão - Jornal do Carro


quarta-feira, 11 de março de 2015

2002 - I Encontro de Veículos Antigos da Bahia




O  I Encontro de Carros Antigos e Fora de Série da Bahia aconteceu no fim de semana de 20 e 21de julho de 2002, no Passeio Público em Salvador.
Esta primeira mostra oficial de veículos antigos foi organizada pelo Automóvel Clube de Salvador, na gestão do ex piloto Carlos Alberto Medrado e teve o patrocínio da BR Distribuidora e do Shopping Barra. 
Apesar das dificuldades enfrentadas para reunir os poucos colecionadores da Bahia, pois não existiam ainda muitos clubes mono marcas, nem um cadastro dos proprietários avulsos de carros antigos, a mostra terminou sendo um sucesso de público e exposição na mídia, com um total 109 veículos expostos.


Os Opalas
Um Dodge 1950 e um Opel Record 1967 o único placa preta de Salvador naquela época.

Quatro belos fuscas.
Este senhor de boné vermelho à esquerda da foto, é o famoso piloto e grande amigo Lulu Geladeira.



BMW 320  1976 -  na época com apenas 68.000 km.

Alpine A108  1961- protótipo original de fábrica  para provas de rallye, note-se  a frente com os dois faróis embutidos do futuro A110.



Mauricio Castro Lima, Walter Lacerda e Rubem Pires Ferreira.

A diretoria do ACS e alguns expositores.
João Pondé, Osvaldo Alves, Mauricio e Aninha C. Lima, Gina Medrado.
Caco Medrado, Carlos Medrado, Osvaldo Alves e o neto, Aninha e Mauricio C. Lima.
Mauricio Castro Lima, Lulu Geladeira, José Olimpio e Carlos Alberto Medrado.

Karmann Ghia e Puma GTE

Ford 1936 v8





Após o encerramento do evento, dez carros foram selecionados e ficaram em exposição no Shopping Barra do dia 24 ao dia 30 de julho de 2002.







Fotografias acervo de Mauricio Castro Lima - reprodução do jornal A TARDE
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com


quarta-feira, 4 de março de 2015

Galeria de Arte Old Races (3)

ARTE




Compartilhamos aqui estas belas pinturas que retratam com riqueza de detalhes o cenário das corridas antigas. São obras capturadas em pesquisas na internet, algumas assinadas (ver créditos abaixo) e outras de artistas anônimos, mas todas de extremo valor para quem aprecia a arte e principalmente as corridas de automóveis!














Imagens de: Michael Turner (92), Di Picet (93), Lapadlik (02), Fine Art Drawings, Papel de Parede.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

 

segunda-feira, 2 de março de 2015

FOTO DO MÊS - março 2015







         Juan Manuel Fangio e a Maserati 250 F 
                                  Monza 1957




oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com