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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

1970-Monza-Acidente mortal de Jochen Rindt




Jochen Rindt

O único campeão póstumo da história 

da Formula 1

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Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jochen Rindt
Informações pessoais
Nome completo Karl Jochen Rindt
Nacionalidade Alemanha Alemão/ÁustriaAustríaco
Nascimento 18 de abril de 1942
Mainz, Alemanha
Morte 5 de setembro de 1970 (28 anos)
Milão, Itália
Registros na Fórmula 1
Temporadas 1964-1970
Equipes 3 (Brabham, Cooper e Lotus)
GPs disputados 62 (60 largadas)
Títulos 1 (1970)
Vitórias 6
Pódios 13
Pontos 109 (107)1
Pole positions 10
Voltas mais rápidas 3
Primeiro GP GP da Áustria de 1964
Primeira vitória GP dos Estados Unidos de 1969
Última vitória GP da Alemanha de 1970
Último GP GP da Itália de 1970
Karl Jochen Rindt (Mainz, 18 de Abril de 1942Milão, 5 de Setembro de 1970) foi automobilista alemão radicado na Áustria. É, até os dias de hoje, o único campeão póstumo da história da Fórmula 1 (1970).

Índice

Biografia

Jochen Rindt nasceu em Mainz, Alemanha, mas depois de seus pais terem morrido num bombardeio aliado durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi viver com seus avós em Graz, Áustria, onde ele cresceu e começou a pilotar. Embora nunca tenha se naturalizado austríaco, pois permaneceu até o fim da vida com a cidadania alemã, optou por representar a Áustria.
Apesar do grande sucesso na Fórmula 2 (vencendo em 1964, por exemplo, o London Trophy), Rindt teve um início inglório na Fórmula Um. Rindt estreou pela Rob Walker Racing Team em 1964, no Grande Prêmio da Áustria. Foi sua única corrida daquele ano. De 1965 a 1967, Rindt correu pela Cooper Car Company, conquistando 32 pontos em 29 corridas. Em 1968, Rindt pilotou pela Brabham, mas sua temporada não teve resultados expressivos, devido a problemas técnicos.

Finalmente, em 1969, Rindt foi para a Lotus e lá obteve sucesso. Conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Rindt terminou o ano com 22 pontos, alcançando o quarto lugar do campeonato. A temporada de 1970 começou com vitória em Mônaco. Desde então, pilotando o ótimo Lotus 72, Rindt venceu mais quatro Grandes Prêmios naquele ano: (Holanda, França, Inglaterra e Alemanha). Durante os treinos para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, Rindt sofreu forte acidente na curva Parabólica, devido provavelmente a um problema nos freios. Ele foi imediatamente levado em direção ao hospital, mas faleceu no caminho. Rindt, que já havia vencido cinco corridas na temporada, não foi alcançado pelos seus adversários e foi declarado campeão do mundo postumamente. Essa conquista póstuma teve a contribuição de seu companheiro de equipe, Emerson Fittipaldi, que ganhou a prova seguinte em Watkins Glen, impedindo que o belga Jacky Ickx, que corria pela Ferrari, alcançasse uma soma maior de pontos que a já obtida pelo corredor austríaco. Nesta prova, Jacky Ickx foi o quarto colocado.
O carro que Jochen Rindt utilizou nesta corrida pertencia ao seu companheiro de equipe Emerson Fittipaldi, que no treino livre estava amaciando o motor do carro que seria utilizado por Jochen Rindt. Neste treino o carro estava sem as asas, e numa curva não conseguiu frear carro, pois passou do ponto de freada, saindo da pista e danificando por completo o carro. Ao voltar aos boxes e informando o que tinha acontecido a Colin Chapman, este resolve dar o carro que pertencia a Fittipaldi, para que Rindt corresse no dia seguinte.
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 GP da Itália de 1970
 Uma das últimas fotografias do carro antes do acidente.
O carro já descontrolado chocando-se com o guard rail.

 A tentativa de socorro ao piloto.
 A desolação da equipe de resgate ao constatar a morte de Rindt.
Rindt no cockpit da Lotus.
 Momentos de descontração: um cochilo no carro e abaixo com a esposa Nina.

 As fotografias abaixo são dos restos do que sobrou da Lotus, quardados em uma garagem de um colecionador.




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