Translate

quarta-feira, 17 de maio de 2017

História do automobilismo baiano - links atualizados - 2017


HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -




HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAIANO - Links atualizados em 10/05/2017

Caros leitores do Blog Old Races, 

Para facilitar a visualização das matérias já postadas sobre a história do automobilismo da Bahia, reunimos aqui neste post, todos os links de acesso às referidas publicações.

Notem que as dividimos em seis grupos distintos para facilitar as buscas:


1- As corridas no Farol da Barra
2- Os protótipos - (Elva uma história quase esquecida)
3- O inicio do kart na Bahia
4- As corridas na Avenida do Centenário
5- As equipes baianas
6- Outras matérias relacionadas


Obrigado e uma boa leitura para todos!



  
1- AS CORRIDAS NO FAROL DA BARRA:

PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-bahiano-as-corridas-no.html

PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/automobilismo-baiano-as-corridas-no.html
___________________________________________________________________


2- OS PROTÓTIPOS - (ELVA - UMA HISTÓRIA QUASE ESQUECIDA);

PARTE 1
 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html

 PARTE 2
 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/07/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte_15.html

PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html 

PROTÓTIPOS
 http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/historia-do-automobilismo-baiano-os.html
_______________________________________________________________

 
 3- O INICIO DO KART NA BAHIA:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/o-inicio-do-kart-na-bahia.html

_______________________________________________________________


4- AS CORRIDAS NA AVENIDA DO CENTENÁRIO:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/de-volta-para-o-passado-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/cronica-de-uma-epoca_17.html

 http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/posto-do-cristo-1968.html

_______________________________________________________________________ 

 

A SÉRIE - A PISTA DA CENTENÁRIO;

PARTE 1
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/automobilismo-bahiano-pista-da-avenida.html
PARTE 2
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html
PARTE 3
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_11.html
PARTE 4
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_14.html
PARTE 5
http://oldraces.blogspot.com.br/2013/09/automobilismo-baiano-pista-da-avenida_26.html
PARTE 6
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/02/automobilismo-baiano-pista-da-avenida.html

______________________________________________________________

 

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/centenario-44-anos.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/os-acidentes-da-centenario.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/acidentes-da-centenario-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/11/camurujipe-1969-pista-de-testes.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/06/i-circuito-da-centenario-formula-v.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/02/ll-circuito-da-centenario-trofeu.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/08/500-km-da-bahia-1968.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/prova-prefeito-antonio-carlos-magalhaes.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/08/prova-paulo-lanat-1969.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/acidente-na-centenario-toncar.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/01/os-numeros-dos-pumas-da-af.html

 http://oldraces.blogspot.com.br/2015/05/a-historia-de-um-fusca-pe-de-boi.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/11/chico-landi-e-garagem-dos-bmw.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/vem-ai.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/recordando-uma-epoca-marcante-eduardo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/ii-500-km-da-bahia-agosto-de-1969-i.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/corridas-na-centenario-curva-do-calabar.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/ii-500-km-da-bahia-parte-2.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/01/iv-circuito-da-centenario-1969.html___

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/02/automobilismo-baiano-retrospectiva-1968.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/02/2-horas-de-salvador.html

 https://oldraces.blogspot.com.br/2017/04/historia-do-automobilismo-baiano-1970.html
_____________________________________________________________

5- AS EQUIPES BAIANAS:

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipes-baianas-irmaos-curvello.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2013/10/equipe-curvello-parte-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/09/equipes-baianas-escuderia-af-parte-3.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/11/equipes-baianas-equipe-racio.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/04/equipes-baianas-cravobauer.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/04/equipes-baianas-equipe-cobape-parte-1.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/puma-espartano-homenagem-ao-campeao.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/foto-do-mes-junho-2016.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/09/equipes-baianas-rm-retificadora-moderna.html

_________________________________________________________________
 
 6- OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS:

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/autodromo-na-bahia-uma-enrrolacao-de-41.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/01/emilio-zambello.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/07/o-antigo-mobilismo-esportivo-na-bahia.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/10/a-cruz-do-padre.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/12/jose-luis-bastos.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/lulu-geladeira-nos-deixou.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/06/corrigindo-uma-injustica.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/foto-do-mes-agosto-2015_19.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/09/um-papo-sobre-automobilismo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/reencontro-de-velhos-parceiros.html

http://oldraces.blogspot.com.br/2015/10/bau-de-adriano-fernandes.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2015/12/recordando-uma-epoca-marcante-eduardo.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/01/encontro-da-velha-guarda-do.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/03/o-meu-primeiro-rallye.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/ontem-e-hoje.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/lulu-geladeira-um-ano.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/07/foto-do-mes-julho-2016.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/10/encontro-dos-pilotos-veteranos-da-bahia.html

https://oldraces.blogspot.com.br/2017/05/foto-do-mes-maio-2017.html


Links para acesso a: oldraces.blogspot.com

 oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.co

terça-feira, 16 de maio de 2017

A distribuidora de combustíveis SANCA

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -


                         Logomarca SANCA

A Sociedade Anônima Nacional de Combustíveis e Acessórios - SANCA, era uma empresa baiana distribuidora de combustíveis cujo capital era 100% brasileiro. Foi fundada no ano de 1959, pelo advogado e empresário baiano Alberto de Castro Lima, tendo atuado em todo o Estado da Bahia e em alguns estados das Regiões Leste, Nordeste e Centro Oeste (na divisão geográfica da época).


Alberto de Castro Lima (à direita), foi o fundador da SANCA, no final dos anos 50.

Alberto de Castro Lima com o governador Juracy Magalhães e demais autoridades em inaugurações da Refinaria de Mataripe.

Inauguração de um dos primeiros postos de combustíveis SANCA no Estado da Bahia.
Propaganda dos combustíveis e lubrificantes SANCA. o mascote adotado pela companhia era um papagaio, um símbolo da fauna brasileira.
Posto SANCA na cidade de Jequié, no Estado da Bahia.


A SANCA de 1967 a 1971, teve uma participação constante no automobilismo da Bahia, por meio do patrocínio e apoio dado ao piloto Mauricio Castro Lima primeiramente em provas de rallye, depois como piloto independente e  posteriormente patrocinando a Equipe Curvello.


Prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães no circuito da Avenida do Centenário em 1969
Prova TV Aratú em 1969.


A SANCA era a principal patrocinadora da Equipe Curvello nas corridas automobilísticas dos anos 60/70.

Prova Duque de Caxias no circuito da Avenida Centenário, em 1970.


Fotografias do acervo de Mauricio Castro Lima , fotografia de Sylvio Netto Lorenzi - nossocatalão

sábado, 13 de maio de 2017

A primeira corrida de automóveis



Aproveitando que amanhã é o dia das mães, faremos aqui uma matéria sobre a primeira corrida de automóveis do mundo que oficialmente se tem algum registro, ou seja, uma corrida que poderia se intitular de "a mãe de todas as corridas".

Quem pesquisar por ai vai descobrir que costumam afirmar ser a corrida Paris-Rouen, que foi realizada em 22 de julho de 1894, a primeira corrida de automóveis do mundo, outros dizem que foi a Paris-Versailles, acontecida alguns anos antes em 28 de abril de 1887. 
_________________________________________________________________________
 

De 1863 até 1944, Le Petit Journal foi uma publicação de muito sucesso na França. No final do século 19, o jornal tinha alta popularidade e circulação na casa do milhão de exemplares. Uma maneira de alavancar as vendas era criar e organizar eventos, principalmente esportivos.


A edição de 19 de dezembro de 1893 trazia anúncio para a “Competição para Carruagens Sem Cavalos do Le Petit Journal”. O jornal negava veementemente que se tratava de uma corrida e existe, até hoje, controvérsias sobre se a Paris-Rouen é a primeira prova de automóveis da História.
Controvérsias à parte, o fato é que às 8h da manhã do dia 22 de julho de 1894, 21 carros largaram do Porte Maillot, em Paris, com direção a Rouen. Antes, do dia 19 até o dia 21, houve testes classificatórios e também exibição de automóveis, em 18 de julho.
Depois de 6 horas e 48 minutos, Jules-Albert, o Comte de Dion, cruzou a linha de chegada em primeiro, três minutos e meio à frente de Albert Lemaître e quase 17 em vantagem sobre Auguste Doriot. Somente outros 14 carros completaram o circuito de 127 km entre as cidades


Na carona da Paris-Rouen, outras provas entre cidades surgiram, como a Paris-Bordeaux-Paris, em 11 de junho de 1895, considerada por muitos como a verdadeira primeira corrida da História.


Fontes:
– Wikipedia
history.com


_____________________________________________________________________________

Realmente estas corridas citadas acima, são provavelmente as primeiras corridas de automóveis com motor a explosão que se tem notícia, porém antes do automóvel a combustão interna ser inventado os veículos que existiam eram movidos a vapor (ou elétricos), sendo derivados da invenção do francês Jacques Cugnot de 1770.

Tendo evoluído ao longo de quase um século, estes auto móveis a vapor, chegaram a ser produzidos em grande quantidade na América do Norte e principalmente na Escócia pela Thomson Road Steamers.


A primeira corrida da história que se tem registros, com os veículos movidos a vapor, foi realizada nos Estados Unidos da América do Norte em Wisconsin, no ano de 1878.


Registro de um jornal local de 1921, guardado pelo Wisconsin Historical Society, relata como foi organizada a corrida de 320 Km, de Green Bay até Madison em 16 de julho de 1878.

Por ter sido uma corrida informal, onde somente dois participantes chegaram ao final e com veículos movidos a vapor, incluindo a utilização constante de lenha para mantê-los em funcionamento, acabou não sendo aceita por muitos historiadores como a primeira competição automobilística do mundo.
Porém pelo nosso ponto de vista, em razão de que contra fatos provados não há argumento, consideramos que a primeira corrida de automóveis do mundo foi a de Wisconsin, realizada em 16 de julho de 1878.

Material utilizado: fotos alamy stock photo, Wikipédia, fotografias retiradas de pesquisas na Internat sem indicação de direitos autorais.