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segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Os circuitos de rua dos anos 60

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


Nos anos 60 o Brasil tinha pouquíssimos autódromos e por isso a maioria das corridas de automóveis era realizada em circuitos de rua, muitos deles improvisados e com muito pouca segurança!
Vou tentar mostrar aqui por meio de fotografias alguns dos mais tradicionais circuitos do país onde se realizavam corridas com uma certa frequência.
Além das capitais e regiões metropolitanas como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Maceió, Teresina, Curitiba, Florianópolis, Natal, Niterói e Fortaleza, algumas outras cidades também tinham suas corridas com certa regularidade, é o caso de Petrópolis, Lajes, Piracicaba, Araraquara, Cascavel,  Passo Fundo, Pelotas, Chapecó, Itajaí, Joinville, Blumenau, Joaçaba, Rio Grande, São Leopoldo, Camaquã, Juiz de Fora, além dos circuitos de Ilha do Fundão, Novo Hamburgo, Praias do Atlântico Sul e Teresópolis, entre muitos outros.
Cito aqui também apesar de não ter registros fotográficos, os circuitos de Caxias do Sul -RS, Campinas -SP, Tramandaí -RS, São Francisco - RS, Poços de Caldas - MG, São José dos Pinhais - PR, Caruaru -PE, Torres - RS, Santa Maria -RS e Santos -SP.

Alguns circuitos sediaram provas nacionais importantes e de longa duração como os 1.000 Km de Brasília, as 12 Horas de Lages, os 500 Km da Bahia, as 12 Horas de Porto Alegre, 500 km de Porto Alegre e as  100 Milhas de Belo Horizonte entre outras.
Os circuitos de rua daquela época eram em geral perigosos, sem muitas medidas de segurança que são adotadas nos dias atuais, como muretas de proteção, guard rails etc... Corria-se naqueles tempos em pistas apertadas, com postes e árvores sem as devidas proteções e até em pistas pavimentadas com paralelepípedos.
Alguns deles, a exemplo de Petrópolis que era um dos mais perigosos, ficaram marcados por tragédias e mortes, outros primavam pelo improviso, sem locais adequados para os boxes nem locais seguros para o público que constantemente invadia a pista. Uma das raras exceções foi o circuito da Avenida Centenário em Salvador, que devido a sua posição em um vale, com encostas em quase toda a extensão, permitia ao público ficar em um nível mais elevado em relação ao asfalto e com uma ótima visão da pista.
 Na segunda metade da década de 60, foram inaugurados os autódromos do Ceará, do Rio de Janeiro e de Guaporé no Rio Grande do Sul, que vieram fazer companhia ao já consagrado Autódromo de Interlagos na capital paulista, que até então era o único em operação no país.

Circuito da Barra da Tijuca:- Rio de Janeiro




Circuito do Farol da Barra - Salvador

  

Circuito inaugural de Brasília


Circuito Imperial de Petrópolis 

Circuito de Blumenau

Circuito do Pici - Fortaleza


Circuito de Brasília


Circuito do Derby - Recife


  Circuito da Cidade Universitária - Recife


Circuito do Mineirão - Belo Horizonte



Circuito da Avenida do Centenário - Salvador




Circuito de Lages 



 Circuito de São Leopoldo - RS


Teresópolis - RJ

Circuito de Camaquã - RS


Circuito de praia - RS


Circuito de Rio Grande - RS


Circuito de Juiz de Fora - MG

Circuito de Natal


Circuito de Teresina


Circuito de Piracicaba - SP







Circuito de Araraquara - SP


Circuito de Cascavel 


 Circuitos Cavalhada Vila Nova / Pedra Redonda - Porto Alegre

                                   CAVALHADA VILA NOVA




PEDRA REDONDA


 Circuito da Ilha do Fundão - GB


Circuito de Passo Fundo - RS

Circuito de Curitiba

Circuito de Niteroi


 Novo Hamburgo - a única foto que temos é deste acidente.

Circuito de Florianópolis


 Circuito de Joinville


 

Circuito de Joaçaba



Circuito de Chapecó

 

 Circuito de Itajaí

  Circuito de Maceió

  

 NOTA: Alguns destes circuitos não mudavam de uma corrida para outra, mas alguns tinham o traçado alterado, como é o caso de Piracicaba que alterava constantemente.

MATÉRIA  ATUALIZADA  EM 07/2022
MATÉRIA  ATUALIZADA  EM 10/2023

Fotografias de: Saloma do Blog, Evandro Águia, Walter Hahn, Nelson Walss , Eduardo Ribeiro, André Bonomini,Clic RBS, Puma Classic, Blog Poeira na Veia, Nobres do Grid,Calendário da Pirelli Acervo Marcelo Lemos, Roberto Costa, Antõnio Carlos Avallone, Martim Dartsch, Luiz Felippe de Andrade. Fotografias compartilhadas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais.

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

12 comentários:

  1. Parabéns pela postagem e pelo seu trabalho de pesquisa!!!!!

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  2. minha primeira experiência como aprendizado mecânico ao lado de Antonio Ferreirinha foi no circuita da Barra depois o de Niteroi em seguida o Centenário e o de Petrópolis e até hoje estou nessa vida do automobilismo

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    1. Oi, tem como você me responder alguma coisa sobre o de Niterói? Como era o traçado ?

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    2. Infelizmente não tenho a planta do traçado de Niterói, caso algum leitor do blog tenha e quiser compartilhar para completar a matéria, é só enviar para m.castrolima.arq@gmail.com ,que
      incluiremos.
      Obrigado

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  3. Parabens !!!

    saudades de Piracicaba vendo o Marinho ganhar do Porsche de Marivaldo Fernandes com o DKW 10

    lembra de anexar mais um circuito,Campinas ,corrida de fórmula Vê em 1968

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  4. Parabéns pelo Blog, meu pai - Jose Victorio Castegliani foi criador e presidente do Motor Club Juiz de Fora e realizou duas corridas nas ruas de Juiz de Fora (uma retratado pelo seu Blog) e Km de Arrancada , nos anos 60 - era SHOW!!!!

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    1. Obrigado por interagir com o Old Races, seja muito bem vindo..!!

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  5. Estou editando o livro de Memórias de CRISPIM, o lendário mecânico da VEMAG-DKW. Vou citar, numa nota sobre circuitos de rua, o seguinte: No BLOG OLD RACES, de Mauricio de Castro Lima, pode ser vista uma ampla pesquisa, publicada em 7 de novembro de 2016 – Os circuitos de rua dos anos 60. https://oldraces.blogspot.com/2016/11/os-circuitos-de-rua-dos-anos-60.html
    DE ACORDO?
    BOB MEDEIROS, Campinas, SP (professormedeiros@hotmail.com)

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    1. Bob Medeiros, pode sim, sem problemas, obrigado por interagir com o Old Races. Com relação a essa publicação, estamos preparando uma atualização com mais informações e mais fotografias.
      Abs

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