Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Os carros suspensos


Salvador BA.

Alguns carros que viraram decoração em lojas, revendas de automóveis, oficinas, shoppings, restaurantes e bares temáticos.
Rio de Janeiro

USA

 Salvador Bahia.

Local desconhecido.

 Osasco São Paulo.

 Belo Horizonte Minas Gerais.

Local desconhecido.

Vinhedo - São Paulo 

Inglaterra






USA

Fotografias de londonist_com, Ariel F. Gonzales,Puma Classic,Amigos do Simca,Mauricio C. Lima e fotografias compartilhadas da internet sem indicações de direitos autorais.


quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O último Fusca produzido no Brasil.

A história do último Fusca Itamar montado pela Volkswagen do Brasil, um pós série  feito após ter sido paralisada a produção na linha de montagem. Muito interessante, vale a pena a leitura!

https://www.autoentusiastas.com.br/2018/01/o-ultimo-fusca-brasileiro/


https://www.autoentusiastas.com.br/2018/01/o-ultimo-fusca-brasileiro-parte-2-final/

domingo, 15 de setembro de 2019

ANISIO CAMPOS

Faleceu na noite passada o ex-piloto e designer automobilístico, Anísio Campos, um nome que sempre será lembrado na história do automobilismo brasileiro!
Deixamos aqui a nossa homenagem e as nossas preces para que fique com Deus e descanse em paz!
                                * * *

Leia sobre Anísio Campos clicando no link abaixo:


https://oldraces.blogspot.com/2015/11/anisio-campos-oito-decadas-na.html


Old Races

sábado, 14 de setembro de 2019

Publicadas no Face

Publicações rápidas da pagina Old Races do Facebook e também compartilhadas de outras paginas, nas últimas semanas:








terça-feira, 3 de setembro de 2019

Colorindo as corridas dos anos 60/70

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

Autódromo de Interlagos 1964 - Willys Interlagos de Chico Landi/Marivaldo Fernandes e Gordini da Equipe Willys.

 Circuito da Avenida Centenário 1970 - Mauricio C. Lima.

Autódromo de Interlagos 1966 - Alfa Zagatto de piero Gancia e Willys Interlagos de Luis Pereira Bueno. 

Autódromo de Jacarepaguá década de 60.


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Puma 1900 cc - receita dos anos 70


Este Puma GT amarelo mixing modelo 1974, foi comprado 0 Km na revenda autorizada
Caria Ribeiro em Salvador e foi preparado pela mesma, com os melhores recursos que existiam na época, para se melhorar a performance do motor Volkswagen  para o uso nas ruas.

Aos que não sabem, a revenda baiana Caria Ribeiro (VW e Puma), foi patrocinadora da lendária Scuderie AF de Adriano Fernandes e Lulu Geladeira e por intermédio de um dos seus proprietários, Renato Caria, que também era um dos sócios da AF, desenvolveu estreitos vínculos comerciais com a Fabrica Puma e com a Comercial MM, o que lhes permitiu adquirir a expertise necessária para fazer excelentes preparações nos motores Volkswagen.



O Puma teve a relação de coroa/pinhão do diferencial alterada, o que fez todas as marchas ficarem mais longas e as suspensões  dianteira e traseira rebaixadas com a adição de estabilizadores.
No motor foram usados Kits de 88 mm da Vicsa e eixo virabrequim roletado SPG, mais longo (82mm), para se poder chegar aos 1968 cc. Os cabeçotes de dupla entrada polidos e trabalhados para uma taxa de compressão de 8,5: 1, as molas e válvulas maiores de 40 mm e o comando de válvulas Iskenderien 10/10, somados aos enormes carburadores duplos Dellorto 40, permitiram que a potencia chegasse a cerca de 150 HP.*
Complementando a preparação, o volante do motor foi aliviado e balanceado, a embreagem foi reforçada e foi usada uma bomba de óleo duplo corpo com radiador e reservatório para 7 litros de óleo. 



O resultado final foi excelente, ficou um carro muito veloz e com arrancada muito boa, mesmo com o diferencial longo. 
Apesar de não dispor dos dados referentes às medidas de performance, cito aqui a título de comparação, um teste que fizemos com um Ford Maverick GT V8, do qual o Puma ganhou na velocidade final e ficou praticamente emparelhado no zero a 100 Km/h.


*Potência estimada na medida SAE (bruta), de acordo com outros motores similares desenvolvidos na época.

Fotografias - arquivo de Mauricio C. Lima.
oldraces.blogspot.com


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Encontro Anual do Veteran Bahia



A má vontade e a falta de responsabilidade e bom senso  da atual administração municipal, terminaram por expulsar do Campo Grande um importante evento cultural que é o Encontro Anual de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Bahia e que há mais de onze anos acontecia sempre no mês de Dezembro naquela localidade.
Quem perde ? A população da cidade, os hotéis, bares,restaurantes e comércio local, sem falar nos ambulantes em geral.
O evento vai acontecer em outro local, no estacionamento fechado do Shopping Bela Vista e provavelmente será visto por muito menos pessoas do que seria no Campo Grande, sem contar o que a exposição perde em importância beleza e grandeza por não estar na nossa mais importante praça pública!!
No Brasil inteiro os eventos como esse são valorizados, movimentam a economia e trazem recursos para o município onde acontecem, no entanto aqui na terra do atraso, os responsáveis pela gestão municipal ainda não conseguiram enxergar isso.
É lamentável !!



sábado, 17 de agosto de 2019

A caminho de uma nova vida


De raridades a trapizongas, todos indo para o restauro e para uma nova vida !






















Imagens compartilhadas da Internet, sem indicação de direitos autorais.

oldraces.blogspot.com