Translate
terça-feira, 4 de março de 2014
Ayrton Senna homenageado no Carnaval do Rio
A Escola de Samba Unidos da Tijuca emocionou a Sapucaí com a belíssima homenagem que fez ao tricampeão mundial de Formula 1, Ayrton Senna.
Senna que morreu num acidente no circuito de Imola na Itália onde era disputado o GP de San Marino de 1994, foi homenageado pela escola que contou a historia da velocidade no seu enredo.
Clique no link abaixo para ler a matéria do Globo Esporte.com
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2014/03/acelera-tijuca-unidos-emociona-sapucai-ao-homenagear-ayrton-senna.html
Fotografias compartilhadas do Estadão via Face Book, Texto Old Races , link de acesso para Globo Esporte.com
Marcadores:
Ayrton Senna,
Carnaval 2014,
formula 1,
Mc Laren
sábado, 1 de março de 2014
Um dia em Maranello
Ferrari e Lotus sempre foram minhas equipes prediletas da Formula 1, hoje em dia já nem tanto, mas até o final dos anos 90 ir ao território da Ferrari em Maranello/ Fiorano/ Modena, era para mim como pisar em solo sagrado!
Das minhas visitas à fábrica e instalações da Ferrari, a de 1994 teve um especial significado em minhas lembranças, pois tem uma relação direta com os trágicos acontecimentos de 1º de maio de 1994 que vitimaram o nosso grande piloto Ayrton Senna.
Eu explico, é que na quarta feira dia 27 de abril de 1994, ou seja, quatro dias antes eu estava na pista de Fiorano assistindo aos últimos testes e embarque das Ferrari que foram para Imola disputar o fatídico Grande Premio de San Marino.
O engraçado e curioso disto tudo é que apesar da minha paixão por corridas e estando tão perto, não assisti ao GP , cheguei até a pensar em ir mas devido à grande dificuldade para conseguir ingressos (éramos quatro, e os italianos esgotam tudo quase um ano antes) terminei desistindo. É óbvio que se pudesse prever os acontecimentos futuros, teria tentado assistir à corrida de qualquer maneira!
Gerhard Berger (Ferrari 28) testando
Nicola Larini (Ferrari 27) testando
Pista de Fiorano
Após uma noite bem dormida em uma pequena pousada perto de Castel Maggiore nos arredores de Bologna, chegamos em Maranello por volta das nove horas. fizemos uma breve turnê pela fábrica e nos dirigimos para a loja Warm Up de souvenirs da Ferrari, quando fomos surpreendidos com o ronco inconfundível de um carro de Formula 1 que estava rodando em Fiorano (que é bem pertinho). Não precisa dizer que abandonamos tudo na loja e fomos para a pista de onde só saímos ao final dos testes lá pela hora do almoço.
No turno da tarde retornamos à loja, em seguida visitamos a Galeria e Museu Ferrari , completando o concorrido dia com um tour completo pelos principais pontos da cidade, incluindo entre outros, o Restaurante Cavallino e o monumento a Gilles Vileneuve.
Duas F-40 , uma de rua e outra preparada para as pistas.
Ferrari que foi pilotada por Fangio na década de 50
Galeria dos motores
Mauricio de Castro Lima
Material utilizado: Texto e fotografias de Mauricio C. Lima, fotografia de F1 Photo.com, fotografia retirada em pesquisa na Internet sem indicação de direito autoral.
Marcadores:
Fabrica da Ferrari,
Ferrari,
Ferrari Formula 1,
Fiorano,
Galeria Ferrari,
GP de San Marino 1994,
Imola,
Maranello,
Mauricio Castro Lima,
visita a Maranello
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Ainda Carnaval ! - Corso Carnavalesco em 2014 (?)
Transcrevemos abaixo o email recebido do amigo Carlos Seixas sobre a filmagem feita para o programa AUTO ESPORTE da Globo.com
_________________________________________________________________________________
![]() |
"A GENTE VAI SE VER NO SITE DO AUTO ESPORTE": Veteran Bahia,
Mascarados de Maragogipe e Super Esportivos na matéria especial sobre
Corsos Carnavalescos.
Nas vésperas do Carnaval, um resumo do encontro de culturas - antigomobilismo e carnaval dos mascarados - na paradisíaca Ponta de Humaitá. Teremos outras postagens sobre o tema, pois aquele dia inesquecível valeu mais de 200 fotos. Confiram o resumo: http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2014/02/carnaval-2014-com-ares-de-seculo-xx.html
|
IMPERDÍVEL !!!
Confiram a matéria no Blog PIT STOP BAHIA, clicando no link abaixo:
http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2014/02/carnaval-2014-com-ares-de-seculo-xx.html
Abaixo o link para a matéria completa da Globo.com Autoesporte
http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/autoesporte-mostra-carroes-que-fazem-sucesso-no-carnaval-dos-mascarados-de-maragogipe-ba/3182768/ |
CARNAVAL - A evolução do trio elétrico
Do pequeno Ford 1929 que deu origem ao trio elétrico no carnaval de 1950, até os monstruosos trios elétricos dos dias de hoje, já se vão 64 anos de muita alegria e evolução!
Evolução na aparelhagem de som, nos equipamentos e instrumentos, nas musicas, nas bandas, no estilo da própria festa , nas ruas e avenidas, no visual, nas fantasias e principalmente é claro nos próprios veículos que foram mudando de formato, aumentando e ficando cada vez mais luxuosos e sofisticados tecnologicamente.
O Ford 1929 (chamado carinhosamente de FOBICA) que foi às ruas pela primeira vez no domingo de carnaval de 1950
Depois do carnaval de 50 com o pequeno Ford, o trio elétrico evoluiu nos anos seguintes para uma camionete e depois para pequenos caminhões como o da foto.
O trio Elétrico SABOROSA com a banda Dodô & Osmar tinha a forma de uma garrafa da cachaça Saborosa.
Osmar (à esquerda) e Dodô, os criadores do trio elétrico.

A
CAETANAVE de Orlando Tapajós, feita para homenagear Caetano Veloso que
voltara do exílio em Londres foi uma enorme evolução na história do trio
elétrico, tinha a forma de uma nave espacial.
Elevadores laterais para ficar mais perto do povo, foi mais uma das invenções de Osmar Macedo.
Trio Espacial desenhado por Osmar em1987, foi um marco na história do Trio Elétrico.
O Trio Espacial dos anos 80/90, era um Mercedes Benz 1111 com tração e marcha especial reduzida, construido especialmente para trio elétrico. A carroceria tinha uma ponte e escadaria rolante com sistema hidráulico que girava e subia vários metros além do ponto mais alto, com a banda tocando em cima!
No final dos anos 90 começou a era das carretas e os trios começaram a crescer cada vez mais, ganharam camarins, banheiros sofisticadas, bar e local exclusivo para convidados.
O Trio Espacial dos anos 80/90, era um Mercedes Benz 1111 com tração e marcha especial reduzida, construido especialmente para trio elétrico. A carroceria tinha uma ponte e escadaria rolante com sistema hidráulico que girava e subia vários metros além do ponto mais alto, com a banda tocando em cima!
No final dos anos 90 começou a era das carretas e os trios começaram a crescer cada vez mais, ganharam camarins, banheiros sofisticadas, bar e local exclusivo para convidados.
O FOBICÃO , a última evolução do Trio Armandinho, Dodô & Osmar, é um monstro de mais de 70 toneladas, 23 metros de comprimento, 3,20 metros de largura com um gerador que daria para iluminar uma cidade de mais de 50.000 habitantes e cuja carroceria tem a forma estilizada da velha fobica Ford.
Para puxar tanto peso, bom mesmo é o cavalo mecânico importado e especialmente projetado para cargas especiais ou então o Scania ou Volvo nacionais com marcha de tração super reduzida (5km/h). No ano de 2011, o cavalo mecânico comum não aguentou o tranco e quebrou em plena avenida Oceânica , tendo que ser rebocado por outro, numa operação complicada que atrasou o desfile por mais de 3 horas!
O primeiro trio elétrico, ainda bem preservado e exposto no Museu do Carnaval na Lagoa do Abaeté em Salvador Bahia.
Para puxar tanto peso, bom mesmo é o cavalo mecânico importado e especialmente projetado para cargas especiais ou então o Scania ou Volvo nacionais com marcha de tração super reduzida (5km/h). No ano de 2011, o cavalo mecânico comum não aguentou o tranco e quebrou em plena avenida Oceânica , tendo que ser rebocado por outro, numa operação complicada que atrasou o desfile por mais de 3 horas!
O primeiro trio elétrico, ainda bem preservado e exposto no Museu do Carnaval na Lagoa do Abaeté em Salvador Bahia.
Os irmãos Macedo, deram continuidade à criação do pai Osmar Macedo.
Material utilizado:Fotografias da família Macedo, fotografias retiradas em pesquisa na Internet sem indicação de direitos autorais, fotografias de Mauricio C. Lima, texto produzido pelo autor.
COMENTÁRIOS Facebook :
Curtir · · Promover · Compartilhar
COMENTÁRIOS Facebook :
Curtir · · Promover · Compartilhar
- Oswaldo Reis, Marcelo Vaz, Alexandre Castro Lima e outras 3 pessoas curtiram isso.
- Luciano Cerqueira Reis Epoca boa, em que todos podiam brincar atrás do trio elétrico, com somente uma mortalha de bloco que lavava dia noite e usava de novo no dia seguinte, comia agua e se precisasse dormir na grama pra recuperar forças podia ficar tranquilo que não levavam sua carteira ou relógio, curtia todas e beijava muuuuuito...
Marcadores:
Caetano Veloso,
carnaval,
carnaval da Bahia,
fobica,
Orlando Tapajós,
Osmar Macedo,
trio elétrico,
trio elétrico Armandinho Dodo e Osmar.Ford 1927
Assinar:
Postagens (Atom)