Uma bela miniatura do icônico Alpine A 110 1600 S, na escala 1:18, produzido em metal pela Maisto.
Uma bela miniatura do icônico Alpine A 110 1600 S, na escala 1:18, produzido em metal pela Maisto.
oldraces.blogspot.com
Fotografia baixada da internet sem indicação de direitos autorais.
A internet sem sombra de dúvidas foi um avanço tecnológico sem precedentes para a humanidade , porém também trouxe diversos fatores negativos, tais como crimes cibernéticos, fraudes, pedofilia, invasão de dados e vários outros problemas graves. Entre eles está o perigo das informações erradas, quer seja por simples desconhecimento do assunto pelo autor da publicação ou mesmo pela publicação das tão faladas "fake news ", por pessoas mal intencionadas, o que a longo prazo virá a prejudicar a própria história que ficará para as gerações futuras.
Na história do automobilismo não tem sido diferente, com frequência tenho me deparado com informações desencontradas, dados errados e narrativas equivocadas, em diversas publicações de blogs, sites e páginas especializadas no assunto.
Algumas vezes já tive aqui no Old Races, que refazer matérias nas quais descobrimos erros de informação, afinal ninguém é perfeito..., porém o que mais preocupa é ver que matérias erradas muitas vezes são corrigidas pelos leitores em seus comentários e mesmo assim o(s) autor(es) não as corrige,? ou porque não revisa as publicações que faz ou até mesmo por não ter que admitir que errou...
Como aquele dito em que " Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade ", as estórias equivocadas vão se perpetuando e se tornando quase impossível de se reverter à verdadeira realidade!
Nos últimos anos tenho vez por outra me debatido com algumas narrativas equivocadas, tanto sobre a invenção do auto móvel como sobre a chegada do mesmo no Brasil, no primeiro caso, atribuindo a autoria da invenção a Carl Benz e com relação ao Brasil, que o primeiro auto móvel do país teria sido o de Alberto Santos Dumont.
Ambas as narrativas não são verdadeiras, no caso da invenção do "auto móvel ", o verdadeiro autor da invenção é o francês Joseph Cugnot, no ano de 1770, fez um veículo a vapor que se "auto movia" e tinha direção, já com relação aos primeiros auto móveis do Brasil 🇧🇷, a lista é a seguinte:
👇
Primeiros auto móveis do Brasil:
1º- 1871 -Thomson Road Steamer- Francisco Antônio Pereira Rocha - BA *
2º- 1891 - Peugeot com motor a combustão - Alberto e Henrique Santos Dumont - SP
3º- 1897 - Serpollet a vapor - José do Patrocínio - RJ
4º- 1897 - Benz a combustão interna - Álvaro Fernandes da Costa Braga - RJ
5º- 1900 - Decauville a combustão interna - Adalberto Guerra Duval - RJ
6º- 1901 - Clement Panhard & Levassor a combustão interna - José Henrique Lanat - BA
7º- 1901 - Rochet-Schneider com motor a combustão interna - Conde Alvares Penteado - SP
O Thonsom Road Steamer do Sr. Francisco Pereira Rocha era similar a este, com 5 rodas.
Mauricio C. Lima
oldraces.blogspot.com
Não sei de quem é a autoria, mas um leitor do Old Races nos enviou o seguinte texto sobre o piloto baiano Lulu Geledeira, perguntando o que achávamos e se as informações contidas na matéria eram corretas.(?)
Como a quantidade de erros e omissões é muito grande, no texto original grifamos em vermelho as partes erradas para melhor comparação com o texto corrigido abaixo, com as partes corrigidas grifadas em azul.
Gostaria de salientar que a nossa intenção não é desmerecer quem fez a matéria , nem tampouco o nosso grande piloto e amigo, Lulu Geladeira, mas a história, seja ela qual for, sempre deve ser contada com o máxima fidelidade possível, pois são documentos que ficarão para as futuras gerações...
Sobre Lulu Geladeira.
O primeiro Volkswagen Sedan 1300 da Bahia, foi vendido pela revenda autorizada Autobasa e adquirido pela família Pitta Lima. O carro tinha cor verde claro (aparentemente denominada verde Caribe) e foi destinado ao uso de Dona Carol, mãe do piloto baiano Toncar, Antônio Carlos Pitta Lima, que o usou por pouco tempo até que surgiram as corridas da Avenida Centenário.
Em sua trajetória longeva nas pistas de corrida, este Fusquinha passou por várias equipes e foi pilotado por muitos pilotos:
Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar)No final de 1969 o Fusca foi vendido a Mauricio Castro Lima, que após uma reforma e requalificação total, o incorporou à Equipe Irmãos Curvello, pela qual participou de provas diversas até o ano de 1971.
Em 1971 o valente Fusquinha muda de mãos outra vez, sendo adquirido por Antônio Garcia de Medeiros Netto, que o incorporou à Equipe CIF.
Em seu curriculum o famoso Fusca tem corridas no circuito da Avenida Centenário em Salvador, onde saiu vitorioso duas vezes e entre as muitas corridas que participou destacam-se as duas provas Duque de Caxias, corridas do Norte/Nordeste e os 500 Km de 1968 e 1969 , no Autódromo Virgílio Távora no Ceará, no circuito da Cidade Universitária no Recife e no circuito de Brasília, onde participou dos 1000 km dos anos de 1969 e 1970.
NOTÍCIAS:
oldraces.blogspot.com
Fotografias do acervo de André Burity, Mauricio C. Lima, Carlos Alberto Medrado, Mario Cabral Filho e Adriano Fernandes.