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sexta-feira, 19 de março de 2021
Racing Colors
quarta-feira, 17 de março de 2021
Sabine Schmitz
Faleceu ontem aos 51 anos Sabine Schmitz, ex piloto e muito conhecida pelas suas participações no programa "TOP GEAR", da BBC.
Sabine foi também a primeira mulher a vencer as 24 Horas de Nurburgring, no ano de 1996.
oldracesblogspot.com
Fotografia compartilhada na Internet, sem indicação de direito autoral.
terça-feira, 16 de março de 2021
Fusca de corrida
Fusca da Equipe Irmãos Curvello em Salvador Bahia, no ano de1969.
oldraces.blogspot.com
Fotografia de Mauricio Castro Lima
quarta-feira, 10 de março de 2021
Ases do Automobilismo baiano dos anos 50
Os principais automobilistas baianos dos anos 50 e início dos anos 60, nas corridas do circuito do Farol da Barra, foram Paulo Lanat, Adriano Fernandes, Lulu Geladeira, Lev Smarcevscki e Nelson Taboada.
Homenageamos hoje esses cinco pioneiros do esporte a motor, com estes pequenos "cards", como lembranças dos seus feitos passados!
Maurício Castro Lima/Andre Burity |
Foi Paulo Lanat também quem trouxe o kart para a Bahia, no mesmo ano que o mesmo chegou ao Brasil, tornando-se o seu maior incentivador!
Poderia ter feito muito mais, porém infelizmente morreu precocemente aos quarenta e poucos anos de idade.
Maurício Castro Lima/Andre Burity |
segunda-feira, 8 de março de 2021
Dia Internacional da Mulher
Nossa homenagem a todas as mulheres e em especial às pioneiras das corridas de automóveis!
Old Races
oldraces.blogspot.com
Fotografia baixada da Internet, sem indicação de direitos autorais.
terça-feira, 2 de março de 2021
Restauração do Puma 0001- Atualização
Restaurando o campeão ! Atualização
segunda-feira, 1 de março de 2021
FOTO DO MÊS - MARÇO 2021
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Restaurando o campeão
Conforme já publicamos aqui anteriormente, na matéria intitulada " Caçada ao felino", https://oldraces.blogspot.com/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html , o histórico Puma GT Espartano 1968, carroceria nº 0001 e chassi nº 1.430.111, que foi o primeiro fabricado, foi também o primeiro Puma da equipe baiana, Scuderie AF e o primeiro Puma com mecânica Volkswagen a participar e a vencer uma corrida de automóveis.
O famoso veículo foi encontrado após um exaustivo trabalho de pesquisa e comprado pelo colecionador Sérgio Campos, estando agora em pleno processo de restauração.
O objetivo é torna-lo novamente um carro de corridas, já que os antigos proprietários o tinham transformado em um carro de rua, alterando assim algumas das suas características únicas.
O Puma em sua estreia nas pistas.O restauro da fibra já está sendo concluído, partindo-se agora para a fase da pintura.
Pronto, corte feito com sucesso !
Capo dianteiro ainda sem o corte circular do bocal do tanque de combustíveis.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Fiat Coupé Turbo
Em 1999, eu tinha esse Fiat Coupé vermelho 97, que foi o ultimo modelo trazido pela Fiat para o Brasil. Como sabem, o coupé tinha um motor parecido com o do Tipo Sedicevalvole que lhe rendia 137 CV de potencia, o que o tornava um carro veloz, mas longe ainda de ser um bom esportivo como as suas linhas insinuavam. Era um excelente carro, muito estável, com uma boa caixa de marchas e freios ABS muito eficientes, extremamente confortável e gostoso de dirigir!
Certa vez eu vinha na estrada em velocidade alta quando quebrou a correia dentada e o estrago no motor foi total, com danos generalizados nas válvulas, pistões, comando de válvulas, virabrequim etc...
Como o carro já estava fora da garantia, apesar de ter apenas 32.000 Km rodados, eu resolvi então procurar um motor para substituir o original, foi quando achei um motor de Tempra Turbo quase 0 KM, que tinha sido de um carro novo acidentado e desmanchado legalmente. A adaptação foi demorada e um pouco complicada, mas o resultado final foi perfeito, o Fiat Coupé finalmente se transformou em um verdadeiro esportivo, impulsionado pelos 165 CV do motor 2.0 turbo ie de 8 válvulas.
O belo e aconchegante interior do Fiat Coupé.
O Tempra Turbo foi produzido de 1993 a 1998 com motor 2.0 8v ie, que equipado com uma turbina Garrett T3, rendia 165 CV e 26,5 kgf de torque. Essa boa potência aliada ao relativo baixo peso do carro (1.275 kg), lhe proporcionavam um bom desempenho, chegando nos testes da revista Quatro Rodas a impressionantes 212,8 Km/h e acelerando de 0 a 100 em apenas 8.3 segundos,( 220 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 em 8.2 segundos, segundo a fábrica).
O motor original 2.0 16 v do Fiat Coupé tinha 137 CV e 18,4 Kgf de torque, que aliado à ótima aerodinâmica e com peso relativamente baixo de 1271 Kg, muito próximo do peso do Tempra, fazia o Coupé ir de 0 a 100 em 9,3 s com uma velocidade de 206 Km/h.
Com a troca do motor, a aceleração de 0 a 100 passou a ser de 7,9 segundos e a velocidade final em torno de 222 km/h.
Mauricio C. Lima
Fotografia da revista Quatro Rodas e de Mauricio C. Lima.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
Colorindo as corridas dos anos 60
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
FOTO DO MÊS - FEVEREIRO 2021
oldraces.blogspot.com
Fotografia do acervo de Andre Burity.