Translate

sábado, 24 de setembro de 2016

Equipes baianas - RM Retificadora Moderna


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -



 Equipes Baianas - RM Retificadora Moderna


O protótipo Elva II , foi o melhor carro da Equipe RM, aparece aqui nesta fotografia em sua estreia na PROVA DUQUE DE CAXIAS , segunda bateria, sendo pilotado por Roberto Bahia.

A Equipe RM era uma das principais forças do automobilismo da Bahia dos anos 60/70, tinha além de patrocínios eventuais, toda a estrutura financeira, logística e operacional apoiada pela Oficina Retificadora Moderna, de propriedade do piloto português Mario Monteiro.
Entre os méritos da RM, está o de ter sido a primeira equipe da Bahia que preparou carros com capacidade de enfrentar e até vencer os muito bem preparados Pumas da poderosa Escuderia AF / Caria Ribeiro de Adriano Fernandes, Lulu Geladeira e companhia!


Mario Monteiro ao lado do SAAB com o qual participou dos 500 Km da Bahia do ano de 1968, em dupla com o piloto Antônio Martins (Caramurú).


Os principais pilotos que atuaram pela Equipe RM foram Mario Monteiro, que era também o dono da Retificadora Moderna e Roberto Bahia Alice, que se firmou como o principal piloto da equipe até 1972 quando deixou a mesma.
Com a saída de Bahia, o piloto Luis Mendonça passou a fazer parte da equipe.


Protótipo da Equipe RM, sendo pilotado pela dupla Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar) / Roberto Bahia, na Prova dos 500 Km da Bahia em 1969.

 Roberto Bahia liderou grande parte desta corrida, à frente dos dois Pumas da Escuderia AF, até então imbatíveis para os pilotos da Bahia. Só não ganhou porque uma falha mecânica o fez abandonar a prova.


 O último protótipo da RM era na verdade uma carroceria ELVA encurtada e com suas linhas mais arredondadas. Era um carro muito veloz que por motivos diversos deixou de ganhar algumas corridas.

Mais uma largada com Roberto Bahia e o carro da RM na primeira fila do grid.

Largada de uma das etapas do Campeonato Norte Nordeste, o primeiro protótipo da Equipe RM é pilotado por Roberto Bahia e larga na pole, mostrando bem o quanto veloz eram o carro e o piloto!

NOTICIAS: 





 Roberto Bahia e sua história, contada pela matéria do jornal A TARDE

O português Mario Monteiro também teve a sua história contada pelo jornal A TARDE em 2005.

Notícia da época: Jornal da Bahia de 28 de Janeiro de 1972, matéria do jornalista Paulo Sérgio Brandão.


ATUALIZADA E CORRIGIDA EM 16/08/2017

Material utilizado na matéria: Fotografias do acervo de Roberto Bahia, Mario Monteiro, Mauricio Castro Lima. Noticias dos jornais A TARDE e Tribuna da Bahia.
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

3 comentários:

  1. Eu sempre venho dar uma lida e ver retratos, reportagens e as estórias sobre meu querido pai. Obrigada Maurício por este maravilhoso Blog e por sua dedicação em publicar e atualizar tudo.

    ResponderExcluir