Translate
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Propagandas antigas - anos 60/70
Marcadores:
Aero Willys,
Alfa Romeo 2300,
Camaro,
Chevette,
Corcel,
DKW Vemag,
FNM 2150,
FNM JK,
Ford Galaxie,
Fusca,
Gordini,
Jaguar,
Karmann Ghia,
Maverick,
Opala,
propagandas antigas,
Puma,
Simca Chambord,
Volkswagen
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAIANO - Links
HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Caros leitores do Blog Old Races,
Para facilitar a visualização das matérias já postadas sobre a história do automobilismo da Bahia, reunimos aqui neste post, todos os links de acesso às referidas publicações.
Notem que as dividimos em seis grupos distintos para facilitar as buscas:
1- As corridas no Farol da Barra
2- Os protótipos - (Elva uma história quase esquecida)
3- O inicio do kart na Bahia
4- As corridas na Avenida do Centenário
5- As equipes baianas
6- Outras matérias relacionadas
Obrigado e uma boa leitura para todos!

1- AS CORRIDAS NO FAROL DA BARRA:
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-bahiano-as-corridas-no.html
PARTE 2
___________________________________________________________________

2- OS PROTÓTIPOS - (ELVA - UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA);
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html
PROTÓTIPOS
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/historia-do-automobilismo-baiano-os.html
_______________________________________________________________

3- O INICIO DO KART NA BAHIA:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/o-inicio-do-kart-na-bahia.html
_______________________________________________________________
4- AS CORRIDAS NA AVENIDA DO CENTENÁRIO:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html
_______________________________________________________________________
A SÉRIE - A PISTA DA CENTENÁRIO;
PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/automobilismo-bahiano-pista-da-avenida.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_11.html
PARTE 4
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_14.html
PARTE 5
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_26.html
PARTE 6
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/02/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html
______________________________________________________________

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/centenario-44-anos.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/os-acidentes-da-centenario.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/acidentes-da-centenario-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/camurujipe-1969-pista-de-testes.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/06/i-circuito-da-centenario-formula-v.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/02/ll-circuito-da-centenario-trofeu.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/08/500-km-da-bahia-1968.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/prova-prefeito-antonio-carlos-magalhaes.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/prova-paulo-lanat-1969.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/acidente-na-centenario-toncar.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/os-numeros-dos-pumas-da-af.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/a-historia-de-um-fusca-pe-de-boi.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2015/11/chico-landi-e-garagem-dos-bmw.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/vem-ai.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/recordando-uma-epoca-marcante-eduardo.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/corridas-na-centenario-curva-do-calabar.html
_______________________________________________________________

5- AS EQUIPES BAIANAS:
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipes-baianas-irmaos-curvello.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipe-curvello-parte-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/09/equipes-baianas-escuderia-af-parte-3.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/11/equipes-baianas-equipe-racio.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/04/equipes-baianas-cravobauer.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/04/equipes-baianas-equipe-cobape-parte-1.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/puma-espartano-homenagem-ao-campeao.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/foto-do-mes-junho-2016.html
_________________________________________________________________
6- OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/autodromo-na-bahia-uma-enrrolacao-de-41.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/emilio-zambello.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/07/o-antigo-mobilismo-esportivo-na-bahia.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/10/a-cruz-do-padre.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/12/jose-luis-bastos.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/lulu-geladeira-nos-deixou.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/corrigindo-uma-injustica.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/foto-do-mes-agosto-2015_19.html
http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/bau-de-adriano-fernandes.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/encontro-da-velha-guarda-do.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/o-meu-primeiro-rallye.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/ontem-e-hoje.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/lulu-geladeira-um-ano.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/07/foto-do-mes-julho-2016.html
Links para acesso a: oldraces.blogspot.com
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
Marcadores:
automobilismo baiano,
Circuito da Centenário,
corridas no Farol da Barra,
equipes baianas,
História do automobilismo baiano,
historia do automobilismo brasileiro,
protótipos dos anos 60
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Hatari!
O filme Hatari de 1962 foi um dos mais marcantes da minha adolescência, tendo perdido a conta de quantas vezes assisti.
Apesar de ser politicamente incorreto para os dias atuais, já que trata da captura de animais selvagens para serem confinados em Zoológicos pelo mundo afora, pratica hoje já condenada por grande parte da população mundial, o filme cativava principalmente por suas cenas perigosas de aventura motorizada, com veículos em alta velocidade perseguindo os animais pelas planícies do continente africano.
Hatari! é um filme estadunidense de aventura de 1962, dirigido por Howard Hawks e com elenco internacional, liderado por John Wayne. O título significa "Perigo!" em Swahili.
O filme teve locações na Tanzânia com muitas cenas realizadas nas proximidades da cidade de Arusha, num rancho para caçadores, de propriedade de um dos atores do filme, o alemão Hardy Krüger. Red Buttons se destaca nas inúmeras cenas de humor, que se intercalam com as tensas correrias motorizadas pela savana, atrás dos animais em disparada.
Sean Mercer lidera um grupo internacional de caçadores que se encontra na África no período de três meses em que essa prática está liberada. Sua intenção é capturar um grande número de animais selvagens para atender encomendas de zoológicos do mundo todo. Logo no início eles tentam capturar um rinoceronte, mas a empreitada é mal-sucedida e um dos caçadores, o "Índio" (Bruce Cabot), é ferido. No seu lugar é recrutado um jovem atirador francês. Além desses riscos, Sean fica contrariado quando chega uma mulher no acampamento, a fotógrafa italiana "Dallas" (Elsa Martinelli), contratada pelo zoológico de Los Angeles para documentar a captura dos animais. Dallas se mostra à vontade no lugar, e se torna conhecida dos nativos por "Momma Tembo" (Mãe dos Elefantes), por acolher alguns filhotes elefantes órfãos, que tumultam ainda mais a vida no acampamento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Procurando a caça!
Os Jeep Willys passando por aldeias nativas
Capturando uma girafa.
O valente Jeep Willys em ação.
A perigosa caçada ao feroz rinoceronte.
A robusta e eficiente camionete Studebaker 1952 era um dos principais veículos da caçada, com a cadeirinha acoplada ao para choque e para lamas direito, onde sentava o laçador.
O Jeep Willys modelo CJ 6 (longo) sem capota era um dos principais utilizados no cerco aos animais.
O Jeep Willys modelo CJ 6 (longo) com capota servia mais como apoio e transporte.
Vejam algumas cenas do filme no vídeo abaixo:
Marcadores:
Dodge WC3,
filme Hatari,
Hatari,
Jeep Willys Cj6,
Studebaker 1952
domingo, 14 de agosto de 2016
DIA DOS PAIS
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
terça-feira, 9 de agosto de 2016
GP Cidade de São Paulo - 1936
http://www.saopauloantiga.com.br/em-1936-o-primeiro-grande-premio-cidade-de-sao-paulo/
Clique no link abaixo para ver a matéria do Estadão:
http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,em-1936-um-gp-pelas-nobres-ruas-dos-jardins,7341,0.htm
domingo, 7 de agosto de 2016
Gincana dos Maristas - 1967
Corrida no circuito do Farol da Barra em 1961.
Nos registros históricos de uma época em que as coisas em geral eram mais simples e fáceis de serem realizadas, que foram as décadas de 50/60, tivemos o nascimento do automobilismo em nossa cidade, primeiro com a realização das corridas no circuito do Farol da Barra, com o surgimento do Kart que foi trazido pelo piloto Paulo Lanat, com a realização de uma prova de arrancada na Cidade Baixa que infelizmente terminou em uma tragédia, que foi a morte do piloto Fernando Scafa, com a realização dos primeiros Rallyes da Bahia e finalmente com a realização das corridas de automóveis no circuito da Avenida Centenário.
No bojo destes acontecimentos, alguns pequenos eventos automobilísticos foram surgindo numa cidade que despertara para o automóvel e para o esporte a motor.
Alguns destes eventos eram clandestinos, como é o caso dos famosos "pegas" do Farol da Barra e que revelaram bons pilotos que infelizmente nunca chegaram a participar de corridas oficiais, os PINTACUDAS da turma do Farol (que ainda se reúnem até os dias atuais) e outros não clandestinos que eram as gincanas automobilísticas realizadas dentro de alguns colégios, a exemplo dos Maristas e Antônio Vieira.
As gincanas do Colégio Maristas e do Antônio Vieira, eram provas exclusivamente de habilidades que envolviam apenas o piloto e o co piloto do veículo, diferentemente das Gincanas da Primavera que foram realizadas posteriormente na cidade, na década de 70 envolvendo grande parte da população e que consistiam na realização de tarefas pelos membros das numerosas equipes participantes.
Volkswagen nº 69 Mauricio Castro Lima e José Alfredo - vencedor da segunda gincana em 1967
Área onde eram realizadas as provas de habilidade, ganhava a dupla que conseguisse realizar todas as tarefas em menos tempo.
A galera torcendo e rindo com as brincadeiras, antes de iniciada a gincana.
O carro nº 69 realizando as tarefas da prova.
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Porsche 956s na estrada
Numa cena difícil de se ver no automobilismo moderno, os carros da Equipe Rothmans Porsche, após desembarcarem no aeroporto foram rodando pelas ruas e estradas australianas até o circuito onde se realizaria a prova.
A fotografia e informações do texto abaixo, foram compartilhados da página CARRO, publicada no Facebook
WSC 1984
1000 Km de Sandown (Austrália)
Os 956s da Rothmans Porsche indo do aeroporto para o circuito de uma maneira não muito convencional.
Marcadores:
Porsche,
Porsche 956s,
Rothmans Porsche
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
FOTO DO MÊS - agosto 2016
Assinar:
Postagens (Atom)