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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Arte Old Races




- Galeria de arte Old Races -



Antigos:








Corridas:








Produção: Espaço Old Races - as pinturas acima foram produzidas digitalmente baseadas em fotografias pesquisadas na Internet

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Oficina para Bugattis na França - desde 1929

- ANTIGOS -




A visão da Workshop com suas relíquias penduradas e as maravilhosas Bugatti, é para um colecionador fanático a própria imagem do "Paraíso"!


Um misto de oficina e workshop para Bugattis funciona na França desde 1929, já tendo passado por três gerações da mesma família!
A oficina fica cerca de 40 km ao sul de Paris e está no mesmo local desde 1960.
Vejam a matéria completa com lindas fotografias no excelente Petrolicious, clicando no link abaixo:

http://petro.li/1gk5eAF



 Fotografia reprodução de Petrolicious.Informações retiradas de Petrolicious.




domingo, 8 de dezembro de 2013

TESTE DO GORDINI EM INTERLAGOS - 1964


Em 1964 a imagem dos Renault Dauphine e Gordini estava desgastada no Brasil devido à fama de carro muito frágil.
Eram chamados de Leite Glória, "desmancha sem bater", numa alusão à propaganda do leite em pó instantâneo da marca Glória. O que mais quebrava nos pequenos Renault na verdade era a suspensão "Aerostable" que não fora projetada para o pavimento de péssima qualidade das ruas e estradas brasileiras! 
O sistema de suspensão então foi alterado e adaptado às nossas condições  e o Gordini passou a ter um market agressivo  ligando o mesmo às corridas automobilísticas. Na mesma época a fábrica por sugestão do publicitário Mauro Salles resolveu fazer um teste de resistência de 50.000 km, que sem dúvida ajudaria a passar para o público consumidor a imagem de um carro durável e com isso aumentar as vendas do mesmo.
O apelo esportivo não ficou só nisso, lançaram o 1093 e a Equipe Willys passou a utiliza-los nas corridas e nos shows do" Cirquinho Willys".  

 Propagandas do Gordini  relacionadas às corridas.


Renault Gordini 1093.

Gordini 1093 da Equipe de competições da Willys, pilotado por José Carlos Pace, correndo em Interlagos.


O Gordini do teste foi escolhido aleatoriamente na linha de montagem.


Os pilotos da Equipe Willys reunidos na pista de Interlagos pouco antes do inicio do teste dos 50.000km.


Propaganda da Willys na imprensa especializada nacional e estrangeira.

Reportagem da revista Autoesporte nº 3.

O Gordini sendo avaliado para tentar continuar o teste, após a capotagem.



Atingindo a marca dos 35.000 km, já avariado pelo acidente.

O Gordini ficou todo amassado após uma capotagem quando era pilotado por Bird Clemente,  quase encerrando o teste prematuramente.



DADOS DO TESTE :

26 de outubro a 17 de novembro de 1964 - 22 dias de rodagem ininterrupta.
Veículo- Renault GORDINI com 850cc - fabricado pela Willys Overland do Brasil em São Bernardo do Campo - São Paulo.
Teste supervisionado e homologado pela FIA 
133 recordes batidos, sendo 25 internacionais.
Pilotos participantes do teste: Luis Antônio Greco, Wilson Fittipaldi Jr., Bird Clemente, Carol Figueiredo, Luis Pereira Bueno, José Carlos Pace, Francisco Lameirão, Waldemir Costa, Geraldo Meirelles e Vittorio Andreata.



 Pelo fantástico documento que é o filme abaixo, acompanhe todo o teste desde a chegada do delegado da FIA e escolha do carro na linha de montagem até a bandeirada final em Interlagos.


Clique no link abaixo para ver mais detalhes do teste em Nobres do Grid
http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=190:o-teste-de-longa-duracao-do-gordini&catid=66:memorias-do-paddock&Itemid=104

Veja também mais detalhes na matéria do Estadão clicando no link abaixo
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,gordini-um-duro-teste-de-resistencia-e-a-historia-do-nosso-automobilismo,963145,0.htm

Veja também entrevista de Bird Clemente sobre a Equipe Willys, onde ele fala sobre o teste:
https://www.youtube.com/watch?v=o_B6rYwWvqI

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ATUALIZAÇÕES:

Atualizada em 05/02/2015
Atualizada em 04/06/2016
Atualizada em 27/12/2020
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Veja o vídeo : 👇




oldraces.blogspot.com
Filme compartilhado do You Tube, fotos retiradas de pesquisa na Internet, sem indicações de direitos autorais
Texto elaborado pelo autor. Fotografia compartilhada pela Internet, com direitos autorais de Rogério Candido Brandão.
link para acesso a NOBRES DO GRID e ESTADÂO



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vl Encontro Baiano de Veículos Antigos



COMEÇA  A PARTIR DE  6ª FEIRA!


Grande oportunidade de dar uma volta no passado e rever alguns ícones da indústria automobilística mundial e nacional! 





Uma possível presença ainda não confirmada que certamente fará a alegria dos saudosistas e dos amantes do antigo mobilismo esportivo, será a réplica do Puma nº70 da vitoriosa Escuderia AF, que corria nos anos 60 e 70 pelas pistas brasileiras.


ANOTEM NA AGENDA !

Dias 6, 7 e 8 de dezembro

Praça do Campo Grande - Salvador - Bahia

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Campo Grande sedia VI Encontro Baiano de Veículos Antigos - Veteran Car Club da Bahia





No primeiro fim de semana de dezembro, a praça do Campo Grande ganhará, mais uma vez, novas cores. A 6ª edição do Encontro Baiano de Veículos Antigos acontece nos dias 07 e 08/12  e promete honrar as cinco anteriores. O evento, com visitação gratuita, faz parte do Calendário oficial da Cidade de Salvador e coincide com a inauguração da iluminação especial de Natal. A montagem ocorre já na sexta-feira, dia 06. Organizado pelo Veteran Car Club da Bahia, e contando com ilustres convidados, o Encontrão festeja mais um ano de conquistas para a preservação de veículos históricos, com indiscutíveis avanços e novidades.



Democrático como o espaço escolhido, o VI Encontro acolherá os mais diversos segmentos e tendências, como por exemplo: placas pretas - o Simca Jangada, rara versão perua da cultuada marca; modificados - o Dodge Dart 1979 com motor V8 totalmente cromado; originais – o Monza S/R 85/86 restaurado com extremo detalhe e cuidado; Muscle Cars – o Malibu V8 de 1968; Foras de série nacionais – as raras Santa Matilde conversíveis de 1986; Hot Rods - a pick-up White feita a partir de antigo caminhão americano; Street Rods - o Ford Roadster 1937 inspirado nos traços do famoso designer Chip Foose; réplicas – o Ford Cobra versão Carrol Shelby ; Rat Rods – o Opala 1973 que honra um novo estilo mundial, onde ferrugem e marcas do tempo são valiosos e reverenciados ; Esportivos contemporâneos  – Eclipse, GTis e Mercedes AMG.



O grande intercâmbio de informações cria um ambiente propício para o crescimento do antigomobilismo local e regional, atrai novos entusiastas, incentiva a localização e restauração de relíquias esquecidas e/ou depreciadas. Além disso, e certamente o mais importante, é a combinação irresistível de nostalgia e vivências pessoais, que emociona e encanta pessoas de todas as idades.



O carro mais antigo do Brasil - o Clement Panhard 1900 da família Lanat - hoje no Museu da Misericórdia, foi escolhido como símbolo da exposição e ilustra o selo oficial do evento. Digno aval para mais de 100 veículos incríveis que preencherão as áreas e alamedas da renovada praça.



Como curiosidade, para ilustrar o ciclo completo de muitos dos carros expostos e incentivar novos resgates, será apresentado um Opala SS 1977, recém-descoberto após 11 anos de hibernação e apenas 34.000 Km originais, portando todos as naturais cicatrizes do tempo, sem nenhum tipo de restauração. A ideia é documentar o processo antes/depois, com ferrugem agora e restauração completa para dezembro de 2014.



O CFB – Clube do Fusca da Bahia e o COB – Clube do Opala da Bahia já confirmaram presença, além das Diretorias Regionais do Veteran – Recôncavo e Litoral Norte – Amarantigos de Amargosa, Jóia da Princesa de Feira de Santana e vários colecionadores independentes. Um programa imperdível para toda a família.


VI Encontro Baiano de Veículos Antigos – Veteran Car Club da Bahia

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Foto montagens - Carlos Seixas. Fotografia- arquivo Old Races.






 Quinta-feira,  5 de dezembro de 2013





Está chegando a grande festa do antigomobilismo baiano!

Dias 06 (montagem), 7 e 8 de dezembro, na Praça do Campo Grande, VI Encontro Baiano de Veículos Antigos - Veteran Car Club da Bahia & Convidados.

Confiram os horários da montagem
Publicado no facebook por Carlos Seixas em 4 de dezembro de 2013.


Sábado, 7 de dezembro de 2013



Montagem do Encontro anual de veículos antigos ontem à noite no Campo Grande.


Hoje e amanhã os baianos terão a oportunidade de ver veículos antigos e raros, em perfeito estado de conservação!
 

NÃO PERCAM!!!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O RARO FIAT TEMPRA Ouro 2.0 16 v - 2 portas-



FIAT  TEMPRA OURO 2.0 16v  2 portas

                               O raro Tempra Ouro 16v coupé.

O Fiat Tempra Ouro 16 v com  2 portas é um veículo tão raro hoje em dia quanto na época em que foi fabricado em 1993. Quando falo sobre o mesmo, muitas pessoas fanáticas e entendidas de carros chegam a duvidar da sua existência. Pois é, ele existiu e eu tive um cujas fotos estão abaixo, era elegante, confortável e muito veloz!
Foram fabricadas muito poucas unidades do mesmo, visto que alguns meses após ser lançado foi substituído pelo esportivo e mais potente Tempra turbo ie (8válvulas).

Tempra Ouro16v 1993, com mecânica preparada pelo ex piloto Roberto Bahia e 147 HP de potência.

O motor do Tempra Ouro tem cilindrada de 2.0 litros com cabeçote de quatro válvulas por cilindro , injeção eletrônica e 127 cv de potência com um torque de 18,4 kgf. Com uma boa performance, o coupé acelera  de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e chega aos 202 km/h de velocidade máxima, tornando-se um dos modelos nacionais mais rápidos da época.

O elegante coupé azul escuro parado às margens da Linha Verde.



A ascensão de força do Tempra teve continuidade em abril de 1994, quando a Fiat apresentou o Tempra Turbo. O motor era o mesmo 2.0, porém com cabeçote para oito válvulas, injeção eletrônica multiponto Bosch, turbocompressor Garrett T3 com pressão de 0,8 kg e intercooler. O resultado eram 165 cv de potência e um torque de 26,5 kgf   a 3.000 rpm. O Tempra Turbo no início só foi fabricado na versão de duas portas e atingia a respeitável marca de 220 km/h.

 Tempra Turbo coupé, o substituto.




Produção: Espaço Old Races

sábado, 30 de novembro de 2013

FERRARI testando MOTOR V6 turbo











Protótipo camuflado derivado da La Ferrari, testa na pista de Fiorano o motor V6 TURBO que será usado na Formula 1 a partir de 2014. O protótipo teve a parte traseira alongada para acomodar a mecânica mais complexa e tem a tomada de ar para o motor sobre a capota.

Vejam no link abaixo o som espetacular do V6 em uma única e rápida passagem. No inicio da filmagem da para ouvir claramente o silvo das turbinas.

Se desejar ver o vídeo todo, clique na bolinha branca (watch entire video)

http://www.racerlink.com/home?article=288040&t=New-Engine-Being-Tested-at-Ferrari




Vídeo e fotografia compartilhados de racerlink.com, texto escrito por espaço old races.