EQUIPE CURVELLO
História, fundação e estrutura.
A
Equipe Curvello começou suas atividades em 1969 a partir de uma reunião na sede
da revenda Irmãos Curvello de
caminhões
Mercedes Benz que ficava no Largo dos Mares. Participaram desta reunião que na
verdade funcionou como a fundação da equipe, os senhores Antônio Curvello,
presidente do Grupo Curvello, Pedro de Sousa Dantas, advogado e representante
da Sanca - Sociedade Anônima Nacional de Combustíveis e Acessórios e o piloto
Mauricio de Castro Lima.
A
criação da equipe foi na seguinte composição:
1- O
Grupo Irmãos Curvello, por intermédio da revenda Volkswagen, entraria com todo
o custo de preparação do carro, incluindo peças de reposição, guarda do
veiculo, peças especiais de competição, mão de obra da mecânica,
inclusive permitindo o trabalho na oficina à noite e também domingos e feriados
se necessário.
2- A
SANCA entraria com todo o custo de combustível e lubrificantes para as corridas
e treinos, além de uma verba em dinheiro a ser dada por corrida, para cobrir
despesas gerais como deslocamentos, alimentação, serviços de terceiros, etc.
3-As
demais despesas, a exemplo de pneus, gastos com viagens e equipamentos
especiais, ficariam a cargo de dois patrocinadores complementares a serem
arranjados posteriormente.
4- O
carro que serviria de base para ser preparado ficaria por conta de Mauricio de
Castro Lima.
Os
patrocinadores complementares foram Veloz HP e MM Metalúrgica e Montagens Ltda.
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DEPOIMENTO
A principio iríamos preparar um Volks sedan 1968 que eu já
havia usado em algumas corridas, mas apareceu uma oportunidade de comprar um
carro já quase pronto, de Toncar ( Antônio Carlos Pita Lima), era um 67 com o
qual Toncar havia corrido os 1000 km de Brasília e já era de fato um carro de
corrida com várias peças em fibra de vidro e suspensão dianteira e traseira
prontas, sem contar que era um carro com o qual já tinha corrido e já havia
vencido uma corrida na Centenário com Toncar.
A mecânica foi toda nova, feita pela Puma, por intermédio
da Comercial MM de Milton Mastenguin, que nos forneceu tudo a preço de custo,
formando ai uma importante parceria.
O carro foi praticamente refeito, com substituição de toda
e qualquer peça que pudesse ter algum desgaste, além de funilaria e pintura.
O representante de Irmãos Curvello na equipe era Mario
Curvello e posteriormente convidamos a participar da mesma o saudoso amigo
“Medeirinho”, Antônio Garcia de Medeiros Neto.
Na mesma época trouxemos também Antonio Sacerdote, mais
conhecido como Dão, para cuidar da afinação dos motores.
Em 1970 após a entrada de Medeiros, um Volkswagen sedan
69 pertencente ao mesmo, foi incorporado à equipe.
- Mauricio C. lima.
Volkswagen Força Livre divisão 4 1.900cc
Patrocinadores:
Irmãos Curvello – Revenda VW
SANCA – Distribuidora de gasolina e derivados de petróleo
Veloz HP – produto automotivo
MM-Metalurgia e Montagens

Logomarca SANCA
Logomarca VELOZ HP
Apoio:
Puma Veículos
Fotos diversas/curiosidades:
Prova Duque de Caxias- 1º lugar na prova preliminar/ 5º lugar na prova principal.
Prova TV Aratú 1970 - Avenida Centenário.
Taças em exposição na revenda VW Irmãos Curvello. Ao fundo á esquerda esta o fusca nº4
Local onde era a revenda Volkswagen Irmãos Curvello.
Notícias:
ANTÔNIO GARCIA DE MEDEIROS NETO
MAURICIO DE CASTRO LIMA
CONTINUA
Material utilizado: Fotografias e textos do acervo Mauricio Castro Lima, logomarcas das empresas citadas, notícias de jornais da época.
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com