GP de Mônaco de 1966
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sábado, 2 de junho de 2018
quinta-feira, 31 de maio de 2018
Relembrando a Equipe Curvello
Carretera Volkswagen 1900cc nº4 da Equipe Irmãos Curvello - Mauricio Castro Lima / Antônio Medeiros Neto, na Prova Duque de Caxias.
Relembrando a Equipe Curvello que atuou nas corridas dos anos 60/70:
A Equipe Curvello tinha como principais patrocinadores a revenda Volkswagen Irmãos Curvello, a distribuidora de combustíveis e lubrificantes SANCA e Veloz HP.
Os pilotos que correram pela Curvello foram Mauricio Castro Lima e Antônio Medeiros Neto.
Nossas lembranças também para André Curvello (box) e Antônio Sacerdote, o Dão (mecânica).
Entre alguns bons resultados, destacamos em especial o primeiro lugar e o quinto lugar nas duas provas Duque de Caxias na semana do exercito em 1970.
A sede da Equipe Curvello era na revenda Volkswagen Irmãos Curvello, na Cidade Baixa.
O Volkswagen 1900cc divisão 4 Força livre, nº4, da Equipe Curvello, era muito leve, tinha só a estrutura da carroceria original em aço, as demais partes eram todas em fibra de vidro, o que o tornava um carro muito veloz.
Mauricio Castro Lima.
Antônio Medeiros Neto.
O Fusca 4 e as taças, em exposição na loja da Irmãos Curvello, em maio de 1970.
Mauricio Castro lima, no retorno do túnel, circuito da Avenida Centenário nas 2 Horas de Salvador, em 1969.
Veja mais sobre a Equipe Curvello clicando nos links abaixo:
Material utilizado: Fotografias, montagens , desenhos esquemáticos e textos do arquivo pessoal de Mauricio Castro lima.
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
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segunda-feira, 28 de maio de 2018
Jim Clark
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO -
Jim Clark e a Lotus 49 em Brands Hatch.
O escocês Jim Clark na nossa opinião, é um dos maiores pilotos da história do automobilismo, um nome que junto com Juan Manuel Fangio, Ayrton Senna e Michael Schumacher, foram respectivamente os melhores de sua época.
Clark era de um tempo onde os pilotos foram mais versáteis e competiam simultaneamente em várias modalidades do esporte a motor, tais como Formula 1, Formula 2, Turismo, Rallyes, Protótipos (corridas de resistência tipo 24 Horas de Le Mans), Indianápolis, etc.., tendo sido o único piloto no mundo que conseguiu vencer o campeonato de Formula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis no mesmo ano, em 1965, tendo com isso se ausentado do GP de Mônaco daquele ano pois foi no mesmo final de semana que as 500 milhas, aliás como é até os dias atuais. Vale lembrar que outros pilotos como Graham Hill, Mario Andretti, Emerson Fittipaldi e Jacques Villeneuve também conseguiram o mesmo feito, mas não no mesmo ano.
Jim Clark na Formula 1 sempre correu pela Lotus e foi no auge de sua carreira, pilotando um carro desta marca, que ele morreu no dia 7 de abril de 1968 no circuito de Hocknheim, em uma prova de Formula 2.
O que sobrou da Lotus F2 após bater violentamente contra as árvores do circuito de Hocknheim.
No ano de seu falecimento os feitos alcançados pelo escocês eram impressionantes, foi por duas vezes campeão mundial, tendo corrido 72 vezes na F1 com 25 vitórias e 33 poles, o que era um recorde absoluto na época, batendo as 24 vitórias e 25 poles de Fangio.
Uma curiosidade na carreira de Clark na F1 foi o azar que o mesmo tinha em Mônaco, tendo abandonado todas as corridas que participou, por falha mecânica, apesar de ter largado na pole em quatro ocasiões, vejam o quadro abaixo:
____________________________________________
Resultados de Jim Clark no GP de Mônaco
________________________________
Ano / Pos.grid / Resultado / nº voltas
1961 / 3º / Abandono, 89 voltas / 100
1962 / 1º /Abd, embreagem, 55v. / 100
1963 / 1º /Abd, cx marchas, 78v. / 100
1964 / 1º / Abd, motor, 96v / 100
1965-- NÃO PARTICIPOU (correu em Indianápolis)
1966 / 1º /Abd, suspensão, 60v. / 100
1967 / 5º /Abd, suspensão, 42v / 100
_________________________________
Maiores Informações sobre a carreira de Jim Clark:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
_________________________________
No nosso ponto de vista, apesar da vasta literatura a seu respeito e de ter sido o melhor piloto do mundo em sua geração, Clark não recebe o devido reconhecimento pela mídia atual, não sendo lembrado na maioria das vezes em que os ditos"entendidos"de automobilismo resolvem listar os melhores do mundo...
Com a Lotus 49 no GP da África do Sul em 1968.
Jim Clark em seus momentos de glória pós vitórias.
O Lotus type 38 e a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 1965, na segunda tentativa.
Fotografias de motorsport.com, fotografias compartilhadas na Internet sem indicação de direitos autorais.

Jim Clark e a Lotus 49 em Brands Hatch.
O escocês Jim Clark na nossa opinião, é um dos maiores pilotos da história do automobilismo, um nome que junto com Juan Manuel Fangio, Ayrton Senna e Michael Schumacher, foram respectivamente os melhores de sua época.
Clark era de um tempo onde os pilotos foram mais versáteis e competiam simultaneamente em várias modalidades do esporte a motor, tais como Formula 1, Formula 2, Turismo, Rallyes, Protótipos (corridas de resistência tipo 24 Horas de Le Mans), Indianápolis, etc.., tendo sido o único piloto no mundo que conseguiu vencer o campeonato de Formula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis no mesmo ano, em 1965, tendo com isso se ausentado do GP de Mônaco daquele ano pois foi no mesmo final de semana que as 500 milhas, aliás como é até os dias atuais. Vale lembrar que outros pilotos como Graham Hill, Mario Andretti, Emerson Fittipaldi e Jacques Villeneuve também conseguiram o mesmo feito, mas não no mesmo ano.
Jim Clark na Formula 1 sempre correu pela Lotus e foi no auge de sua carreira, pilotando um carro desta marca, que ele morreu no dia 7 de abril de 1968 no circuito de Hocknheim, em uma prova de Formula 2.
O que sobrou da Lotus F2 após bater violentamente contra as árvores do circuito de Hocknheim.
No ano de seu falecimento os feitos alcançados pelo escocês eram impressionantes, foi por duas vezes campeão mundial, tendo corrido 72 vezes na F1 com 25 vitórias e 33 poles, o que era um recorde absoluto na época, batendo as 24 vitórias e 25 poles de Fangio.
Uma curiosidade na carreira de Clark na F1 foi o azar que o mesmo tinha em Mônaco, tendo abandonado todas as corridas que participou, por falha mecânica, apesar de ter largado na pole em quatro ocasiões, vejam o quadro abaixo:
____________________________________________
Resultados de Jim Clark no GP de Mônaco
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Ano / Pos.grid / Resultado / nº voltas
1961 / 3º / Abandono, 89 voltas / 100
1962 / 1º /Abd, embreagem, 55v. / 100
1963 / 1º /Abd, cx marchas, 78v. / 100
1964 / 1º / Abd, motor, 96v / 100
1965-- NÃO PARTICIPOU (correu em Indianápolis)
1966 / 1º /Abd, suspensão, 60v. / 100
1967 / 5º /Abd, suspensão, 42v / 100
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Maiores Informações sobre a carreira de Jim Clark:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
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No nosso ponto de vista, apesar da vasta literatura a seu respeito e de ter sido o melhor piloto do mundo em sua geração, Clark não recebe o devido reconhecimento pela mídia atual, não sendo lembrado na maioria das vezes em que os ditos"entendidos"de automobilismo resolvem listar os melhores do mundo...
Jim Clark em seus momentos de glória pós vitórias.
Descontração nos boxes e curiosidade dos fotógrafos.
O Lotus type 38 e a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 1965, na segunda tentativa.
Em
1968 a Lotus tinha novo carro, novo patrocinador, novas cores e a
promessa do melhor ano para Clark, mas infelizmente o destino não
quis...
Fotografias de motorsport.com, fotografias compartilhadas na Internet sem indicação de direitos autorais.
Marcadores:
500 milhas Indianápolis,
Formula 1 anos 60,
Jim Clark,
Lotus,
Lotus 49
sábado, 26 de maio de 2018
Monaco Grand Prix 1962
O Grande Premio de Mônaco de 1962 foi realizado em 3 de Junho, com vitória de Bruce McLaren.
O vencedor Bruce McLaren e a Cooper Climax nº14.
Phil Hill foi o segundo colocado com a Ferrari nº 36.
Lourenzo Bandini foi o terceiro colocado com a Ferrari nº 38.
Jim Clark e sua Lotus Climax nº 18, foi o pole position e abandonou na volta 55 por defeito mecânico.
Jack Brabham com a Lotus Climax nº22, abandonou a corrida na volta 77, após sofrer um acidente.
O vencedor Bruce McLaren e a Cooper Climax nº14.
Jim Clark e sua Lotus Climax nº 18, foi o pole position e abandonou na volta 55 por defeito mecânico.
Jack Brabham com a Lotus Climax nº22, abandonou a corrida na volta 77, após sofrer um acidente.
Classificação
Pos | Nº | Piloto | Equipa | Voltas | Tempo | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 14 | Bruce McLaren | Cooper-Climax | 100 | 46:30.3 | 3 | 9 |
2 | 36 | Phil Hill | Ferrari | 100 | 1.3 | 9 | 6 |
3 | 38 | Lorenzo Bandini | Ferrari | 100 | + 1:24.1 | 10 | 4 |
4 | 28 | John Surtees | Lola-Climax | 99 | + 1 Volta | 11 | 3 |
5 | 2 | Jo Bonnier | Porsche | 93 | + 7 Voltas | 18 | 2 |
6 | 10 | Graham Hill | BRM | 92 | Motor | 2 | 1 |
7 | 40 | Willy Mairesse | Ferrari | 90 | Oil Pressure | 4 | |
8 | 22 | Jack Brabham | Lotus-Climax | 77 | Acidente | 6 | |
Ret | 34 | Innes Ireland | Lotus-Climax | 64 | B. Combustível | 8 | |
Ret | 18 | Jim Clark | Lotus-Climax | 55 | Clutch | 1 | |
Ret | 26 | Roy Salvadori | Lola-Climax | 44 | Suspensão | 12 | |
Ret | 16 | Tony Maggs | Cooper-Climax | 43 | Caixa de Vel. | 19 | |
Ret | 20 | Trevor Taylor | Lotus-Climax | 24 | Fuga de óleo | 17 | |
Ret | 4 | Dan Gurney | Porsche | 0 | Acidente | 5 | |
Ret | 30 | Maurice Trintignant | Lotus-Climax | 0 | Acidente | 7 | |
Ret | 8 | Richie Ginther | BRM | 0 | Acidente | 14 | |
DNQ | 46 | Jo Siffert | Lotus-Climax | ||||
DNQ | 24 | Jackie Lewis | BRM | ||||
DNQ | 32 | Masten Gregory | Lotus-BRM | ||||
DNQ | 44 | Carel Godin de Beaufort | Porsche | ||||
DNQ | 42 | Nino Vaccarella | Lotus-Climax |
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Museo Ferrari
Fotografias atualizadas do Museo Ferrari em Maranello, um espetáculo de cores e máquinas maravilhosas!
Fotografias do Museo Ferrari e de Luis Henrique Coni de Castro Lima.
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