Em 1964 a imagem dos Renault Dauphine e Gordini estava desgastada no Brasil devido à fama de carro muito frágil.
Eram chamados de Leite Glória, "desmancha sem bater", numa alusão à propaganda do leite em pó instantâneo da marca Glória. O que mais quebrava nos pequenos Renault na verdade era a suspensão "Aerostable" que não fora projetada para o pavimento de péssima qualidade das ruas e estradas brasileiras!
O sistema de suspensão então foi alterado e adaptado às nossas condições e o Gordini passou a ter um market agressivo ligando o mesmo às corridas automobilísticas. Na mesma época a fábrica por sugestão do publicitário Mauro Salles resolveu fazer um teste de resistência de 50.000 km, que sem dúvida ajudaria a passar para o público consumidor a imagem de um carro durável e com isso aumentar as vendas do mesmo.
O apelo esportivo não ficou só nisso, lançaram o 1093 e a Equipe Willys passou a utiliza-los nas corridas e nos shows do" Cirquinho Willys".
Propagandas do Gordini relacionadas às corridas.
Gordini 1093 da Equipe de competições da Willys, pilotado por José Carlos Pace, correndo em Interlagos.
Propaganda da Willys na imprensa especializada nacional e estrangeira.
O Gordini sendo avaliado para tentar continuar o teste, após a capotagem.
Atingindo a marca dos 35.000 km, já avariado pelo acidente.
O Gordini ficou todo amassado após uma capotagem quando era pilotado por Bird Clemente, quase encerrando o teste prematuramente.
DADOS DO TESTE :
26 de outubro a 17 de novembro de 1964 - 22 dias de rodagem ininterrupta.
Veículo- Renault GORDINI com 850cc - fabricado pela Willys Overland do Brasil em São Bernardo do Campo - São Paulo.
Teste supervisionado e homologado pela FIA
133 recordes batidos, sendo 25 internacionais.
Pilotos participantes do teste: Luis Antônio Greco, Wilson Fittipaldi Jr., Bird Clemente, Carol Figueiredo, Luis Pereira Bueno, José Carlos Pace, Francisco Lameirão, Waldemir Costa, Geraldo Meirelles e Vittorio Andreata.
Pelo fantástico documento que é o filme abaixo, acompanhe todo o teste desde a chegada do delegado da FIA e escolha do carro na linha de montagem até a bandeirada final em Interlagos.
Clique no link abaixo para ver mais detalhes do teste em Nobres do Grid
http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=190:o-teste-de-longa-duracao-do-gordini&catid=66:memorias-do-paddock&Itemid=104
Veja também mais detalhes na matéria do Estadão clicando no link abaixo
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,gordini-um-duro-teste-de-resistencia-e-a-historia-do-nosso-automobilismo,963145,0.htm
Veja também entrevista de Bird Clemente sobre a Equipe Willys, onde ele fala sobre o teste:
https://www.youtube.com/watch?v=o_B6rYwWvqI
______________________________________________________
ATUALIZAÇÕES:
Atualizada em 05/02/2015
Atualizada em 04/06/2016
Atualizada em 27/12/2020
______________________________________________________
Veja o vídeo : 👇
Texto elaborado pelo autor. Fotografia compartilhada pela Internet, com direitos autorais de Rogério Candido Brandão.
link para acesso a NOBRES DO GRID e ESTADÂO
______________________________________________________
Veja o vídeo : 👇
oldraces.blogspot.com
Filme compartilhado do You Tube, fotos retiradas de pesquisa na Internet, sem indicações de direitos autoraisTexto elaborado pelo autor. Fotografia compartilhada pela Internet, com direitos autorais de Rogério Candido Brandão.
link para acesso a NOBRES DO GRID e ESTADÂO
Nenhum comentário:
Postar um comentário