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terça-feira, 9 de agosto de 2016

GP Cidade de São Paulo - 1936




Marcada por uma tragédia de várias mortes, devido á imprudência de um espectador que atravessou a pista, causando um acidente que envolveu a piloto francesa Hellé Nice e o piloto brasileiro Manuel de Teffé, o GP Cidade de São Paulo foi realizado em 12 de julho de 1936 sendo vencido pelo "as" italiano Carlo Pintacuda.








Leia matéria da Veja SP
http://www.saopauloantiga.com.br/em-1936-o-primeiro-grande-premio-cidade-de-sao-paulo/

Clique no link abaixo para ver a matéria do Estadão:
http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,em-1936-um-gp-pelas-nobres-ruas-dos-jardins,7341,0.htm

domingo, 7 de agosto de 2016

Gincana dos Maristas - 1967


Corrida no circuito do Farol da Barra em 1961.
Nos registros históricos de uma época em que as coisas em geral eram mais simples e fáceis de serem realizadas, que foram as décadas de 50/60, tivemos o nascimento do automobilismo em nossa cidade, primeiro com a realização das corridas no circuito do Farol da Barra, com o surgimento do Kart que foi trazido pelo piloto Paulo Lanat, com a realização de uma prova de arrancada na Cidade Baixa que infelizmente terminou em uma tragédia, que foi a morte do piloto Fernando Scafa, com a realização dos primeiros Rallyes da Bahia e finalmente com a realização das corridas de automóveis no circuito da Avenida Centenário.

Corrida no circuito da Avenida do Centenário em 1968.

No bojo destes acontecimentos, alguns pequenos eventos automobilísticos foram surgindo numa cidade que despertara para o automóvel e para o esporte a motor.
Alguns destes eventos eram clandestinos, como é o caso dos famosos "pegas" do Farol da Barra e que revelaram bons pilotos que infelizmente nunca chegaram a participar de corridas oficiais, os PINTACUDAS da turma do Farol (que ainda se reúnem até os dias atuais) e outros não clandestinos que eram as gincanas automobilísticas realizadas dentro de alguns colégios, a exemplo dos Maristas e Antônio Vieira.
As gincanas do Colégio Maristas e do Antônio Vieira, eram provas exclusivamente de habilidades que envolviam apenas o piloto e o co piloto do veículo, diferentemente das Gincanas da Primavera que foram realizadas posteriormente na cidade, na década de 70  envolvendo grande parte da população e que consistiam na realização de tarefas pelos membros das numerosas equipes participantes.
 
Volkswagen nº 69 Mauricio Castro Lima e José Alfredo - vencedor da segunda gincana em 1967

Volkswagen nº 11 - Isnaldo Silva (Arara) e Paulo Motta


Área onde eram realizadas as provas de habilidade, ganhava a dupla que conseguisse realizar todas as tarefas em menos tempo.

A galera torcendo e rindo com as brincadeiras, antes de iniciada a gincana.
O carro nº 69 realizando as tarefas da prova.


oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Porsche 956s na estrada



 Numa cena difícil de se ver no automobilismo moderno, os carros da Equipe  Rothmans Porsche, após desembarcarem no aeroporto foram rodando pelas ruas e estradas australianas até o circuito onde se realizaria a prova.

A fotografia e informações do texto abaixo, foram compartilhados da página CARRO, publicada no Facebook

WSC 1984
1000 Km de Sandown (Austrália)
Os 956s da Rothmans Porsche indo do aeroporto para o circuito de uma maneira não muito convencional.



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

FOTO DO MÊS - agosto 2016





 Porsche - Targa Florio 1968

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sábado, 30 de julho de 2016

Propaganda SIMCA - COFAP





Pelo vídeo abaixo e pela propaganda veiculada nas revistas especializadas da época, acompanhe a parceria entre a Cofap - Thompson e a Simca do Brasil:

 
Vídeo propaganda dos amortecedores COFAP, com a participação de quatro automóveis Simca Chambord Tufão.





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sábado, 23 de julho de 2016

As cegonhas e suas preciosas cargas!


Já postamos aqui anteriormente uma matéria sobre as cegonhas que carregavam os bólidos de competição dos anos 60/70,  como os Karmann Ghia Porsche da Equipe Dacon e os Elgar GT da Equipe Brasal de Brasília.


CEGONHAS DE COMPETIÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO:
 https://oldraces.blogspot.com.br/2014/11/cegonhas-de-competicao.html

Hoje vamos tratar das cegonhas que levavam cargas preciosas para o automobilismo, como esta primeira abaixo, carregada de Mustangs Shelby Cobra. 
Temos também cegonhas carregando charretes e lambretas, além de uma que foi abandonada com toda a sua carga e virou ferro velho!
Pumas indo embarcar para a Suiça!

Saindo da Shelby American Inc, carregada de Mustangs Shelby Cobra 350 GT

Cegonha carregando os AC Shelby Cobra  

Cegonha com uma carga de Renaults 

Cegonha carregando alguns Porsche de competição

Esqueceram esta no meio do mato com toda a carga!?

Cegonha carregando os carros de show dos Helldrivers, em Toronto - Canada - em 1968.

 Cegonha carregada de Vemagetes DKW em 1958.

Primeiro carregamento com Fiat 147 brasileiro.

 Cegonha de corridas - FERRARI.

Cegonha da Alfa Romeo, carregando os bólidos dos anos 50.

 Cegonha carregando Lambretas.

  Entregando uma carga de veículos Willys Overland, em uma revenda nos anos 60.

 Cegonha carregando charretes.

Cegonha carregando vários Ford Thundebird.

 Os primeiros Voyage ganhando o Brasil !

Uma carga de Pumas ?

Cegonhas mais modernas, de colecionadores provavelmente, carregando Simcas Chambord e a de baixo carregando Jipes militares.


 Carros Ford.

Cegonha Alfa Romeo.

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sábado, 16 de julho de 2016

Bentley nas 24 Horas De Le Mans

No ano de 2003 a Bentley voltou a vencer nas 24 Horas de Le Mans após 73 anos, repetindo o feito do início do século passado quando venceu em 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930.
A vitória de 2003 foi precedida de duas tentativas relativamente bem sucedidas, neste seu  retorno ao famoso circuito francês, com um terceiro lugar em 2001 e um quarto lugar em 2002.
Em 2003 a Bentley foi perfeita, dominando a corrida completamente e emplacando uma dobradinha histórica.



 O Bentley Speed 8 vencedor da prova de 2003, foi pilotado por Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Guy Smith.

O Bentley Speed 8  4,0 litros V8 Turbo

O Bentley Speed 8 segundo colocado em 2003, foi pilotado por Mark Blundell, David Brabham e Johnny Herbert.


 A dobradinha campeã.

 Pit stop do nº 8 


AS VITÓRIAS DA BENTLEY EM LE MANS: 

1924 – John Duff / Frank Clement – (Bentley Sport 3.0)


1927 – John Benjafield / Sammy Davis – (Bentley Sport 3.0)
1928 – Woolf Barnato / Bernard Rubin – (Bentley Sport 4.4)
1929 – Woolf Barnato / Tim Birkin – (Bentley Speed Six 6.6)
1930 – Woolf Barnato / Glen Kidston – (Bentley Speed Six 6.6)


 2003 – Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Guy Smith – (Bentley Speed 8)

O vencedor de 1930 


Propaganda Bentley de 1929


O vencedor de 1929